Qual a origem dos documentos?

Perguntado por: Vicente Manuel Assunção  |  Última atualização: 11. Juli 2024
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Os princípios arquivísticos A história da teoria dos arquivos começa em 1841, meio século após a criação dos Archives Nationales de Paris (Schellenberg, 1973, p. 4), com a publicação de algumas instruções aos arquivistas, onde aparece pela primeira vez o respect des fonds.

O que é origem no documento?

Informação do documento origem: onde foi emitido pela primeira vez.

Como surgiu a documentação?

O registro de documentos tem origem com a própria invenção da escrita. Na Pré-História, a formalização de negociações – incluindo casamentos e divisões de heranças – era feita com uma festa que celebrava o “contrato”.

Quanto à sua origem Os documentos podem ser divididos em?

Quanto à sua origem os documentos podem ser divididos em públicos e privados: Públicos: são emitidos e/ou recebidos por um órgão governamental na gestão de suas atividades ou mediante procuração de autoridade pública. Por exemplo, escritura pública de compra e venda emitida por um notário.

Qual a origem da gestão de documentos?

O conceito de gestão documental surgiu na década de 40 quando EUA e Canadá começaram a sentir a necessidade de lidar com grandes massas de Page 8 8 documentos da administração pública e visando a racionalidade, começaram a intervir no ciclo de produção, utilização, conservação e destinação de documentos.

A Origem dos documentos - Com Akel - Filosofia Ex

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Quais são as 3 fases dos documentos?

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Quais são as etapas dos documentos?

Porém, para administrar os documentos que serão arquivados, é necessário organizá-los previamente:
  • 1ª Etapa: Inspeção.
  • 2ª Etapa: Análise.
  • 3ª Etapa: Ordenação.
  • 4ª Etapa: Arquivamento.

Quais os 4 tipos de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Quais são os 3 tipos de natureza dos documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Quais são as classificações de documentos?

Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

Quando foi criado o primeiro documento?

Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás. Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.

Qual foi o primeiro documento?

Na Antiguidade, acreditava-se que a escrita vinha dos deuses. Os gregos pensavam tê-la recebido de Prometeus. Os egípcios, de Tot, o deus do conhecimento.

Qual é o propósito da documentação?

Documentação é o conjunto de todos documentos, que são todas as fontes contendo informações que ajudem a tomar decisões, comuniquem decisões tomadas, registrem assuntos de interesse da organização ou do indivíduo.

Quais são as regras de origem?

O que são regras de origem? As regras de origem são disposições que deverão ser cumpridas para se determinar o país de origem de uma mercadoria. O país de origem será aquele em que a mercadoria foi obtida, produzida ou elaborada segundo as regras de origem estabelecidas.

O que é o documento de origem na identidade?

Documento de origem (Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)

O que é considerado um documento original?

- Documento original: documento original recebido pelo agente público e aferido por ele, independentemente se produzido em outro sistema eletrônico (assinado com certificado digital) ou fisicamente (em papel com assinatura). Qual é a diferença entre dar fé pública para cópia simples e para documento original?

O que é a definição de documento?

Genericamente documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

Quantos tipos de documentos existe?

Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.

Quais são os gêneros documentais?

São exemplos de gêneros documentais: textual, cartográfico, audiovisual (iconográfico, filmográfico, sonoro) e micrográfico.

Quais as duas classificações de um documento?

Espécie: trata mais especificamente da natureza das informações contidas no documento. Exemplos: declaração, relatório e ata. Tipo: diz respeito à atividade que gerou determinada espécie de documento.

Quais são os elementos característicos dos documentos?

Componentes do Documento Arquivístico
  • Conteúdo.
  • Suporte.
  • Contexto.
  • Forma (estrutura)
  • Ação (dispositivo)
  • Pessoas (agentes)
  • Relação orgânica.

Quais são os elementos de um documento?

Em todo documento devem ser consideradas três ordens de elementos: os elementos materiais (substância, forma e acabamento), os elementos gráficos (textos, imagens reais ou convencionais, notações), os elementos intelectuais.

Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  • Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  • Método alfabético. ...
  • Método numérico. ...
  • Método eletrônico. ...
  • Método geográfico. ...
  • Arquivo morto. ...
  • Microfilmagem. ...
  • Nuvem.

Quais são os 04 instrumentos da gestão de documentos?

Encontramos os termos: “plano de destinação”, “tabela de temporalidade”, “tabela de temporalidade de documentos”, “tabela de temporalidade e destinação de documentos” e “tabela básica de temporalidade e destinação de documentos como produto de avaliação”.

Qual é o princípio básico da gestão de documentos?

O princípio básico na Gestão de Documentos é o Princípio da Proveniência – que também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos -, que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações, ou seja, evitar o desmembramento da documentação que trata de determinado assunto (Exemplo ...

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