O que foi a Constituição de 1937?

Perguntado por: Iara Branco Guerreiro  |  Última atualização: 28. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

A Constituição Brasileira de 1937, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, mesmo dia em que implanta o período do Estado Novo, é a quarta Constituição do Brasil e a terceira da república, de conteúdo pretensamente democrático.

Qual foi a Constituição de 1937?

A Constituição de 1937, que recebeu o apelido de “Polaca” por ter sido inspirada no modelo semifascista polonês, era extremamente centralizadora e concedia ao governo poderes praticamente ilimitados.

O que aconteceu em 1937 no Brasil?

Getúlio, em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, instituiu, então, o Estado Novo, em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o Estado Novo tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país".

Qual foi a importância da Constituição de 1937 para os trabalhadores?

A função a ela atribuída era de resolver os conflitos entre empregadores e empregados. Inicialmente integrada ao Poder Executivo, foi transferida para o Poder Judiciário, o que suscitou acirrados debates entre parlamentares da época, sobretudo no que diz respeito ao seu poder normativo.

Qual é a Constituição do voto de 1937?

Nessa constituição foi extinto o poder Moderador, o voto foi declarado universal (embora não incluísse as mulheres e os analfabetos, por exemplo) e o Estado foi considerado laico.

4ª Constituição Brasileira – 1937: Resumo completo - História Contada

31 questões relacionadas encontradas

Quais foram os principais pontos da Constituição de 1937?

Dentre as principais características constantes nos 187 artigos da Constituição de 1937 estão a centralização do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário na pessoa do Presidente, a separação era apenas formal; o trabalhador não poderia fazer greve; os direitos e garantias individuais foram limitados.

O que marcou o fim da Era Vargas?

A luta contra as ditaduras na Europa durante a II Guerra Mundial criou uma contradição interna no Brasil. Era necessário acabar com a ditadura de Vargas. A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim no que os historiadores chamam de Era Vargas.

Qual a Constituição considerada a mais democrática do Brasil?

“Sem dúvida, a Constituição de 1988 é o texto mais democrático e avançado que já tivemos, tanto do ponto de vista da organização dos poderes quanto dos direitos e garantias individuais e sociais”, diz o desembargador aposentado Edgard Penna Amorim, mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas ...

O que mudou da Constituição de 1937 para a de 1946?

A Constituição de 1937, a quarta Constituição republicana e que vigorou de 1937 a 1946, ratificaria as característica centralizadoras, autoritárias e corporativistas do regime estadonovista, seguindo os moldes totalitários da Itália de Mussolini, da Alemanha de Hitler, de Portugal de Salazar, da Espanha de Franco e, ...

Quem tirou Vargas do poder?

No entanto, para evitar derramamento de sangue, Gaspar Dutra propôs a Vargas que assinasse de maneira oficial um documento de renúncia. Assim, o presidente deposto conseguiu deixar o cargo sem punição e retornou a sua cidade natal, São Borja.

Quem era o presidente do Brasil em 1937?

O Estado Novo foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil, de forma autoritária, entre 1937 até 1945. Ele já estava no poder desde o final de 1930, quando a revolução que acabou com o poder das oligarquias o colocou como presidente da república.

Qual foi a causa da morte de Vargas?

Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.

Quais crimes da CF 1937 tinha pena de morte?

A Constituição de 1937, que governou o país durante o Estado Novo no governo de Getúlio Vargas, tornou possível à Justiça condenar prisioneiros à morte por crimes civis além dos crimes militares em tempo de guerra.

Qual o fato histórico ocorreu durante a Era Vargas?

Em novembro de 1935, os comunistas da ANL deram início a um levante armado que ficou conhecido como Intentona Comunista. Esse levante aconteceu em três cidades brasileiras (Natal, Recife e Rio de Janeiro) e fracassou. Vargas solicitou implantação do estado de sítio, e o Brasil permaneceu nessa situação até 1937.

Quais são as 7 Constituição brasileira?

As Constituições anteriores são as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967. Apoiado pelo Partido Português, constituído por ricos comerciantes portugueses e altos funcionários públicos, D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em 1823 e impôs seu próprio projeto, que se tornou a primeira Constituição do Brasil.

Quantas Constituição o Brasil já teve?

O Brasil teve sete cartas constitucionais. A constituição de 1988, em vigor, é a sétima adotada no país, as anteriores são de: 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967. Das sete constituições, quatro foram promulgadas por assembleias constituintes (1891, 1934, 1946 e 1988), duas foram outorgadas - uma por D.

Quando o Brasil passou a ser um país democrático?

Nossa atual fase democrática ainda é recente. Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar.

O que Vargas fez para o povo?

Durante o Estado Novo, Vargas governou por decretos-leis e, na área trabalhista, criou o salário mínimo e a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nascia aqui um projeto político que ficou conhecido como trabalhismo e que marcou os anos finais da carreira política de Vargas.

O que Vargas defendia?

No caso de Getúlio Vargas, desde a sua campanha eleitoral, o seu discurso defendia uma maior priorização para a opção nacionalista do desenvolvimentismo. Essa postura de Vargas refletiu-se em duas importantes áreas da economia brasileira: a exploração do petróleo e a produção de energia elétrica.

Quais foram as 4 fases da Era Vargas?

As fases da Era Vargas foram: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). O fim da Era Vargas se deu com o enfraquecimento do regime autoritário, a insatisfação das massas com sua forma de poder e a conspiração militar que levou à sua deposição.

Como se chamou o período de ditadura da Era Vargas?

Era Vargas é o período da história do Brasil entre 1930 e 1945, quando Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos e de forma contínua. Compreende o Governo Provisório, o Governo Constitucional e o Estado Novo.

Qual o presidente brasileiro que ficou mais tempo no poder?

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.

Quantos anos Vargas ficou no poder?

A Era Vargas é a fase da história brasileira em que Getúlio Vargas governou o país de 1930 a 1945. Foi forçado a renunciar à presidência após um ultimato dos militares. Era Vargas foi um período iniciado em 1930, logo após a Revolução de 1930, e finalizado em 1945 com a deposição de Getúlio Vargas.

Artigo anterior
Em quais Estados é feriado dia 9 de julho?
Artigo seguinte
O que quer dizer K2?