É verbo intransitivo?

Perguntado por: Leandro Joel Paiva Pinheiro  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

E é verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

E é transitivo ou intransitivo?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.

São exemplos de verbos transitivos?

Exemplos com verbos transitivos indiretos:
  • Precisar: Estou precisando de ajuda.
  • Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
  • Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
  • Saber: Eu já sei de tudo.

Pode é verbo intransitivo?

verbo transitivo direto e intransitivo Possuir a capacidade ou a oportunidade de: podemos fazer o trabalho; mais pode o tempo que a pressa. verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Exercer influência sobre algo ou alguém: ele pode nadar muitos quilômetros; o diretor pensa que pode.

Como identificar um verbo intransitivo? | Prof. Carol Mendonça

16 questões relacionadas encontradas

Quais são todos os verbos Intransitivos?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.

O que é transitividade exemplos?

Exemplo de transitividade verbal

O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.

O que é verbo transitivo direto com exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

E é verbo de ligação?

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.

SÃO é verbo transitivo?

Os verbos transitivos são aqueles que vêm acompanhado de objeto, isto é, complemento. Esse objeto é o ser em que termina ou para onde se dirige a ação verbal que vem do sujeito. Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.

Tem e transitivo direto ou indireto?

verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

Qual a transitividade do verbo ouvir?

Significado de Ouvir

verbo transitivo direto Entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição: ouvir músicas.

Qual a transitividade do verbo escutar?

Significado de Escutar

verbo transitivo Ouvir com atenção. Dar atenção a. /. ... verbo intransitivo Prestar atenção, para ouvir alguma coisa: pode falar, que eu escuto. Etimologia (origem da palavra escutar).

Qual é a transitividade dos verbos da frase?

O que é um verbo transitivo? Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

O que é um nome transitivo?

Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Quais são os transitivos indiretos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. O objeto indireto pode ser representado por substantivo, palavra substantivada, oração (oração subordinada substantiva objetiva indireta) ou pronome oblíquo.

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

Tem ou tem?

Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Tem é substantivo ou verbo?

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.

Artigo anterior
O que aconteceu com o Killer Bee?
Artigo seguinte
O que se entende por migração forçada?