Qual fase do ciclo de vida das briófitas e dominante?

Perguntado por: Ana Vitória de Anjos  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Curiosidade: Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.

Qual a fase dominante do ciclo de vida das briófitas?

Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito. A fecundação necessita de água, pois os gametas masculinos são flagelados e necessitam nadar até a oosfera.

Quais as fases de vida da Briófita?

O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.

O que significa fase dominante?

Nas briófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferentemente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). ... Nos outros grupos de plantas, por sua vez, o gametófito é menos complexo e normalmente dependente nutricionalmente do esporófito.

Qual é a fase sexuada das briófitas?

A reprodução sexuada das briófitas é caracterizada pela união do gameta masculino com o gameta feminino utilizando a água como meio para se transportar. Após a fecundação (encontro desses gametas) é formado um zigoto (2n) que, após divisões meióticas gera esporos (n).

Ciclo de Vida das Briófitas

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a fase passageira transitória e a fase duradoura em briófitas?

A foto corresponde ao esporófito, ou seja, a fase diploide e que produz esporos. Essa fase é transitória nas briófitas, sendo que a fase mais duradoura é a de gametófito.

Como se dá a classificação das briófitas?

As briófitas são divididas em três filos: Hepatophyta (as hepáticas), Anthocerophyta (os antóceros) e Bryophyta (os musgos). Como ocorre em todas as plantas, as briófitas também apresentam em seu ciclo de vida uma alternância de gerações.

Qual a fase dominante das pteridófitas?

Outra principal diferença entre as pteridófitas e as briófitas é quanto a sua geração ou fase dominante: nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n), enquanto que nas briófitas, a geração dominante é o gametófito haplóide (n).

O que é um ciclo de vida Haplodiplobionte?

Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos).

O que são esporófitos e esporos?

A função primordial do esporófito é produzir esporos, estes constituídos por células únicas capazes de se dividirem por mitose e originar organismos. ... Os esporos são considerados células reprodutivas, que não necessitam da fusão de outra célula para originar outro organismo, como ocorre com gametas.

Quais são as principais características das briófitas?

são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente); têm cauloide (análogo ao caule, é um eixo pequeno que serve para a fixação dos filoides);

Em que ambiente vivem as briófitas?

As briófitas são plantas avasculares que se caracterizam pelo pequeno porte e por viverem em ambientes úmidos e sombreados. As briófitas são plantas geralmente de pequeno porte que vivem em ambientes úmidos e sombreados. Não possuem vasos condutores, o que explica o seu tamanho reduzido.

Como é o ciclo de vida das pteridófitas?

→ Ciclo de vida das pteridófitas

As pteridófitas podem reproduzir-se de maneira assexuada e sexuada. ... Na forma sexuada, observamos um ciclo com alternância de gerações, ou seja, um ciclo que apresenta uma fase de gametófito (que produz gametas) e uma fase de esporófito (que produz esporos).

Qual a principal diferença no ciclo de vida das briófitas para o ciclo de vida das pteridófitas gimnospermas e angiospermas?

Basicamente, há duas diferenças principais: a fase do ciclo de vida dominante em cada uma e a presença ou não de vasos condutores de seiva. ... A outra grande diferença entre os grupos se refere aos vasos condutores de seiva.

Qual é o nome da estrutura liberada na fase assexuada?

Nas hepáticas pode ocorrer reprodução assexuada por meio de propágulos. Na superfície dorsal dessas plantas, existem estruturas especiais denominadas conceptáculos.

Qual a importância do ciclo Haplodiplobionte?

Ciclo haplobionte haplonte

Ao se fundirem, originam um zigoto diplóide que rapidamente sofre uma meiose, para que o organismo mantenha a haploidia da espécie. Ao ficar maduro sexualmente, irá produzir gametas por mitose, começando outro ciclo e finalizando este.

Quais os tipos de ciclo de vida?

Tipos de ciclos de vida
  • Os seres vivos podem reproduzir-se de duas maneiras principais: sexuadamente ou assexuadamente. ...
  • Organismos com reprodução sexuada podem apresentar três tipos de ciclos reprodutivos diferentes: ciclo haplobionte haplonte, ciclo haplobionte diplonte e ciclo diplobionte. ...
  • → Ciclo haplobionte haplonte.

Quais os três tipos de ciclo de vida?

De acordo com o momento em que a meiose ocorre, determinando o desenvolvimento relativo das duas fases, pode considerar-se três tipos de ciclo de vida: os haplontes, os diplontes e os haplodiplontes. . No ciclo de vida haplonte, a fase haploide é a mais desenvolvida, estando a fase diploide reduzida ao zigoto.

Qual a fase dominante das pteridófitas e das briófitas?

Na sequência, o ser gametofítico ou gametófito irá gerar um esporófito através de reprodução sexuada. As briófitas têm como fase predominante, tanto em tempo como relevância, a gametofítica (produtora de gametas). Por sua vez, as pteridófitas apresentam como fase predominante a esporofítica (produtora de esporos).

Qual a fase dominante da samambaia?

A fase dominante do ciclo de vida das pteridófitas é a fase esporófito, ao contrário das briófitas. As samambaias podem se reproduzir de forma assexuada por fragmentação e por forma sexuada os esporos são levados pelo vento e, após a germinação, forma-se o prótalo.

Qual é a fase dominante das gimnospermas?

O ciclo de vida das gimnospermas pode ser esquematicamente iniciado com um vegetal dioico adulto. Um pinheiro, por exemplo, que tem como fase dominante o esporófito (2n).

Quais são os grupos das briófitas?

As briófitas são pequenas plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. Essas plantas são predominantes em locais úmidos e com pouca luz solar, ainda sim é possível encontrá-las em outras regiões.

Como as briófitas são conhecidas popularmente?

As Briófitas são conhecidas popularmente como “musgos” ou “hepáticas”. As Briófitas são organismos eucariontes, pluricelulares, onde apenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres.

Quais são as estruturas das briófitas?

Estrutura das briófitas

Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas).

Qual é a fase mais duradoura das briófitas?

Curiosidade: Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.

Artigo anterior
Como tratar a isquemia cerebral?
Artigo seguinte
Quando posso tomar Labirin?