Qual a diferença entre a pneumonia bacteriana e viral?
Perguntado por: Jaime Gustavo Sousa | Última atualização: 4. Mai 2025Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)
A pneumonia viral é causada por vírus e não apresenta grandes dificuldades para ser tratada, mas tudo depende do quadro do paciente e do vírus. Já a pneumonia bacteriana é causada por bactérias e costuma ser mais grave, podendo trazer graves riscos à saúde se não tratada devidamente.
Como saber se a pneumonia é bacteriana ou viral?
A pneumonia bacteriana costuma causar febre com calafrios, tosse com secreção,e dor abdominal. A pneumonia viral também costuma causar febre, tosse seca intensa às vezes rouca, chieira e secreção abundante que pode ser clara e amarelada. É comum a dor de cabeça, dor muscular e fadiga.
Como saber se a infecção é bacteriana ou viral?
A diferença se dá pela evolução da doença: os vírus necessitam de células para se reproduzir, portanto a doença progride conforme as estruturas celulares são afetadas. As bactérias, no entanto, podem circular livremente pelo organismo e causar o avanço da infecção conforme se espalham.
Qual é o tipo de pneumonia mais grave?
Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.
O que provoca pneumonia bacteriana?
A pneumonia bacteriana é uma inflamação nos pulmões, causada pela multiplicação desordenada de bactérias. Ela acomete geralmente pessoas que estão com imunidade baixa ou em condições maiores de se contaminar, como em um ambiente hospitalar.
DIFERENÇA entre Pneumonia VIRAL e BACTERIANA | Hugo Oliveira
Qual a pior pneumonia viral ou bacteriana?
A pneumonia viral é causada por vírus e não apresenta grandes dificuldades para ser tratada, mas tudo depende do quadro do paciente e do vírus. Já a pneumonia bacteriana é causada por bactérias e costuma ser mais grave, podendo trazer graves riscos à saúde se não tratada devidamente.
Quantos dias dura pneumonia bacteriana?
Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.
Como saber se a pneumonia está se agravando?
Principais sintomas
A piora da falta de ar e o cansaço excessivo são sintomas clássicos de que a gripe está se agravando para o início de uma pneumonia. A cor do catarro também é importante para a identificação da doença.
Qual o perigo da pneumonia bacteriana?
A doença pneumocócica pode provocar infecções graves, que podem levar a internação hospitalar e, até mesmo, à morte.
Quando a pneumonia é preocupante?
Quando a pneumonia é grave. Quando o sistema imunológico da pessoa não está funcionando corretamente.
É possível curar infecção bacteriana sem antibiótico?
As oportunidades não antibióticas para tratar infecções bacterianas graves existem como opções possíveis e são descritas abaixo: Dispositivos de hemofiltração: os filtros extracorpóreos de remoção de patógenos, que podem ligar e remover uma série de patógenos do organismo, estão em desenvolvimento.
Como se pega infecção bacteriana?
As viroses podem ser transmitidas de uma pessoa para outra de diversas maneiras e em períodos diferentes de tempo. Alguns vírus podem se espalhar pelo toque, saliva ou até mesmo pelo ar. Já outros vírus podem ser transmitidos por meio de contato sexual ou pelo compartilhamento de objetos contaminados.
Como é a febre de infecção bacteriana?
É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto. O organismo infectado reage com febre para ajudar o sistema imunológico a combater a infecção.
O que pode piorar a pneumonia?
– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; – ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; – resfriados mal cuidados; – mudanças bruscas de temperatura.
É possível pegar pneumonia de outra pessoa?
Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.
Qual o tipo de pneumonia que é contagiosa?
A pneumonia é contagiosa? Os agentes infecciosos da pneumonia geralmente não são transmitidos com facilidade. Porém, as pneumonias virais são mais facilmente transmissíveis, ao contrário da pneumonia causada por bactérias, em que a transmissão é mais difícil.
Quais são os 4 tipos de pneumonia?
- Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
- Pneumonia viral. Causada por vírus, este é um quadro infeccioso pulmonar que pode ter rápida evolução para complicações. ...
- Pneumonia fúngica. ...
- Pneumonia química. ...
- Pneumonia hospitalar. ...
- Pneumonia comunitária.
Como não pegar pneumonia bacteriana?
As principais formas de prevenção são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.
Como diagnosticar pneumonia bacteriana?
O diagnóstico da pneumonia se dá através de exame clínico, ausculta dos pulmões, radiografias e tomografias de tórax. O tratamento é realizado com antibióticos, e a melhora clínica começa a partir do 3º ou 4º dia.
O que é bom para curar pneumonia bacteriana?
O levofloxacino, assim como o moxifloxacino e o gatifloxacino, é um antibiótico da classe das fluorquinolonas indicado para o tratamento da pneumonia bacteriana adquirida em comunidade causada por diversas bactérias incluindo a bactéria Streptococcus pneumoniae resistente às penicilinas.
O que fazer para curar pneumonia rápido?
O tratamento passa por prescrever um antibiótico para pneumonia, logo que possível após o diagnóstico. O doente deve tomar este medicamento de acordo com a prescrição e deve informar sempre o médico ou farmacêutico no caso de ser alérgico à penicilina.
O que se deve evitar quando se tem pneumonia?
Como a pneumonia é transmitida pelo contato com as secreções respiratórias infectadas, pessoas com a doença devem evitar contatos diretos com familiares não infectados e amigos. Proteger a boca e o nariz também é importante, principalmente ao tossir e os lenços de papel descartados.
É possível estar com pneumonia e não ter febre?
O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é uma infecção pulmonar que não apresenta os sintomas clássicos da doença, como febre, tosse, falta de ar e dor no peito. Seus sintomas podem ser mais leves, como tosse seca, dor de garganta e cansaço.
O que é uma pneumonia silenciosa?
A pneumonia silenciosa é um tipo de condição respiratória que não apresenta os sinais e sintomas comuns da doença, como tosse com secreção e febre alta. Trata-se de uma forma sutil, mas grave, de inflamação nos pulmões, uma vez que o paciente demora a procurar ajuda médica.
Como saber se o pulmão está limpo?
Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.
Qual lipo menos arriscada?
Quem concede efeito suspensivo a apelação?