Quem concede efeito suspensivo a apelação?

Perguntado por: Manuel Benjamim Barbosa  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

"1. O relator poderá conceder efeito suspensivo à apelação ou antecipar a pretensão recursal, total ou parcial, quando estiverem presentes os requisitos relativos ao perigo de dano grave, de difícil ou de impossível reparação, bem como a demonstração da probabilidade de provimento do recurso (art. 1.012, § 4°, CPC)."

Quem determina o efeito suspensivo?

Em tempos atuais, a legislação determina que a apelação, via de regra, detém o efeito suspensivo. Entretanto em atenção ao artigo 1.012 do NCPC que o determina, mas que também aponta exceções, demonstrando ocasiões em que o referido recurso não é dotado do referido efeito.

Quais são os requisitos para conceder o efeito suspensivo?

Para a atribuição de efeito suspensivo ao agravo de instrumento é imprescindível a presença concomitante dos requisitos da relevância da fundamentação ("fumus boni iuris") e do perigo de lesão grave e de difícil reparação ("periculum in mora").

O que diz o artigo 1012 do CPC?

1.012 , do CPC , é possível a concessão de efeito suspensivo quando demonstrada a probabilidade de provimento do recurso, ou, sendo relevante a fundamentação, houver risco de dano grave ou de difícil reparação, tratando-se, todavia, de medida excepcional.

Quem julga a tempestividade da apelação?

Embora o artigo 1.010 aponte que a apelação é direcionada ao juízo ad quo, ou seja, o juízo de primeira instância, onde o processo se encontra no momento da apelação, quem o julga é o juízo da instância superior.

Efeito Suspensivo do Recurso de Apelação (art. 1.012, CPC)

23 questões relacionadas encontradas

Quem analisa a tempestividade do recurso?

O Superior Tribunal de Justiça é o juízo natural do recurso especial e do agravo em recurso especial, a ele competindo o julgamento e análise dessas espécies recursais, inclusive no que diz respeito ao preenchimento de seus pressupostos recursais objetivos e subjetivos, dentre eles, a tempestividade.

Qual o juízo de admissibilidade da apelação?

O Juízo da Admissibilidade da apelação é simplesmente a não concordância da parte que impôs um processo e acabou não obtendo êxito em seu objetivo final, este tema trata então da possibilidade recursal mesmo após uma decisão proferida por um juiz, o qual seria uma apelação recursal.

Quando o recurso de apelação não tem efeito suspensivo?

O terceiro caso em que a apelação não será dotada de efeito suspensivo é quanto à sentença que extingue sem resolução de mérito ou julga como improcedentes os embargos à execução. Caso os embargos sejam julgados parcialmente procedentes para reduzir o vaor da execução, esta poderá prosseguir pelo valor reduzido.

Quais recursos tem efeito suspensivo automático?

Quais são os recursos que têm efeito suspensivo?
  • impugnação em cumprimento de sentença;
  • embargos de declaração;
  • embargos à execução;
  • agravo de instrumento;
  • recurso especial;
  • entre outros.

O que é o efeito suspensivo?

Suspensão dos efeitos da decisão de um juiz ou tribunal, até que o tribunal tome a decisão final sobre um recurso.

Quanto tempo dura o efeito suspensivo?

Note que o § 3º deste artigo do CTB diz que poderá ser concedido efeito suspensivo ao recurso que não for julgado no prazo de 30 dias, o quer dizer que a penalidade fica suspensa até a decisão definitiva do mesmo.

Quem concede efeito suspensivo no recurso inominado?

Recurso inominado na Lei dos Juizados Especiais

Art. 43. O recurso terá somente efeito devolutivo, podendo o Juiz dar-lhe efeito suspensivo, para evitar dano irreparável para a parte.”

Quando a sentença começa a fazer efeito?

A sentença que confirma, revoga ou concede tutela provisória, começa a produzir efeitos, imediatamente, após a sua publicação (artigo 1012 , § 1º , V , do CPC/2015 ).

Quais são os efeitos da apelação?

Diferentemente dos outros recursos, a apelação possui o duplo efeito, ou seja, possui tanto o efeito devolutivo, quanto o suspensivo. Vale lembrar que, ainda que os outros recursos não possuam o duplo efeito, em regra, nada impede de que a parte o requeira.

Quando a sentença tem efeito suspensivo?

O que é o efeito suspensivo? O efeito suspensivo é aquele que suspende a eficácia da sentença proferida. Ou seja, após proferida a sentença e interposto recurso, sendo-lhe concedido tal efeito, a decisão recorrida não poderá surtir efeitos até que haja novo julgamento.

Quais os recursos que não tem efeito suspensivo?

Os recursos eleitorais, por disposição expressa no Código Eleitoral (art. 257), não possuem efeito suspensivo.

Como pedir efeito suspensivo em recurso ordinário?

Via de regra, o Recurso Ordinário Trabalhista não possui efeito suspensivo. Entretanto, é possível requerer esse efeito ao Tribunal ou relator por simples requerimento. É o que indica a súmula 414 do TST, cuja disposição analisamos no próximo tópico.

O que acontece depois de recebido o recurso sem efeito suspensivo?

Significa que foi recebido um recurso, mas a sentença dada continua tendo efeito. Ou seja, o que foi decidido por um juiz ou uma juíza ainda está valendo, não é necessário aguardar o julgamento do recurso.

O que significa o artigo 995?

Artigo 995

Parágrafo único. A eficácia da decisão recorrida poderá ser suspensa por decisão do relator, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso.

Quando se pleitear efeito suspensivo a apelação o pedido deverá ser dirigido ao juiz que proferiu a sentença cuja decisão caberá agravo?

Quando se pleitear efeito suspensivo à apelação, o pedido deverá ser dirigido ao juiz que proferiu a sentença, cuja decisão caberá agravo. Como regra geral, a apelação terá efeito meramente devolutivo, produzindo efeitos imediatamente após a publicação da sentença.

Quando a apelação é inepta?

Jurisprudência que cita Inépcia das Razões de Apelação

A petição inicial será considerada inepta, nos termos do art. 330 , § 1 , do CPC , quando faltar à inicial pedido ou causa de pedir, da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão, contiver pedidos incompatíveis entre si ou o pedido for indeterminado.

Quem faz admissibilidade do recurso de apelação?

O juízo de admissibilidade do recurso de apelação compete unicamente ao tribunal, cabendo ao magistrado de primeiro grau apenas determinar a intimação da parte apelada para contrarrazões e, em seguida, remeter os autos ao órgão 'ad quem', sem proceder a prévio juízo de admissibilidade. É o que dispõe o art.

Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso de apelação?

Requisitos de admissibilidade no recurso
  • Cabimento (via adequada);
  • Legitimidade para recorrer;
  • Interesse recursal;
  • Inexistência de fato impeditivo ou extintivo.

O que acontece quando a apelação e intempestiva?

Sendo a apelação intempestiva, haverá, perante o tribunal, probabilidade de direito em favor do apelado referente à inadmissão do recurso, independentemente da discussão de mérito.

É possível recorrer a um acórdão?

Recursos: A parte insatisfeita com a decisão do acórdão pode buscar recursos legais. Isso geralmente envolve a apresentação de um recurso para um tribunal de instância superior, que revisará o caso e tomará uma nova decisão com base nos argumentos apresentados.

Artigo anterior
Qual a diferença entre a pneumonia bacteriana e viral?
Artigo seguinte
O que é melhor fazer mechas ou luzes?