Quais tipos de reclamação trabalhista?

Perguntado por: Mário César Vaz Lopes Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Contudo, os processos trabalhistas mais comuns se dividem em cinco tipos:
  • Pagamento de Horas Extras. ...
  • Falta de Registro na Carteira de Trabalho. ...
  • Insalubridade e Periculosidade. ...
  • Fraudes. ...
  • Danos Morais. ...
  • Verbas rescisórias.

Quais os tipos de reclamações trabalhistas?

Quais são os tipos de ações trabalhistas mais comuns nas empresas?
  1. Reconhecimento do vínculo trabalhista. ...
  2. Pagamento de horas extraordinárias. ...
  3. Recolhimento do FGTS. ...
  4. Intervalo intrajornada. ...
  5. Assédio moral. ...
  6. Verbas atrasadas. ...
  7. Acidente em serviço.

Quando é cabível reclamação trabalhista?

Quando um empregado está insatisfeito, pois entende que a empresa está descumprindo alguma obrigação trabalhista, e não consegue resolver amigavelmente, ele pode ingressar com uma Reclamação Trabalhista na Justiça do Trabalho para cobrar o que entende devido.

O que não pode faltar em uma reclamação trabalhista?

Sentença que arquivou o processo confirmada por seus próprios fundamentos. (TRT RO 0011729-61.2014.5.18.0016, Rel. Des.
...
  • principal.
  • correção monetária.
  • os juros de mora.
  • as contribuições previdenciárias cota reclamante e reclamada.
  • o imposto de renda.
  • o valor atualizado do FGTS a ser depositado em conta vinculada.

Quais são os crimes trabalhistas?

Paralisação de trabalho, seguida de violência ou perturbação da ordem. ... A violência pode tanto ser empregada contra a pessoa quanto contra a coisa (estabelecimento empresarial). O crime consuma-se com a prática do ato violento cometido pelo emprego ou pelo empregador durante a greve ou “lockout”.

O que você precisa saber sobre Reclamação Trabalhista?

23 questões relacionadas encontradas

O que é considerado crime no trabalho?

Em março de 2019, a Câmara Federal aprovou o PL (Projeto de Lei) 4742/2001, que tipifica o assédio moral no trabalho como crime. ... Ainda de acordo com o PL, assédio moral é definido como “ofensa reiterada da dignidade de alguém que cause danos ou sofrimento físico ou mental no exercício do emprego, cargo ou função”.

O que é crime laboral?

Trata-se de crime pluriofensivo. Na primeira parte (constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, para o fim de celebrar contrato de trabalho) o bem jurídico protegido é a liberdade contratual.

Como devem ser os pedidos na reclamação trabalhista?

Resumidamente, não pode faltar:
  1. a designação do juízo;
  2. a qualificação das partes;
  3. a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio;
  4. o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor;
  5. a data;
  6. a assinatura do reclamante ou de seu representante.

Qual a estrutura da reclamação trabalhista?

São eles: designação do juízo a quem é dirigida, qualificação das partes (reclamante e reclamado), breve exposição dos fatos, pedido (certo, determinado e com indicação de seu valor), data e assinatura do reclamante (ou de seu representante legal).

Como fazer cálculo de reclamação trabalhista?

Para efetuar um cálculo trabalhista, clique em "Criar novo trabalhista"; Um formulário se abrirá solicitando os dados para efetuar o cálculo: nome do cálculo, dados sobre o processo e dados contratuais; O campo "Verbas para calcular" traz a relação de verbas que você pode escolher para fazer o seu cálculo trabalhista.

O que é uma ação de reclamação trabalhista?

Reclamação trabalhista é o nome da ação judicial iniciada por um empregado em face de empregador a quem tenha prestado serviços. ... Para o ajuizamento de uma Reclamação Trabalhista não é necessário ser assistido por um advogado, já que a CLT prevê o jus postulandi, ou seja, o direito das partes em postular em juízo.

Para que serve reclamação trabalhista?

A Reclamação Trabalhista é a ação mais comum da Justiça do Trabalho e é usada para pleitear ou reclamar direitos trabalhistas não pagos depois do fim de uma relação de emprego.

O que é uma reclamação trabalhista e onde podemos fazer essa reclamação?

A reclamação trabalhista é devida nos casos em que o empregado tenha os seus direitos lesados ou não cumpridos. Essa peça processual dá impulso ao processo trabalhista e formaliza a demanda na Justiça do Trabalho, ensejando o direito de apresentação de contestação pela parte ré.

Como são classificadas as ações trabalhistas?

Quanto à providência jurisdicional, as ações individuais podem ser classificadas como: (i) de conhecimento, (ii) de exceção, (iii) cautelares e (iv) mandamentais. Quanto ao procedimento, sob o rito: (i) ordinário, (ii) sumaríssimo e (iii) especial.

Como é classificada a ação trabalhista?

É a base para o pedido, pressupõe o que gerou a pretensão resistida do autor, como, motivos de fatos e de direitos, sendo assim o próprio direito material violado. A ação trabalhista é dividida em duas espécies, ações individuais e ações coletivas ou Dissídios Coletivos.

Quais são as preliminares da reclamação trabalhista?

As preliminares são alegações de ordem formal, também conhecidas como objeções processuais que podem resultar na extinção dos pedidos sem resolução do mérito.
...
São eles:
  • Inépcia da petição inicial;
  • Perempção;
  • Litispendência;
  • Coisa julgada;
  • Convenção de arbitragem.

Qual das opções abaixo contém elementos constantes da reclamação trabalhista?

3a Questão A reclamação trabalhista é utilizada para tutelar direito material violado pelas partes dentro de um contrato de trabalho ou emprego. Qual das opções abaixo contém elementos constantes da reclamação trabalhista? Reclamante, Ré. Reclamada, Normas Regulamentadoras (NR).

Quais as preliminares da reclamação trabalhista?

QUAIS SÃO AS PRELIMINARES NA JUSTIÇA DO TRABALHO?
  • ✧ INEXISTÊNCIA OU NULIDADE DA CITAÇÃO. ...
  • ✧ INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA. ...
  • ✧ LITISPENDÊNCIA. ...
  • ✧ COISA JULGADA. ...
  • ✧ CONEXÃO. ...
  • ✧ CONTINÊNCIA. ...
  • ✧ INCAPACIDADE DA PARTE, DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO OU FALTA DE AUTORIZAÇÃO. ...
  • ✧ AUSÊNCIA DE LEGITIMIDADE OU DE INTERESSE PROCESSUAL.

Como deve ser formulado o pedido de provas a produzir numa petição inicial trabalhista?

O pedido deve ser certo, determinado, claro, coerente e com a indicação do seu valor, conforme diz a nova redação do art. 840, § 1º, da CLT, complementada pela aplicação subsidiária e supletiva dos arts. 291, 292, 330, 322 e 324 do CPC.

Quais os requisitos específicos da reclamação trabalhista pelo rito sumaríssimo?

Para Amauri Mascaro, são requisitos da petição inicial a designação do juízo, qualificação do autor, individualização do réu, exposição dos fatos, pedido e indicação do valor da causa. Não há a necessidade de pedir a citação do réu, ato que é promovido de ofício pela Secretaria.

O que é um pedido certo e determinado?

324 do novo CPC que é de rigor a parte autora faça pedido determinado. Todavia, essa mesma norma processual traz ressalvas. Pedido certo é aquele feito de forma expressa, com precisão, de conteúdo explícito. É dizer, a norma, como padrão, desacolhe pedido feito de forma implícita, tácita, velada, etc.

Quem julga os crimes da Justiça do Trabalho?

Compete a Justiça do Trabalho conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União, e, na forma da lei, outras controvérsias ...

O que é importunação moral?

O assédio moral ocorre quando um superior hierárquico constrange seu subordinado por meio de diversas atitudes, como brigas e apelidos. No assédio sexual, por sua vez, o agente também é um superior hierárquico no trabalho, mas, nesses casos, pede vantagem ou favorecimento sexual.

O que diz o artigo 146 do Código Penal?

146-A Molestar alguém invadindo-lhe a esfera de privacidade ou perturbar-lhe a tranqüilidade, por acinte ou por qualquer outro motivo reprovável: Pena - detenção, de 02 (dois) a 04 (quatro) anos. ... Pena - detenção, de 04 (quatro) a 08 (oito) anos.

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

O assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não.

Artigo anterior
Como é o sotaque britânico?
Artigo seguinte
Quais os benefícios da esfoliação com açúcar?