O que é um espelho na física?

Perguntado por: Anna Tatiana Campos de Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (55 avaliações)

Espelhos esféricos são superfícies semelhantes a calotas ou seções esféricas refletoras, capazes de promover a reflexão da luz de forma regular. Existem dois tipos de espelhos esféricos, os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Enquanto os espelhos côncavos convergem a luz refletida, os convexos divergem-na.

Quais os tipos de espelhos física?

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:
  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

Qual o conceito de espelho?

Um espelho é uma superfície polida que mostra imagens dos objetos colocados diante dele. A maioria dos espelhos é constituída por uma lâmina de vidro com um revestimento metálico brilhante no verso. Os bebês gostam de observar seu reflexo no espelho.

Quais são as propriedades do espelho?

As principais propriedades de um espelho plano são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular. Os espelhos geralmente são feitos de uma superfície metálica bem polida.

Qual é a propriedade fundamental do espelho plano?

Propriedade fundamental dos espelhos planos: a simetria

O raio PR se refletirá sobre si mesmo, enquanto PQ dará origem a um raio refletido oblíquo em relação ao espelho. A imagem de P é P', obtida pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos.

Espelhos Planos, Côncavos e Convexos (Como as Imagens se Formam?)

17 questões relacionadas encontradas

Quais as propriedades de um espelho esférico?

Propriedades dos espelhos esféricos
  • 1 – Raio incidente paralelo ao eixo principal. ...
  • 2 – Raio incidente na direção do foco. ...
  • 3 – Raio incidente na direção do centro de curvatura. ...
  • 4 – Raio incidente na direção do vértice.

O que são espelhos quais suas características?

Espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura, capazes de promover a reflexão regular da luz. Quando os raios de luz são refletidos por espelhos planos, o ângulo dos raios refletidos é igual ao ângulo dos raios incidentes, além disso, os raios incidentes e refletidos encontram-se no mesmo plano.

Qual é a origem do espelho?

Os primeiros modelos de espelhos começaram a surgir há cerca de 5 mil anos, na antiga Suméria, atual região do Iraque. Produzidos em placas de bronze polidas com areia, os espelhos não refletiam as imagens muito nítidas devido ao material utilizado para sua fabricação.

Que tipo de material é o espelho?

Espelho é uma aplicação do vidro muito antiga, porem ainda bastante empregados nos dias atuais. Eles são produzidos a partir de vidro plano float e refletem completamente a luz que incide sobre eles.

Qual a diferença entre espelhos côncavos e convexos?

Se a parte espelhada for interna, o espelho chama-se côncavo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se a parte espelhada for externa, então o espelho é convexo.

Qual a diferença de um espelho côncavo e convexo?

Espelhos côncavos e convexos

Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura ficam do mesmo lado do espelho. Já um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletora e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho.

O que é um espelho convexo?

Os espelhos esféricos podem ser côncavos ou convexos. Caso a superfície refletora seja interna, o espelho é caracterizado como côncavo e se a superfície refletora for externa, o espelho é caracterizado como convexo.

Qual é a principal matéria prima do vidro?

O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.

O que é feito o espelho?

Atualmente os espelhos são fabricados aplicando-se sobre a lâmina de vidro uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho. Sobre esta cobertura metálica é aplicada uma substância protetora. Para espelhos de precisão, a camada metálica é aplicada por evaporação, em uma câmara de vácuo.

Quais são os metais utilizados na produção dos espelhos?

Espelhos são produzidos a partir da deposição de metais do tipo prata, alumínio ou cromo sobre uma face do vidro. Em seguida esse metal é protegido por camadas de tinta. O espelho à base de prata é um dos métodos mais difundidos no mundo para a fabricação de espelhos.

Como eram os espelhos na época de Jesus?

Naquela época, eles eram redondos e feitos de bronze polido, refletindo uma imagem completamente distorcida.

Em que ano surgiu o primeiro espelho na história?

Os primeiros espelhos de vidro com uma fina camada metálica refletora apareceram em Veneza, no ano de 1300, obra de um artesão desconhecido. Mais do que a imagem, os venezianos valorizavam o brilho do espelho como jóia ou peça de decoração.

Quais são as características de um espelho plano?

Formação de imagens em espelhos planos

As imagens virtuais são sempre direitas, isto é, têm a mesma orientação vertical dos seus objetos, e não podem ser projetadas, como ocorre no caso das imagens reais. As imagens formadas pelos espelhos planos são produzidas por prolongamentos de raios de luz.

Quais as características da imagem do espelho plano?

As imagens formadas pelos espelhos planos têm sempre o mesmo tamanho que seus objetos, além disso, a distância em que a imagem é formada, atrás do espelho, é igual à distância entre o objeto e o espelho.

Qual é a principal característica dos espelhos côncavos Cite um exemplo?

Este tipo de espelho está na parte interna de uma esfera refletora, o que faz com que a imagem formada dependa da posição em que o objeto é colocado, apresentando resultados melhores e mais nítidos dos objetos observados. Um bom exemplo de espelho côncavo são os retrovisores laterais dos veículos.

Quais são os principais elementos de um espelho esférico?

Elementos de um espelho esférico
  • C: centro de curvatura do espelho;
  • R: raio de curvatura do espelho;
  • V: ponto mais externo da calota;
  • F: foco principal do espelho (ponto médio entre o centro de curvatura e vértice);
  • f: distancia focal (distância entre foco e vértice);

Quais os elementos formadores de um espelho esférico?

Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos.

O que é espelho esférico exemplos?

Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão. Nos deparamos diariamente com diversas situações em que o uso de um espelho se faz necessário, seja ele usado no retrovisor do carro, quando vamos pentear os cabelos, no elevador, etc.

Como se faz o vidro?

Como o vidro é fabricado? O método clássico consiste em fundir a 1500ºC uma mistura de sílica, barrilha e calcário, realizar a moldagem e, por fim, o resfriamento gradativo. O vidro é um material bastante usado em nosso cotidiano.

Qual é a principal matéria prima do plástico?

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado.

Artigo anterior
Como pedir isenção de ITCMD em São Paulo?
Artigo seguinte
Como é o trabalho de escrevente do TJ?