Qual a portaria instituiu a Rede Cegonha no SUS?

Perguntado por: Vítor Hugo Correia Azevedo Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha.

Qual a portaria que institui a Rede Cegonha?

A Rede Cegonha é uma rede temática que foi instituída em 2011, como uma inovadora estratégia do Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 1.459 (BRASIL, 2011a).

O que é a Rede Cegonha no SUS?

Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.

Como foi criada a Rede Cegonha?

Para dar a assistência necessária às gestantes e seus filhos, o Ministério da Saúde lançou, em março de 2011, a estratégia Rede Cegonha, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, ...

Quando foi criado o Programa Rede Cegonha?

Em 2011, foi lançada no Brasil a Rede Cegonha, uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implantar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério; e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, ao ...

Rede Cegonha | O que é? Como funciona? Princípios e Objetivos.

22 questões relacionadas encontradas

Quem criou a Rede Cegonha?

A Rede Cegonha é uma rede que foi criada em 2011, como uma estratégia do Ministério da Saúde, no âmbito do SUS, por meio da portaria nº 1459 (BRASIL, 2011a). Essa rede leva em conta os princípios do SUS, assim garantindo a universalidade, a integralidade da atenção e a equidade.

Quais os 4 componentes da Rede Cegonha?

Para tanto, a Rede Cegonha se divide em 04 componentes com ações definidas para garantia do acesso e cuidado no período perinatal. São eles: Componente pré-natal; Componente parto e nascimento; Componente puerpério e saúde da criança e Componente transporte sanitário e regulação.

São objetivos da Rede Cegonha exceto?

São princípios da Rede Cegonha, EXCETO: (A)Humanização do parto e do nascimento. (B)Realização de exames de USG com Doppler para pré-natal de baixo risco. (C)Acolhimento da gestante e do bebê, com classificação de risco. (D)Vinculação da gestante à maternidade.

Qual é o objetivo do pré-natal?

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O que é o Rede Cegonha quais seus objetivos?

1° A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SistemaÚnico de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizadaà gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis, ...

O que são as Redes de atenção à saúde?

São exemplos de pontos de atenção à saúde: os domicílios, as unidades básicas de saúde, unidades ambulatoriais especializadas, serviços de hemoterapia e hematologia, centros de apoio psicossocial, residências terapêuticas, etc…

O que é a rede de urgência e emergência?

Rede de Atenção às Urgências e Emergências

A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas.

Quais as funções da Política Nacional de Atenção Básica?

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte ...

Quais os benefícios do pré-natal?

Vantagens do pré-natal: - permite identificar doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, etc.

O que se faz em um pré-natal?

Pré-natal é o cuidado de saúde recomendado para todas as gestantes. Seu principal objetivo é garantir uma gestação saudável e diagnosticar e tratar possíveis complicações precocemente. Consiste em realizar exames periódicos, ultrassonografias e tomar vacinas indispensáveis para o momento.

Qual importância do pré-natal e quando deve ser iniciado?

O pré-natal tem extrema importância para garantir a saúde da mãe e do bebê, e deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada. O pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê.

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

Quais as principais características da Rede Cegonha?

A Portaria Nº 4.459 de junho de 2011 institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde a Rede Cegonha. Algumas de suas características são: o respeito à diversidade cultural, étnica e racial, a participação e mobilização social e a promoção da saúde e da equidade.

Como é organizada a Rede Cegonha?

A Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.

Como é composta as rãs?

Os componentes que estruturam as RAS incluem: Atenção Básica à Saúde – centro de comunicação; os pontos de atenção secundária e terciária; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos e o sistema de governança.

O que é a integralidade no SUS?

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

Qual o número da Cegonha Carioca?

Através do telefone 2599-4744.

Qual a função da unidade básica de saúde?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Qual a importância da rede de Urgência e Emergência?

A organização da Rede de Urgência e Emergência (RUE) tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.

Quais são os casos de Urgência e Emergência?

São exemplos de emergência: cortes profundos, acidente de ordem elétrica, picada ou mordida de animal peçonhento, queimaduras, afogamentos, infarto do miocárdio, entre outros. Já os casos de urgência são: fraturas, luxações, torções, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos, mas não cede.

Artigo anterior
Como Stalkear no Facebook 2021?
Artigo seguinte
Como melhorar o desempenho do Google?