Quais partes do corpo são mais afetadas pelos esforços repetitivos?

Perguntado por: Joana Débora Barbosa  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

LER / DORT - Principais Lesões - Saúde em Movimento. As lesões por esforços repetitivos (LER) ou as lesões por traumas cumulativos (LTC) são um grupo de doenças causadas pelo uso excessivo de determinada articulação, principalmente envolvendo as mãos, os punhos, cotovelos, ombros e joelhos.

Quais são as lesões por esforço repetitivo?

Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.

Quais lesões são provocadas por esforços demasiados e repetitivos?

Sinovites (inflamação da membrana sinovial), tenossinovite (inflamação das bordas dos tendões), lumbago (dores na coluna lombar), síndrome de túnel do carpo (compressão de nervos na palma da mão) e mialgias (dores musculares) são outros exemplos de doenças que podem ser classificadas como lesões por esforço repetitivo.

Em quais locais do corpo a LER ocorre com mais frequência?

Na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados a uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo.

Quais são os órgãos afetados pela LER?

Atingem principalmente os membros superiores (mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical), mas apesar disso, podem afetar o homem como um todo. As LER podem atingir qualquer ramo de atividade, desde que as funções e postos de trabalho exponham os trabalhadores a esforços repetitivos.

LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS | TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

34 questões relacionadas encontradas

Como é a dor de LER?

Os principais sintomas de LER são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Quais são os trabalhos mais vulneráveis PARA LER e DORT?

As Lesões por Esforço Repetitivo/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, atinge especialmente os membros superiores (dedos, mãos, braços, cotovelos, ombro, etc).

Quais são as principais causas da LER?

As principais causas
  • excesso de movimentos repetitivos;
  • postura incorreta;
  • preparo físico insuficiente;
  • ausência de pausa e descanso;
  • local de trabalho — mesas e cadeiras — inadequado;
  • jornadas excessivas;

O que é considerado movimento repetitivo?

incluem movimentos repetitivos (repetição de tarefas por muitas horas), movimentos fortes (como agarrar ou apertar), posturas estressantes (desvio lateral do punho, extensão do pescoço), impacto mecânico de tecidos moles (bordos de ferramentas que pressionam a palma da mão), vibração e ocasionalmente, baixas ...

Quais são as dorts mais comuns?

3) Quais são os distúrbios mais comuns? Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais encontrados têm sido: as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e, mais freqüentemente, as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

Qual a causa das lesões por repetição?

Ela é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.

O que pode causar movimentos repetitivos?

As doenças causadas pelo esforço repetitivo são muitas, dentre elas podemos citar: tendinite, síndrome do túnel do carpo, tenossinovites, bursite, mialgias, síndrome do pronador redondo entre outras.

Quais são os tipos de lesões musculares?

Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.

Quais as doenças que a LER desenvolve?

Dessa forma, a LER inclui uma série de doenças, por exemplo:
  • Tendinite (especialmente de punho, cotovelo e ombro);
  • Cotovelo de tenista (epicondilite lateral);
  • Bursite,
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Dedo em gatilho;
  • Lombalgia (dor na região lombar);
  • Mialgia (dores musculares).

Quais são os sintomas da LER DORT?

Os sintomas mais comuns de uma LER/ DORT incluem:
  1. Dor localizada;
  2. Dor que irradia ou que é generalizada;
  3. Desconforto;
  4. Fadiga ou sensação de peso;
  5. Formigamento;
  6. Dormência;
  7. Diminuição da força muscular.

Quais são as principais causas de LER e DORT?

Os fatores ocupacionais que contribuem para o surgimento das LER e DORT são: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações.

O que é movimento repetitivo no trabalho?

São afecções de origem ocupacional que atingem os membros superiores, ombro e pescoço, resultantes do desgaste de músculos, tendões, nervos e articulações provocado pela inadequação do trabalho ao ser humano.

Como saber se o trabalho é repetitivo?

O trabalho é considerado repetitivo a partir da análise da atividade em uma situação real com todo o seu contexto organizacional.

O que é trabalho repetitivo por ciclo?

Um trabalho é geralmente considerado repetitivo quando seu ciclo é menor do que 30 segundos e quando 50% da jornada laboral são ocupados com apenas um conjunto de movimentos (GUIMARÃES, 2011).

O que causa a LER e DORT e como prevenir?

Elas são consequências de atividades desenvolvidas no trabalho, pelo excesso de uso do sistema músculo-esquelético, como esforços repetidos ou que exigem muita força na sua execução. Isso porque obstruem a circulação sanguínea e impossibilitam a irrigação de estruturas importantes, como artérias e nervos.

Qual grupo de trabalhadores mais vulneráveis?

As mulheres negras são o grupo mais vulnerável, uma vez que também estão mais presentes entre os setores considerados não essenciais, correndo um risco maior de perder o emprego ou a renda.

Como a LER DORT influência no dia a dia das empresas?

Segundo O'Neill (2003 p. 9). As LER/DORT são doenças relacionadas ao trabalho que incapacitam os trabalhadores. Além da dor física, geram sofrimento mental, afastam o trabalhador da organização, causando transtornos de ordem financeira e também às empresas e ao governo causam grandes prejuízos.

O que alivia dor de LER?

O gelo é analgésico e antiinflamatório, uma ótima opção para o momento crises de dores. "Quando as dores acontecem, o gelo é um grande aliado. Ele deve ser colocado no local da dor por 20 minutos e com intervalos de 2 horas, pelo menos três vezes ao dia.

Como aliviar a dor da LER?

Dicas para evitar lesões
  1. A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos.
  2. A cada 1 hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se.
  3. Beba bastante água.
  4. Mantenha a postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira.

O que é LER o que é DORT?

Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.

Artigo anterior
O que faz uma certificação ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental por uma empresa?
Artigo seguinte
Quais os cuidados de enfermagem na administração da dieta?