Qual o principal objetivo da intertextualidade?

Perguntado por: Samuel Rodrigo Soares Esteves Coelho  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

A intertextualidade é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente. ... Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos.

Por que a intertextualidade é importante?

A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos.

O que é intertextualidade dê exemplos?

Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. ... Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia.

Como classificar intertextualidade?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.

São processos de intertextualidade?

A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.

O que é Intertextualidade? - Resumo para o ENEM: Português | Descomplica

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os dois tipos de intertextualidade?

Muitos escritores e compositores utilizaram esse recurso na construção de paródias, paráfrases ou citações. Como é um conceito amplo e passível de classificações, a intertextualidade pode ser classificada em dois tipos principais: intertextualidade explícita e intertextualidade implícita.

Quais os tipos de intertextualidade feita aqui?

Os 8 tipos de intertextualidade
  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
  • Citação. ...
  • Epígrafe. ...
  • Paráfrase. ...
  • Paródia. ...
  • Pastiche. ...
  • Tradução.

Quais as características da intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros iguais.

São categorias de intertextualidade exceto?

Resposta Marcada : V-V-V-V PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 0 · SÃO CATEGORIAS DA INTERTEXTUALIDADE, EXCETO: Resposta Marcada : Comunicação interna.

São tipos de intertextualidade exceto?

Sobre a intertextualidade estão corretas, exceto: ... Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois durante o processo de escrita acontecem relações dialógicas entre os textos que escrevemos e os textos que acessamos ao longo da vida. Alternativa “c”.

O que que é intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

O que é intertextualidade resposta?

O que é intertextualidade? A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.

O que é intertextualidade 6 ano?

Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso. Ela pode ocorrer de modo explícito (mais facilmente percebida) ou implícito (menos facilmente percebida).

Porque a intertextualidade é importante para o artigo de divulgação científica?

A intertextualidade, como vimos acima, permeia o artigo científico com o objetivo de comprovar e/ou trazer base para validar as informações. O discurso de outrem nos artigos é de fundamental importância, bem como outras manifestações da intertextualidade.

Qual a importância da intertextualidade na formação do leitor?

É válido ressaltar que o trabalho com a intertextualidade, na literatura é de fundamental importância, uma vez que os textos literários possibilitam ao professor envolver o aluno no processo interpretativo, estimular sua criticidade, a fim de que se posicionem criticamente nas diferentes esferas sociais.

Como podemos trabalhar a intertextualidade em sala de aula?

Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente. Após a leitura silenciosa, peça aos alunos que façam uma leitura em voz alta. Cada aluno deverá ler uma parte dos textos. Ressalte a importância da impostação de voz e da entonação.

Quais são os três tipos principais de textos acadêmicos?

resumo simples — sintetiza um texto; resumo indicativo — foca nos principais temas da obra; resumo informativo — explica a metodologia do trabalho ou a conclusão obtida; resumo crítico — apresenta a opinião do autor sobre a obra.

São características de leitura Inspecional?

Leitura inspecional

Comecemos pela pré-leitura, que é quando o leitor examina o livro: lê a orelha, lê o sumário, faz uma leitura “por cima” do prefácio e folheia o livro sem nenhum método. Por sua vez, a leitura rápida é aquela leitura que não se detém quando encontra algo que não entende.

São características da leitura Inspecional?

A leitura inspecional é o conjunto de técnicas e habilidades utilizado pela pessoa a fim de extrair, analisar, criticar e classificar as informações, conceitos, assuntos e tópicos essenciais de um livro ou texto, em um período limitado. Também pode ser chamada de técnica do aperitivo intelectual.

Qual a diferença entre alusão e paráfrase?

Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto. ... Referência e alusão: O escritor não indica abertamente o evento, ele insinua por meio de alegorias ou qualidades menos importantes. Paráfrase: Ocorre quando o escritor reinventa um texto pré-existente, resgatando a filosofia originária.

São gêneros textuais?

Tipos de Gêneros Textuais. ... Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Qual a diferença entre paráfrase e paródia?

O termo “paráfrase” vem do grego (paraphrasis) e significa a “reprodução de uma sentença”. Diferente da paródia, ela faz referência a um ou mais textos sem que a ideia original seja alterada.

Qual a diferença entre paráfrase e intertextualidade?

A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.

O que é intertextualidade 9 ano?

Quando você se apropria de um texto já existente e o reproduz, de forma a relembrar a mensagem original, você está estabelecendo uma relação que liga o conteúdo do seu texto a outro, esse processo de criação é conhecido como intertextualidade.

Artigo anterior
Qual era o lema dos espartanos?
Artigo seguinte
Porque a efedrina é proibida no Brasil?