Qual a origem da citocinina?

Perguntado por: Kevin Eduardo de Faria  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.

Como a Citocinina foi descoberta?

A descoberta das citocininas ocorreu por meio de pesquisas que investigavam os fatores envolvidos no crescimento e desenvolvimento de células e tecidos isolados em tubos de ensaio, processo chamado de cultura de tecidos ou cultivo in vitro.

Quem descobriu a Citocinina?

As citocininas são hormônios vegetais descobertos na década de 1940 por Johannes van Overbeek por meio da realização de experimentos em busca de um aditivo químico para aumentar o desenvolvimento de células vegetais. No entanto, sua natureza química só foi identificada anos mais tarde por Miller e colaboradores.

O que a Citocinina faz na planta?

As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.

Como é regulado os níveis endógenos das citocininas?

A superexpressão de genes da oxidase da citocinina, de Arabidopsis em fumo, causa uma redução nos níveis da citocinina endógena e, consequentemente, um grande retardo do desenvolvimento, devido à redução na taxa de proliferação celular no meristema apical da parte aérea.

Citocininas - Botânica - Biologia

22 questões relacionadas encontradas

Quais as características da super produção de citocininas?

As características das plantas transgênicas com superprodução de citocininas são mais folhas, nas folhas níveis mais altos de clorofila e mais verdes, senescência retardada, dominância apical reduzida, entrenós mais curtos, enraizamento reduzido assim como a taxa de crescimento da raiz (TAIZ e ZEIGER, 2009).

Qual a ação das Auxinas giberelinas e citocininas no enraizamento de estacas?

As citocininas e as auxinas interagem no controle de muitos processos de desenvolvimento dos tecidos vegetais, tais como a divisão e a diferenciação celulares, formação de órgãos na cultura de tecidos, dormência apical, senescência de folhas e amadurecimento de frutos.

O que acontece quando a folha fica Senescente Qual o papel da citocinina nesse processo?

As citocininas atuam promovendo a divisão celular, atrasando a senescência foliar e quebrando a dominância apical.

Qual é a função dos hormônios vegetais?

Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.

Qual a principal ação das auxinas?

As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. ... Existem vários tipos de auxina, mas o principal é o ácido indolacético (AIA), produzido naturalmente. Muitas auxinas são sintetizadas industrialmente.

Onde é produzido a Citocinina?

As citocininas são sintetizadas em qualquer tecido vegetal: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes, sendo nas raízes onde se produzem maiores quantidades do hormônio.

Quais as principais citocinas naturais e Sinteticas?

As principais naturais são a trans-zeatina, dihidrozeatina e a Isopentenil-adenina, e as sintética são a cenetina e BAP. A característica comum às citocininas são: possuir uma cadeia lateral ligada ao N-6 da adenina e todas as citocininas naturais são derivadas da adenina.

Onde é produzida a giberelina?

A giberelina é um hormônio vegetal que pode ser encontrado nas raízes das plantas, em folhas jovens, nas sementes em fase de germinação, frutos etc.

O que é uma citocinina?

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.

O que acontece quando a folha fica Senescente?

Senescência é um termo que se aplica aos processos que acompanham o envelhecimento e morte de uma planta ou de uma parte dela. ... A maior parte dos nutrientes formados na folha foram removidos para outras partes da planta, principalmente para as raízes, onde ficam armazenados.

O que é a Cinetina?

A cinetina é um hormônio vegetal que estimula a divisão celular (ou citocinese) em plantas. ... Os hormônios desta classe ficaram conhecidos como citocininas.

Quais os hormônios envolvidos no desenvolvimento vegetal?

Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.

Quais são os hormônios vegetais?

Os hormônios notadamente promotores do crescimento vegetal são as auxinas (AX), citocininas (CK) e giberelinas (GA), enquanto que ácido abscísico (ABA) e etileno (ET) reduzem ou inibem o desenvolvimento por diferentes processos, sendo o fechamento estomático promovido por ABA e a senescência precoce decorrente da ...

Quais são os cinco principais grupos de hormônios vegetais?

Estudos realizados durante o último século têm mostrado que o desenvolvimento da planta é regulado por cinco principais classes de hormônios: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico (Figura 1).

Qual o principal efeito da Associação das Citocininas com as auxinas?

As citocinas também atuam em associação com as auxinas no controle da dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios tem efeitos antagônicos. ... As citocinas também retardam o envelhecimento das plantas. Ramos e flores cortados e colocados em água envelhecem rapidamente pela falta desse hormônio.

O que acontece quando se retira a gema apical de uma planta?

A remoção da gema apical provoca a brotação das gemas basais, o que evidencia esse tipo de inibição correlativa, observada, por exemplo, quando se efetuam podas ou a decapitação de uma planta. ... A retirada da gema apical resulta na interrupção do transporte de auxinas, promovendo a brotação das gemas laterais.

O que é Gravitropismo positivo?

No gravitropismo, também chamado de geotropismo por muitos, o fator que estimula o crescimento do vegetal é a força da gravidade da Terra. As auxinas também estão envolvidas nesse crescimento. No caso das raízes, elas apresentam gravitropismo positivo, ou geotropismo positivo, pois elas crescem em direção ao solo.

Como a auxina promove o enraizamento?

As auxinas estimulam a produção de primórdios radiculares. No entanto, em concentrações elevadas, as auxinas inibem o alongamento radicular devido ao estímulo à síntese de etileno. As auxinas mais usadas no enraizamento de estacas são o ácido indol-butírico (AIB) e o ácido naftaleno-acético (ANA).

Como os fitormônios podem contribuir para a população?

Fitormônios são os hormônios vegetais e tem a função de regular o metabolismo, desenvolvimento e crescimento dos vegetais. Essas substâncias são fundamentais para o funcionamento vegetal.

Qual a diferença entre hormônios e reguladores de crescimento?

Os hormônios ou fitormônios são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias,naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeitono crescimento e desenvolvimento das ...

Artigo anterior
O que vale mais no Enem e a Redação?
Artigo seguinte
Quais os locais de punção venosa?