Como saber quando a palavra exige a preposição a?

Perguntado por: Isaac Lucas Ferreira Gomes Morais  |  Última atualização: 1. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

Contudo, tanto a preposição “a” quanto o artigo feminino “a” virão diante de substantivos femininos, já que os substantivos masculinos não admitem artigo feminino. Observe: Não irei à farmácia.

Como identificar a preposição a?

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Como saber se um termo exige preposição?

Regência verbal com preposição

Os verbos transitivos indiretos apresentam um objeto indireto como termo regido, sendo obrigatória a presença de uma preposição para estabelecer a regência verbal. Exemplos de regência verbal com preposição: O funcionário não se lembrou da reunião. Ninguém simpatiza com ele.

Quais verbos pedem preposição a?

Os verbos que indicam movimentos, expressos por “chegar, ir, voltar”, entre outros, sempre regem a preposição “a”.

Quais palavras pedem preposição?

Preposições essenciais: Chamamos de preposições essenciais as palavras que não desempenham outra função na língua portuguesa, atuando apenas como preposições. São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Os jogadores jogaram a partida contra o time da casa.

É isso que cai de PORTUGUÊS em CONCURSO PÚBLICO...

20 questões relacionadas encontradas

Quais verbos exigem regência?

Regência Verbal - Alguns verbos que causam dúvidas
  • • Agradar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Aspirar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo. ...
  • • Chamar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Implicar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Precisar: transitivo direto e indireto.

Quando se deve usar a?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

Como identificar a regência de um verbo?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

O que é preposição 3 exemplos?

Preposições essenciais são palavras que funcionam apenas como preposição. Exemplos: a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás. Quero uma torta de carne seca com banana. Eu espero por você o tempo que for.

Quais são as 17 preposição?

São as 17 preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Qual é o verbo que não precisa de preposição?

O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi. Nesse caso, o verbo “dormir” não precisa de complemento, já que o significado da sua ação é completo por si só.

Como saber a regência de um nome?

Em geral, a relação entre um nome e o seu complemento é estabelecida por uma preposição. Mais alguns nomes e as preposições que comumente eles exigem: acessível, adequado, desfavorável, equivalente, insensível, obediente: a. capaz, incapaz, digno, indigno, passível, contemporâneo: de.

O que é preposição 5 Exemplos?

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

Como saber se é preposição ou artigo?

“As homenagens são a vocês, cartunistas!” Conclusão: o primeiro A, que determina “homenagens”, é artigo (justamente pela possibilidade de plural). Já o segundo A, ligando verbo e “vocês”, por ser invariável, é preposição.

Pode começar a frase com preposição?

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Quanto a ou a?

Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a (s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.

O que são regras de regência?

Regência é um tema da gramática que estuda uma relação de dependência entre dois termos no enunciado. Na língua portuguesa, existem dois tipos de regência: nominal e verbal. Existem dois tipos de regência: a verbal e a nominal.

Qual é a principal regra da regência verbal?

A regência verbal estabelece a relação de subordinação entre um verbo e seus complementos. A regência verbal é a relação de dependência entre um verbo (o termo regente) e seus complementos (o termo regido, ou seja, subordinado ao verbo). Geralmente, os complementos são ligados ao verbo por meio de preposição.

Onde é aonde são preposições?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Artigo anterior
Como atualizar o Cadastro Único na pandemia?
Artigo seguinte
Quantos ml o glúteo suporta?