O que é ser pronunciado?

Perguntado por: Bruna Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Para que o réu seja submetido ao julgamento pelo “júri popular” é necessário que o mesmo seja pronunciando, ou seja, que o magistrado responsável pala Vara do Tribunal do Júri competente profira decisão na qual entenda que o caso se trata de crime doloso contra a vida.

Quando o réu é pronunciado?

A sentença de pronúncia é uma decisão que não põe fim ao processo: ela apenas decide que existem indícios de um crime doloso contra a vida e que o acusado pode ser o culpado e que, por se tratar de um crime doloso contra a vida, o processo será julgado por um tribunal do júri e não por um juiz sozinho.

O que é a pronúncia no Tribunal do Júri?

a) Pronúncia: O juiz, ao decidir pronunciar o acusado, admite a imputação feita e a encaminha para julgamento perante o Tribunal do Júri. isso ocorre quando ele se convence da materialidade do fato (crime) e de indícios suficientes de autoria ou de participação.

O que é uma sentença de pronúncia?

A decisão de pronúncia é aquela que admite a acusação oferecida para encaminhar o acusado a julgamento perante o júri.

O que é pronúncia no Direito?

Decisão interlocutória com estrutura de sentença que remete os autos ao Tribunal do Júri por considerar presentes todos os requisitos que tornam admissível a acusação feita pelo representante do Ministério Público.

Processo Penal: Júri: pronúncia, impronúncia, absolvição e decisão de desclassificação

32 questões relacionadas encontradas

O que é recurso de pronúncia?

Trata-se de recurso processual complexo e que poderá levar meses ou até mesmo anos para ser julgado. Portanto, tudo deve ser meticulosamente analisado, inclusive o fato de estar o réu preso ou solto poderá influenciar na tomada de decisão a respeito do uso do ReSe.

Qual a diferença de pronúncia e impronúncia?

Neste sentido, a decisão de impronúncia possui natureza interlocutória, haja vista que esta extingue o processo, mas não resolve o mérito, ao passo que a decisão de pronúncia possui a natureza interlocutória mista não terminativa, pois encerra uma fase do procedimento, sem julgar o meritum causae.

Quais os requisitos da sentença de pronúncia?

Para pronunciar o acusado o juiz deve avaliar se estão presentes os requisitos dispostos no artigo 413 do Código de Processo Penal, quais sejam: a) materialidade do fato e b) existência de indícios suficientes de autoria.

Quais são os efeitos da decisão de pronúncia?

Efeitos da pronúncia: 1) Submissão do réu ao seu Juiz Natural, que é o Júri. 2) A pronúncia interrompe a prescrição. 3) Se estiverem presentes os motivos da prisão preventiva, essa medida ou outra medida cautelar restritiva poderão ser decretadas, conforme o artigo 413 parágrafo 3 do CPP.

Qual o recurso cabível contra a sentença de pronúncia?

O recurso cabível da pronúncia é o RSE conforme art. 581, IV CPP. 2.2 IMPRONÚNCIA: A impronúncia ocorre quando, encerrada a 1ª etapa do júri, não foi possível obter elementos suficientes para submeter o agente ao Plenário (o que ocorre com muita frequência).

O que é a pronúncia no Processo Penal?

É a chamada sentença processual que, após análise das provas do processo, declara admissível a acusação a ser desenvolvida em plenário de Júri, por estar provada a existência de um crime doloso contra a vida e ser provável a sua autoria.

O que o juiz fala no final de um julgamento?

Levantem-se todos, por favor, para o juramento do Conselho de Sentença. Senhores Jurados, levantem o braço direito. Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa decisão, de acordo com a vossa consciência e os ditames da Justiça.

O que é preclusa a decisão de pronúncia?

O início da segunda fase do julgamento deve se dar independentemente do julgamento de eventuais recursos extraordinários. Em outras palavras, com o julgamento do recurso interposto contra a decisão de pronúncia, esgotada a instância recursal ordinária, entende-se preclusa a decisão de pronúncia.

Quando o juiz pronunciará o réu e por quê?

CPP. Art. 413. O juiz, fundamentadamente, pronunciará o acusado, se convencido da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação.

Quando o juiz proferirá a sentença de pronúncia?

A sentença de pronúncia

Ocorrerá a pronúncia se o juiz se convencer da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado no crime (art. 413 do CPP).

Qual a natureza jurídica de uma decisão de pronúncia?

“A pronúncia é decisão interlocutória mista, que julga admissível a acusação, remetendo o caso à apreciação do Tribunal do Júri.

Quais os efeitos da desclassificação?

Constatada a desclassificação, a continuidade da votação implica nulidade apenas das respostas dadas pelo Conselho de Sentença para os demais quesitos, não se fazendo necessária a anulação de toda a sessão de julgamento, sob pena de violação do princípio da soberania dos veredictos, já que, em novo julgamento, o ...

O que é decisão confirmatória da pronúncia?

A pronúncia e sua decisão confirmatória interrompem a prescrição. Presentes a materialidade e os indícios suficientes da autoria de um crime doloso contra a vida, tentado ou consumado, deve o juiz submeter a causa à apreciação do Conselho de Sentença (jurados).

Como deverá ser feita a intimação da decisão de pronúncia as partes dos processo e ao defensor?

A intimação da decisão de pronúncia será feita sempre pessoalmente ao acusado, ao defensor nomeado e ao Ministério Público. Antes da Lei 11.689/08, não se admitia a intimação do réu por edital, ante a impossibilidade de realização do Júri sem a sua presença.

O que significa pronúncia ou impronúncia?

A impronúncia é uma decisão em que o Juiz, diante da ausência de provas quanto à materialidade ou indícios suficientes de autoria ou de participação, nega seguimento à ação penal, encerrando o juízo de formação da culpa.

Qual o prazo para recorrer da sentença de pronúncia?

SENTENÇA DE PRONÚNCIA. PRAZO RECURSAL DE CINCO (05) DIAS. ARTIGO 586, DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL.

O que é pronúncia impronúncia é absolvição sumária?

Com a impronúncia, encerra-se o juízo da formação da culpa e a instância do processo penal condenatório, porque não há lastro para a acusação; na absolvição sumária, encerra-se o processo e a ação penal, porque a pretensão punitiva deduzida na acusação é improcedente.

Qual o prazo para apresentação de testemunhas após a decisão de pronúncia?

Após a apresentação da defesa prévia, a acusação será ouvida sobre eventuais preliminares argüidas e sobre os documentos juntados, no prazo de 5 dias. Art. 410: O juiz determinará a inquirição das testemunhas e a realização das diligências requeridas pelas partes, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Qual recurso cabível para impedir que aja pronúncia contra o acusado?

Recursos cabíveis: Contra a decisão que pronuncia o acusado o enviando ao julgamento pelo Tribunal do Júri, cabe recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso IV). Já contra a decisão que impronuncia o acusado, o recurso adequado é a apelação (artigo 416).

Quem está isento do serviço do júri?

Razão de ser: Em razão da essencialidade de determinadas funções, algumas pessoas não estão obrigadas a servir como jurados. Devem ser excluídas da lista. Também em razão da essencialidade, a nosso ver, médicos e professores de escolas públicas devem ser excluídos.

Artigo anterior
Qual a influência das empresas transnacionais na economia mundial?
Artigo seguinte
Quais os argumentos que fundamentam a aplicação da Súmula 588 do STJ?