Qual a influência das empresas transnacionais na economia mundial?

Perguntado por: Duarte Joel de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

A globalização do capital e da produção permitiu expandir e consolidar a influência das empresas transnacionais na economia global.

Como as empresas transnacionais influenciam na economia e no consumo dos países em que atuam?

Os investimentos realizados pelas transnacionais são elevados, entretanto, o retorno financeiro é satisfatório em decorrência da alta produtividade e o pagamento de baixos salários, além dos benefícios fiscais. Para os países que recebem essas empresas, há o aumento no número de empregos e a industrialização.

Qual a importância das empresas das transnacionais para a expansão da economia?

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Qual é o papel das transnacionais em relação ao consumo global?

As estratégias globais das transnacionais estão sustentadas no aumento de produtividade possibilitado pelas novas tecnologias e métodos de gestão da produção. Tais estratégias envolvem igualmente investimentos externos diretos realizados pelas transnacionais e pelos governos dos seus países de origem.

Qual o papel das empresas transnacionais apresentadas na canção?

ATIVIDADE 4- Qual o papel das empresas transnacionais apresentados na canção? RESPOSTA: As empresas transnacionais ultrapassam os limites geográficos da nação de origem, se espalham pelo mundo em busca de maximizar os lucros.

Geografia - O QUE SÃO EMPRESAS TRANSNACIONAIS?

26 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo das empresas transnacionais?

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

O que a expansão das empresas transnacionais promoveu?

A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial.

O que a expansão das transnacionais possibilitou?

Desde o advento da transnacionalização dos mercados de insumos, produção, capitais, finanças e consumo – que em pouco mais de uma década, transformou radicalmente as estruturas de dominação política e de apropriação de recursos, subverteu as noções de tempo e espaço, derrubou barreiras geográficas, reduziu as ...

Qual é o papel das empresas transnacionais na sociedade internacional no século XXI?

As empresas transnacionais, como atores não estatais, possuem o peculiar caráter transcendental, não ficando restritas às fronteiras dos Estados Soberanos. Consequentemente, ocorre uma redistribuição do poder, antes somente conferido aos Estados, agora também de domínio das empresas transnacionais.

Quais fatores influenciam na instalação de uma empresa transnacional em um país hoje?

Dentre as condições é possível destacar: Abundância de mão-de-obra que favorece a defasagem salarial. Nesses países os salários são baixos, ao contrário dos ordenados pagos nos países de origem das empresas. Enorme potencial de recursos naturais que são usados como matéria-prima, adquiridos com baixos custos.

Qual o papel das empresas transnacionais no Brasil e na América Latina?

As transnacionais que se instalaram nos países da América Latina são de origem norte-america, japonesa e europeia, principalmente. Essas empresas queriam usufruir das condições favoráveis que os países latinos ofereciam, tais como: ... Permissão para enviar os lucros ao seu país de origem.

Quais benefícios às transnacionais buscam nos países em que se instalam?

As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. ... Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.

Quais os pontos negativos das transnacionais?

– Geram uma sociedade de consumo; -Poluem o país, afinal levam o lucro para o país deles, mas a poluição fica. -Dependência econômica e tecnológica; – Falta de investimentos de alta tecnologia, afinal as empresas instaladas nesses países atuam nos setores tradicionais como, têxtil, siderúrgico, alimentício.

Quando surgiram as empresas transnacionais?

No final do século XIX, surgiram as primeiras empresas transnacionais, no entanto, elas só obtiveram destaque após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O que a expansão das transnacionais ampliou?

A expansão das transnacionais ampliou a produção em escala global e o comércio mundial de mercadorias e de serviços. Por vezes, o faturamento dessas empresas globais é maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) de muitos países, o que lhes confere grande poder de influência sobre os governos nacionais.

Quais foram as consequências da expansão das multinacionais?

A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.

Quais são os pontos positivos e negativos das transnacionais?

As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações. De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores.

Qual é a importância do processo de globalização para expansão da atuação das empresas transnacionais?

A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.

Quais são as principais empresas multinacionais do Brasil?

Há também empresas multinacionais brasileiras que atuam em diversos países. São exemplos: Alpargatas, Banco do Brasil, Bradesco, Embraer, Gerdau, Itaú – Unibanco, JBS, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Oi, Perdigão, Petrobras, Sadia, Vale, Votorantim e Weg.

Quais os pontos positivos e negativos?

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Como identificar pontos positivos e negativos?

Exemplos de pontos fracos e fortes
  1. Falar bem em público (ou não)
  2. Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  3. Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  4. Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  5. Resolver conflitos (ou não)
  6. Saber programar (ou não)
  7. Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Quais são os pontos negativos da globalização?

Pontos negativos da globalização

No geral, os lucros são devolvidos aos países-sede. Mantém ou aprofunda a desigualdade internacional. Isso se deve ao fato de que países em desenvolvimento tornam-se especialistas em fornecer matérias-primas e mão-de-obra baratas. Aumento da concentração de riquezas.

Quais os benefícios que as empresas transnacionais buscam em países subdesenvolvidos para instalar suas filiais?

Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.

Por que as transnacionais buscam instalar suas fábricas em países subdesenvolvidos *?

Essas empresas buscam nos países subdesenvolvidos e emergentes a diminuição dos custos em mão de obra, pois os salários dos trabalhadores desses locais são menores. Além disso, elas usam as suas influências para diminuir os direitos trabalhistas. Outro motivo é o rápido acesso às matérias-primas.

Quais são as vantagens comparativas que as empresas buscam?

A vantagem comparativa busca explicar diferenças de produção e comércio entre dois países ou nações diferentes, baseando-se em um mesmo produto. A ideia é analisar qual dos envolvidos possui um menor custo de oportunidade de um mesmo bem.

Artigo anterior
Como é a primeira consulta com uma nutricionista?
Artigo seguinte
O que é ser pronunciado?