Quais são os conceitos básicos da Educação Infantil?

Perguntado por: Teresa Leonor de Guerreiro  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

O termo educação infantil se refere a uma etapa da educação básica destinada ao processo inicial de socialização das crianças (que vai até os 5 anos de idade). Esta atividade é realizada em instituições educativas especializadas conhecidas com várias denominações: jardim da infância, maternal, creches ou pré-escola.

Quais são os conceitos da educação infantil?

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Quais são os princípios básicos da educação infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Quais são os conceitos de aprendizagem para a BNCC da educação infantil?

A BNCC da Educação Infantilapresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente: CONVIVER; BRINCAR; PARTICIPAR; EXPLORAR; EXPRESSAR; e CONHECER-SE.

Quais são os conceitos pedagógicos?

Métodos pedagógicos são modelos teóricos que suportam a criação de currículos escolares e orientam os planos de aula. ... Quais conteúdos ela irá ensinar, tendo em vista também a Base Nacional Curricular Comum (BNCC); Como ela irá ensinar esses conteúdos; Qual será a forma de avaliar o aprendizado dos alunos.

Educação Infantil - Tudo o que você precisa saber

36 questões relacionadas encontradas

Quantos e quais são os conceitos de aprendizagem?

Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. A aprendizagem compreende três tipos de domínios: o domínio psicomotor, domínio cognitivo e o domínio afetivo. ...

Quais são os conceitos da BNCC?

Veja quais os sete pontos mais importantes, de acordo com os conceitos essenciais trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  1. Cuidar e educar. ...
  2. Formação do vínculo. ...
  3. Incentivo à autonomia. ...
  4. Respeito ao ritmo da criança, independentemente da idade. ...
  5. Observação ativa. ...
  6. Exploração livre, mas com contextos planejados.

Qual é o conceito de aprendizagem?

Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.

O que a BNCC fala sobre aprendizagem?

A BNCC determina objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares que visam justamente a aprendizagem e o desenvolvimento global do aluno. ... Cada campo de experiências possui objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, que contém o que a criança deve dominar ao fim do ciclo da educação infantil.

Quais são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade. ... Os objetivos de aprendizagem podem dar apoio a práticas de avaliação formativa e somativa e coerência às avaliações externas.

Quais são os três princípios a serem observados nas propostas pedagógicas da Educação Infantil?

3.2. Princípios básicos da educação infantil e os direitos de...
  • PRINCÍPIOS ÉTICOS. ...
  • PRINCÍPIOS POLÍTICOS. ...
  • PRINCÍPIOS ESTÉTICOS.

O que são conceitos básicos?

O adjectivo básico é usado para qualificar aquilo que é essencial em algo ou que constitui a sua base. No âmbito da educação também costuma ser usado o conceito de básico para diferenciar entre graus de instrução. ...

O que são direitos de aprendizagem e desenvolvimento na BNCC?

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Quais são os 4 eixos da BNCC?

Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:
  • leitura/escuta;
  • produção (escrita e multissemiótica);
  • oralidade;
  • análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).

O que são objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e habilidades?

Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.

Qual o conceito de aprendizagem para psicologia?

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes.

Quais são os 4 tipos de aprendizagem?

A partir destas habilidades, Kolb definiu quatro estilos de aprendizagem: acomodador, convergente, assimilador e divergente.

Qual é a importância da aprendizagem?

A importância da aprendizagem na vida do indivíduo pode variar de uma espécie para outra. ... É pois pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, constitui sua personalidade e se prepara para cumprir o papel que lhe é reservado na sociedade a qual pertence.

Qual o principal objetivo da BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...

Quais os fundamentos pedagógicos da BNCC?

Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas. Diante disso, é importante destacarmos a inteligência emocional como ponto de partida para as competências pessoais e sociais.

Quais são os 5 campos de experiência da BNCC?

Abaixo, veja uma descrição detalhada dos 5 campos de experiência da BNCC, acompanhada de exemplos de aplicação para cada faixa etária.
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais os dois tipos de aprendizagem?

Confira a seguir características de cada um deles:
  • Tipo de aprendizagem Visual.
  • Tipo de aprendizagem Auditivo.
  • Tipo de aprendizagem Escrita.
  • Tipo de aprendizagem Cinestésico.

Quais são as etapas do processo de aprendizagem?

As etapas do processo de aprendizagem
  • Desenvolvimento Físico.
  • Desenvolvimento Cognitivo.
  • Desenvolvimento Social.

Qual é o conceito de alfabetização?

Com base nos autores estudados é possível perceber que o conceito mais utilizado para definir o que é alfabetização é que se trata de um processo da aprendizagem inicial da leitura e escrita, ou seja, alfabetizada é quem é capaz de ler e escrever, ou, domina as habilidades básicas do uso da leitura e escrita.

O que são os direitos de aprendizagem?

Além de expressos nos princípios, os Direitos de Aprendizagem representam as maneiras pelas quais as crianças aprendem e devem ser as diretrizes do trabalho pedagógico. Os professores da infância devem-se guiar pelos seis Direitos De Aprendizagem como orientadores do planejamento.

Artigo anterior
Qual é o poder da oração em nossas vidas?
Artigo seguinte
Como dar desconto nos meus produtos?