Quais os locais de punção venosa?

Perguntado por: Ana Moreira  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal; Escolher o cateter adequado ao calibre do vaso periférico; Prender o garrote acima do local escolhido (não colocá-lo sobre as articulações);

Quais são as veias para punção venosa?

Acesso venoso periférico
  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

Quais locais evitar na punção venosa?

É necessário atentar para os locais x idade onde não é indicada a realização da coleta capilar de sangue. São eles: área central do calcanhar, dedos de crianças menores de um ano de idade, locais edemaciados ou previamente puncionados, dedos de um mesmo lado de uma mastectomia.

Qual principal sítio de punção venosa?

A seguinte ordem de opção na escolha do sítio de punção é sugerida, levando-se em conta a facilidade da técnica e o menor risco de complicações: Veia Jugular Interna (VJI); Veia Subclávia (VSC); Veia Femoral (VFe);

Qual a ordem para punção venosa?

Punção venosa central: ordem de preferência (acesso subclávio > jugular > femoral). Cateter periférico: - Lavar as mãos, usar luvas de procedimento; - Fazer anti-sepsia da pele do paciente com álcool 70%.

Punção venosa periférica - veja o passo a passo e os locais para punção venosa

18 questões relacionadas encontradas

Qual a sequência correta para verificação e seleção de acesso venoso?

Colocar um torniquete (garrote) acima (proximal) do local escolhido para punção;
  • Fazer antissepsia do local da punção; ...
  • Posicionar a ponta do dedo indicador da mão dominante contra a pequena aba que se prolonga pelo topo do eixo do cateter. ...
  • Remover o garrote;

Como fazer uma punção venosa passo a passo?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Qual melhor acesso venoso?

O lado direito é preferencial pois a cúpula pleural direita é mais baixa, há um melhor posicionamento do cateter e menor risco de quilotórax. Na emergência, o acesso venoso femoral tem menor probabilidade de interromper a ressuscitação cardiopulmonar.

Onde fica localizado o acesso venoso central?

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

Qual veia puncionar?

Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.

Porque devemos evitar punção nos membros inferiores?

As veias de membros inferiores não devem ser utilizadas a menos que seja absolutamente necessário, em virtude do risco de embolias e tromboflebites. Para crianças menores de 03 (três anos) também podem ser consideradas as veias da cabeça.

Por que não se deve fazer a coleta de sangue no cateter venoso central?

Quanto a coleta de sangue através do cateter venoso central, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda tal procedimento a nenhum dos profissionais, pelo risco de infecção de corrente sanguínea relacionada à cateter.

Quais as possíveis complicações de uma punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.

Quais os tipos de acessos venosos?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico.

Qual veia do braço e fatal?

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

O que é a veia subclávia?

A veia subclávia é a continuação proximal da veia axilar e se estende medialmente a partir da borda lateral do primeiro arco costal até a veia braquiocefálica.

Como é feito o acesso venoso central?

Como é feito

Para a realização do cateterismo venoso central, é necessário posicionar a pessoa que, geralmente, está deitada na maca. Em seguida, o médico irá identificar o local exato da punção, sendo feita a assepsia da região e da pele ao redor, eliminando focos de infecção.

Qual a diferença entre PICC e CVC?

Outro tipo de acesso venoso de longo prazo é uma linha PICC, ou cateter central inserido perifericamente. Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior.

Onde fica inserido a ponta do cateter central?

Um catéter venoso central é um catéter com uma ponta que se encontra dentro do terço proximal da veia cava superior, do átrio direito, ou da veia cava inferior.

Qual a diferença entre acesso venoso central e periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Qual a diferença do escalpe e Jelco e quando os utilizar?

O jelco. Já o jelco, ao contrário do scalp, possui tempo de permanência maior, permitindo também a infusão de grandes volumes de forma rápida. Trata-se de um dispositivo flexível onde a agulha é envolvida por um mandril também flexível. Após a punção, a agulha é retirada ficando na luz da veia apenas o mandril.

Quais as indicações de CVC?

As principais indicações para a CVC
  • Hipovolemia Refratária;
  • Hipotensão Grave;
  • Medida de PVC;
  • Hemocomponentes;
  • Utilização de Drogas Vasoativas;
  • Acesso periférico difícil, quimioterapia, transplante de medula óssea, nutrição parenteral;

Qual a forma correta de coletar sangue?

Coleta de sangue com seringa e agulha
  1. Coloque a agulha na ponta da seringa, sem retirar dela a sua capa protetora. ...
  2. Pressione o êmbolo da seringa, retirando dela todo o ar;
  3. Coloque o garrote no braço do seu paciente e peça para que ele feche a mão;
  4. Escolha a veia que será puncionada delicadamente;

Artigo anterior
Qual a origem da citocinina?
Artigo seguinte
Quais são os principais instrumentos da capoeira?