Qual a importância funções de se usar agregados nas argamassas?

Perguntado por: Alexandre Ivo Matias Cardoso Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

É muito importante usar agregados nas argamassas e concretos porque a mistura dos materiais gera produtos artificiais mais resistentes. Eles são sólidos indispensáveis para a construção civil que precisam ser aplicados de acordo com a granulometria ideal.

Qual a função do agregado na argamassa?

Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.

Qual a importância de se usar agregados em argamassas e concretos?

Entre outras finalidades de extrema importância dos agregados para concreto, destacam-se: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através dos grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior à do concreto; Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.

Quais são a PRINCIPaIs funções dos agregados e onde são utilizados?

Os agregados são responsáveis por fornecerem distribuição granulométrica, absorção de água, porosidade e resistência à compressão aos concretos, portanto são primordiais na sua formulação.

Qual a função dos agregados na construção civil?

PRINCIPaIs UTIlIzaÇões DOs agRegaDOs

Pedrisco Confecção de pavimentação asfáltica, lajotas, bloquetes, intertravados, lajes, jateamento de túneis e acabamentos em geral. Brita 3 Também denominada pedra de lastro utilizada nas ferrovias.

ARGAMASSA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

41 questões relacionadas encontradas

O que são os agregados qual a aplicação em obras?

Os agregados são materiais fundamentais em toda obra de construção civil. No entanto, cada tipo de agregado é utilizado para uma finalidade. “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos.

Como se classificam os agregados na construção?

Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).

Quais são os principais tipos de agregados utilizados na construção civil?

Existem três tipos de agregados. Os artificiais são encontrados em pedra britada e pedriscos, obtidos das rochas. Já os naturais provêm da natureza, tais como pedregulhos, cascalhos, seixos rolados e areia dos rios.

O que são agregados exemplos?

Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo. A vantagem dos agregados é a quantidade de opções e a disponibilidade do material.

Quais são as formas dos agregados?

Forma dos grãos: os grãos dos agregados não tem forma geometricamente definida. (e), os agregados classificam-se em alongados, cúbicos, lamelares e discóides, conforme sejam as relações entre as três dimensões, que definem sua forma.

Qual a influência dos agregados na qualidade dos concretos?

Fragmentos macios e friáveis, presentes no agregado, são benéficos ao concreto, pois, alterando a distribuição granulométrica e introduzindo material de alta absorção de água, melhoram a trabalhabilidade e a resistência do concreto.

Como os agregados influenciam nas propriedades do concreto?

Influência da forma dos agregados miúdos nas propriedades do concreto. ... Verificou-se que o formato dos grãos dos agregados tem influência direta sobre a consistência das argamassas e concretos, porém não apresentou influência nos resultados de resistência à compressão.

Como os agregados influenciam na resistência do concreto?

Agregados

A forma dos grãos e a conformação superficial influenciam muitas a trabalhabilidade e as propriedades de aderência do concreto: agregados redondos e lisos facilitam a mistura e o adensamento do concreto; agregados com superfícies ásperas aumentam a resistência à tração.

Onde podem ser aplicados os agregados?

Os agregados podem ser utilizados em vários seguimentos: habitações populares, edificações residenciais, comerciais, industriais e obras públicas, serviços de infraestrutura, pavimentação e manutenção de ruas e estradas, entre outras utilizações.

Qual a função do aglomerante?

Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos dos agregados. composição das pastas, natas, argamassas e concretos.

Como podem ser definidos os agregados para concreto e argamassa?

Os agregados podem ser definidos como os “materiais granulosos e inertes que entram na composição das argamassas e concretos” (PFEIL, 1989). São muito importantes no concreto porque cerca de 70 % da sua composição é constituída pelos agregados, e são os materiais de menor custo dos concretos.

O que são agregados na família?

É considerado como agregado familiar um grupo de pessoas que têm ligações jurídicas familiares e que vivem na mesma casa e fazem parte da mesma economia familiar.

O que é um agregado na química?

Em química, um agregado atômico ou agregado atómico frequentemente designado pelo termo inglês cluster é um grupo de átomos ligados, de tamanho intermediário entre uma molécula e um sólido de grande tamanho, massa ou volume.

O que é um material Pulverulento?

Segundo a NBR 7219, material pulverulento são partículas com dimensão inferior a 0,075mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. Observa-se que as porcentagens de material pulverulento das areias artificiais ficaram acima de 5% da massa total, como valor limite especificado na norma.

Quais são os três principais aglomerantes utilizados na construção civil?

Os principais aglomerantes são:
  • Cimento;
  • Cal Aérea;
  • Cal Hidráulica; e.
  • Gesso.

Quais são os tipos de agregados sociais?

As três formas que os agregados sociais podem tomar são a multidão, a massa e o público. Estas três possuem características distintas, mas podem ser comuns nos meios pelos quais se formam.

Quais são os agregados graúdos?

Agregados graúdos

O agregado do tipo graúdo é definido como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis. Seus grãos passam na pereira de 152 mm da ABNT e ficam retidos na de 4,8 mm. Para fazer o concreto usado na construção civil, não importa se serão utilizados britas ou pedregulhos.

Como escolher agregados?

Os agregados são classificados de acordo com o tamanho dos grãos: podem ser agregados miúdos (grãos pequenos), como as areias, e os graúdos, que são as pedras ou britas, com grãos maiores. Dentro desses dois tipos há ainda uma classificação mais detalhada de acordo com o tamanho, conforme será visto a seguir.

Quais os requisitos básicos para a escolha de agregados?

4.1 Os agregados devem ser compostos por grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos, e não devem conter substâncias de natureza e em quantidade que possam afetar a hidratação e o endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra a corrosão, a durabilidade ou, quando for requerido, o aspecto ...

Quais os critérios básicos que os agregados devem satisfazer?

a) Atividade – o agregado pela própria definição deve ser um elemento inerte, ou seja: - não deve conter constituintes que reajam com o cimento “fresco” ou endurecido. - não deve sofrer variações de volume com a umidade. - não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.

Artigo anterior
Quais são as características do contrato de comodato?
Artigo seguinte
Quem tem cirrose pode morrer?