Quais são as características do contrato de comodato?

Perguntado por: Emanuel Azevedo Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

579. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis.
...
As características do contrato de comodato são:
  • Real.
  • Gratuito - Ou seja, o contrato não é oneroso.
  • Unilateral.
  • Temporário - A coisa deve ser devolvida ou não será um contrato de comodato.
  • Não solene - Não existe forma específica em lei para este contrato.

Como é classificado o contrato de comodato?

Empréstimo a título gratuito, pelo qual alguém entrega a outrem bem infungível, para ser usado temporariamente e depois restituído. Comodante - Quem empresta a coisa; continua responsável pelas despesas extraordinárias e necessárias. Comodatário - Quem recebe a coisa.

Quais as principais características do contrato de mútuo?

As características do contrato de mútuo são as mesmas do contrato de comodato: Gratuito em regra (Exceção é o mútuo feneratício) Unilateral (Após estar aperfeiçoado com a entrega da coisa) Real.

Quais os tipos de comodato?

Dentro da legislação vigente existem dois tipos de comodato, o comodato oral (verbal) e o comodato modal (oneroso).

Como funciona o sistema de comodato?

O comodato é uma modalidade em que um aparelho é cedido sem custos na contratação de um serviço. Sendo assim, enquanto o contrato se mantiver válido, o beneficiário pode fazer uso do equipamento sem qualquer cobrança adicional.

Direito Civil ( Contratos) - COMODATO (EMPRÉSTIMO DE USO) - Direito Levado a Sério

39 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade de um contrato de comodato?

O comodato é uma modalidade contratual com objetivo de emprestar um bem não fungível de forma gratuita. Ou seja, não se exige o pagamento de uma contraprestação pelo bem que está sendo emprestado.

O que é comodato exemplo?

Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. Exemplo: uma máquina. Tanto no mútuo como no comodato, alguém recebe uma coisa emprestada.

O que é CFOP 5908?

CFOP: Quanto ao uso temos algumas considerações a fazer: no CFOP 5908 (Remessa de bem por conta de contrato de comodato) é considerado as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. Logo, havendo contrato de comodato, o código pertinente será 5.908/6.908.

O que é comodato verbal?

579 do Código Civil[1], é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis, ou seja, que não podem ser substituídas por outras de mesmo gênero, espécie, quantidade e qualidade. O contrato de comodato se consolida com a entrega do objeto (bem) e é celebrado entre o comodante, que cede o bem, e o comodatário, que o recebe.

É possível comodato oneroso?

O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se com a tradição do objeto.... Em regra, o contrato de empréstimo mútuo é gratuito, mas pode ser oneroso para uma das partes, sendo esse o contrato mútuo feneratício.

O que caracteriza mútuo?

O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis. Coisas fungíveis é a característica de bens que podem ser substituídos por outro da mesma espécie, qualidade ou quantidade (exemplo: dinheiro, mercadorias). Mutuante é a parte que empresta. Mutuário é a parte que recebe o empréstimo.

Qual o objeto do contrato de mútuo?

O mútuo, como já foi dito, é empréstimo de consumo e tem por objeto coisas fungíveis. Mercadorias e títulos podem ser objeto de mútuo, embora tal modalidade de empréstimo não se mostre muito frequente. Na maioria das vezes, o mútuo tem por objeto o dinheiro (una pro alia moneta solvi potest).

Como funciona contrato mútuo?

O contrato mútuo consiste em um acordo que trata da transferência de bens que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, quantidade e qualidade. As partes envolvidas em tal operação são conhecidas como mutuante, aquele que dispõe do ativo a ser emprestado, e o mutuário, aquele que deverá restituir ao mutuante.

Como contabilizar contrato de comodato?

Na aquisição dos bens que serão objeto de contrato de Comodato, a empresa comodante deverá registrá-los em uma conta própria do Ativo Não Circulante subgrupo imobilizado. Na entrega do bem à comodatária, a comodante deve transferir o bem para conta própria do imobilizado em operação.

Qual a natureza jurídica do contrato de comodato?

Nos termos do art. 579 do Código Civil, "O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se contra a tradição do objeto".

Quem é o comandante no contrato de comodato?

IV - Riscos a quem empresta (comandante)

Nesse tipo de negócio, o maior risco é para quem empresta o bem, ou seja, para o comodante. Isso porque, o objeto pode ser extraviado, furtado, danificado etc. Em razão disso, aquele que empresta (comodante) deve tomar alguns cuidados, para evitar prejuízos e transtornos.

Como provar a existência de comodato verbal?

- O contrato de comodato não possui formalidade prevista em lei para a sua celebração e, por isso, pode ser pactuado de forma verbal, inclusive, pois se trata de empréstimo gratuito de coisas não fungíveis (art.

É possível comodato verbal?

O Comodato pode ser verbal, entretanto, a formalização de um contrato específico permite que o proprietário possa se resguardar de surpresas futuras.... Uma destas medidas diz respeito à possibilidade de se precaver caso o comodante venha optar por reincidir o comodato antes mesmo do prazo acordado terminar....

Como recuperar um imóvel emprestado?

- No contrato de comodato, ainda que verbal, por prazo indeterminado, o comodante somente estará habilitado a retomar o imóvel, mediante ação reivindicatória, se antes constituir em mora o comodatário, através de noti- ficação premonitória, em que se justificariam os motivos do pedido e a vontade de desocupação do ...

Qual o CFOP de entrada para 5908?

Remessa de produto por conta de contrato de comodato (CFOPs 5908 / 6908) Remessa de produto para conserto ou reparo (CFOPs 5915 / 6915)

Quando devo usar o CFOP 5908?

5908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato.

Qual CFOP retorno 5908?

Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.

Quando fazer contrato de comodato?

Na hora de emprestar gratuitamente algum item de valor, seja um imóvel ou maquinário, eletroeletrônico, ou até mesmo uma máquina agrícola, deve-se estar assegurado através do contrato de comodato. O contrato de comodato funciona por meio do empréstimo gratuito de um bem que é único e insubstituível.

O que é comodato na contabilidade?

Comodato é o empréstimo a título gratuito, para uso temporário, de coisas não fungíveis (que não se consome) que se completa com a entrega da coisa ao comodatário. Por ser não fungíveis, podem ser objeto de comodato, tanto os bens móveis como os imóveis, pela sua totalidade ou em parte.

Onde se registra o contrato de comodato?

Para valer entre as partes contratantes, o contrato de comodato (empréstimo gratuito de coisas que não são consumidas pelo uso) não exige maiores formalidades, bastando a simples entrega do bem. Entretanto, para ser válido perante terceiros, o instrumento deve ser registrado em cartório.

Artigo anterior
Como acabar com os deslizamentos de terra?
Artigo seguinte
Qual a importância funções de se usar agregados nas argamassas?