Qual a diferença entre ação de curatela e interdição?

Perguntado por: Simão Enzo Loureiro de Nascimento  |  Última atualização: 10. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

A curatela ocorre após a interdição, então, a diferença é em relação ao momento e às fases em que acontecem. No início, existe a ação judicial de interdição, que é um processo para declarar a incapacidade de uma pessoa.

Qual a diferença entre tutor e curador?

As duas são condições de cuidar de uma pessoa e de seus bens, representando-a legalmente. A curatela é instituída para cuidar de uma pessoa incapaz. O curador sempre será ligado a alguém em razão de causa psicológica, seja de absoluta ou relativa. Já o tutor é a pessoa que cuida de um menor.

Qual a diferença entre tutela e interdição?

A tutela e a curatela são encargos atribuídos pela lei e pela Justiça para nomear uma pessoa que responde civilmente por outra. ... A ação se chama ação de interdição e ela decreta que aquela pessoa é incapaz de administrar os bens e as despesas.

Qual a diferença entre tutela e curatela?

A principal diferença entre tutela e curatela é a idade. O primeiro é atribuído aos menores de idade até a chegada a maioridade. Já a curatela confere-se aos maiores de 18 anos, normalmente pessoas com deficiência ou idosos.

O que significa fazer interdição?

INTERDICAO DE PESSOA. Interdição é um ato que retira de determinada pessoa a possibilidade de administrar seus bens. Exemplo: uma pessoa viciada em drogas, que vende seus bens para manter o vício - dilapidando assim seu patrimônio e comprometendo os interesses futuros de seus sucessores hereditários.

DIFERENÇA ENTRE: CURATELA, INTERDIÇÃO E TUTELA

29 questões relacionadas encontradas

Quais os casos de interdição?

Quando a ação de interdição é necessária?
  • Os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tenham o discernimento exigido para praticar tais atos;
  • Os que, por demais causas permanentes, não podem esclarecer sua vontade;
  • Os ébrios habituais (dependentes de bebida alcoólica) e viciados em tóxicos;

O que acontece quando uma pessoa é interditada?

Um primeiro ponto é o que reconhecerá que a pessoa a ser interditada é relativamente capaz para os atos da vida civil. Deste modo, ela poderá praticar atos (comprar, vender, assinar recibos), mas precisará da assistência, ou seja, do acompanhamento do curador.

Para que serve a tutela e curatela?

Tutela e curatela são institutos autônomos e que não possuem relação entre si, embora tenham semelhanças em alguns aspectos. Os dois se prestam ao papel fundamental de proteger pessoas incapazes que necessitam do auxílio de outrem para agir em seu nome e tomar decisões.

Qual a diferença entre tutela e guarda?

A guarda não destitui o poder familiar dos pais biológicos, mas limita o exercício deste poder que é transferido ao guardião. A tutela é forma de inserir o menor em uma família substituta. Pressupõe, ao contrário da guarda, a prévia destituição ou suspensão do poder familiar dos pais (família natural).

O que é ter a tutela de uma pessoa?

Tutela é o instituto jurídico que representa um encargo imposto por lei a uma pessoa capaz, para que esta cuide de uma pessoa menor e administre seus bens. Os filhos menores são postos em tutela: ... O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto.

Onde tirar certidão negativa de Interdição e tutela?

Qualquer pessoa pode solicitar a certidão de tutela e curatela, que será emitida pelo Registro Civil das Pessoas Naturais. Para isso, é necessário estar com os dados da pessoa em mãos, a exemplo do nome completo, filiação, RG e CPF.

Quem não pode ser curador?

Considerando o rol atual, pode ser pedida a curatela em três situações (não cabe curatela para menores de 18 anos): II – os ébrios habituais e os viciados em tóxico; III – aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; IV – os pródigos (art. 1.767 do Código Civil).

Quais os tipos de curatela?

O que é curatela
  • os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
  • os ébrios habituais e os viciados em tóxico;
  • aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade;
  • os pródigos (indivíduos que dilapidam seu patrimônio, mostrando-se incapazes de geri-lo por conta própria).

O que é ser um tutor?

Tutor é aquele indivíduo que foi legalmente incumbido de tutelar alguém, com o encargo de amparar, proteger e defender sua pessoa e seus bens.

O que significa tutor ou tutora?

Significado de Tutora

substantivo feminino Aquela a quem se atribuiu a tutela (de alguém); defensora. [Gramática] Feminino de tutor. Etimologia (origem da palavra tutora). Feminino de tutora.

O que é a guarda?

Guarda é o conjunto de direitos e deveres (responsabilidade), que ambos os pais, ou um deles, exercem em favor dos filhos.

Como funciona a tutela?

A tutela é um instituto que visa proteger o menor cujos pais faleceram, são considerados judicialmente ausentes ou decaíram do poder familiar (art. ... A tutela, por ser um múnus público, proíbe que determinadas pessoas a exerçam (art. 1.735, CC-02) de modo a preservar o superior interesse da criança.

O que é a tutela de menor?

A tutela é um instituto que visa suprir incapacidades de fato e de direito de pessoas que não as tem e que necessitam de proteção. ... A tutela é utilizada quando o menor não tem pais conhecidos ou forem falecidos e quando os genitores forem suspensos ou destituídos do pátrio poder.

Qual a responsabilidade de um curador?

O curador tem a responsabilidade de providenciar os cuidados que o interditado necessita. ... As despesas de cuidado são custeadas pelo patrimônio do interditado, onde o curador deverá prestar contas dos valores utilizados.

Como funciona a curatela?

Para que a curatela seja exercida sobre um indivíduo incapaz, é preciso de um processo judicial, conhecido por “ação de curatela” ou “ação de interdição”. Desse processo, culminará em uma decisão judicial que determinará a incapacidade civil da parte, a indicação do curador e os limites de seu exercício.

Quais são os tipos de tutela e quem pode ser nominado como tutor?

A tutela pode ser requerida por ascendentes, irmãos, colaterais ou qualquer pessoa que conheça a criança ou adolescente, com base nos interesses destes. A tutela tem como sujeitos passivos, também denominados pupilos ou tutelados, os menores de 18 (dezoito) anos, conforme estabelecido no art.

O que o interditado não pode fazer?

“ È um instrumento jurídico que restringe o que a pessoa pode fazer em sua vida civil”. “Em outras palavras, uma pessoa “interditada” não pode assinar contratos de trabalho, administrar conta em banco, etc...” “O objetivo da interdição é proteger a pessoa adulta, seus direitos, seus bens”.

Quais são os direitos de uma pessoa interditada?

O interditado tem direito a receber benefício previdenciário, desde que tenha cumprido os requisitos específicos da modalidade de aposentadoria, ou pensão por morte de seu responsável financeiro (em geral, os pais).

Quando uma pessoa pode ser interditada?

Qualquer situação que demonstre de forma inequívoca a incapacidade de alguém para gerir seus próprios bens e atos da vida civil é apta como fundamento para o pedido de interdição. Em geral, é com um laudo médico que se torna inequívoca a incapacidade, permitindo ao juiz decretar a interdição e nomear um curador.

Quem é o réu na ação de interdição?

I - A ação de interdição como ação única e contínua

Neste processo existe, ainda que de modo difuso, um conflito de interesses, que são os do interditado e daqueles que pleiteiam a interdição, sendo o primeiro réu e os demais os autores na ação.

Artigo anterior
Quais são os espetáculos de ballet mais conhecidos no mundo?
Artigo seguinte
Como mudar o título no LinkedIn?