Qual a data inicial da correção monetária?

Perguntado por: Iris Leite Pereira  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

II- O Termo inicial da correção monetária é a data de vencimento do título. Os juros moratórios são devidos somente após a constituição em mora da devedora, com a citação válida. Inteligência do artigo 219 do Estatuto Processual.

Quando começa a contar a correção monetária?

A correção monetária incide desde a data da prolação da sentença, ou seja, da fixação do valor do dano (STJ, súmula 362). Os juros moratórios, cuidando-se de responsabilidade civil contratual, fluem desde a data da citação ( CPC , art. 219 ).

Qual o termo inicial dos juros e correção monetária?

405 do CC e no art. 219 do CPC, de que o termo inicial dos juros é a data da citação. ... 405 do Código Civil. Quanto à correção monetária, esta se conta a partir da data do efetivo prejuízo, na forma da Súmula 43 do STJ, uma vez que é nesse instante em que se inicia a desvalorização da moeda em relação ao montante devido.

O que diz a Súmula 362 do STJ?

Súmula. Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."

Qual a data final da correção monetária?

1) O termo final para incidência de juros moratórios e correção monetária é o adimplemento da obrigação, na hipótese dos autos, a data dos depósitos judiciais. 2) Não sendo suficientes os valores depositados para quitar o débito, o saldo remanescente deve ser atualizado da data do último depósito e o efetivo pagamento.

COMO FAZER ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA - PASSO A PASSO

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a data do desembolso?

DATA DO DESEMBOLSO. Em se tratando de rescisão de contrato de promessa de compra e venda em que o comprador se encontra inadimplente e enseja a rescisão do contrato, o termo inicial dos juros moratórios deve corresponder a data da citação e da correção monetária a do pagamento de cada prestação a ser ressarcida.

Como é feita a correção monetária de um processo?

De forma geral, o princípio de como atualizar juros e correção monetária é sempre de multiplicar o fator acumulado do determinado índice no período para encontrar o novo valor. Se essa correção é de 15%, basta calcular o quanto esse percentual dá sobre o montante inicial e acrescê-lo para obter o valor final.

Quando começa a contar os juros de mora?

OS JUROS DE MORA INCIDEM A PARTIR DO VENCIMENTO DA OBRIGAÇÃO, DATA EM QUE IMPLEMENTADA A MORA, POIS SE TRATA DE OBRIGAÇÃO POSITIVA E LÍQUIDA.

Quando a sentença não fixa juros e correção monetária?

A sentença não contemplou os juros e a correção monetária e já passou o prazo dos embargos de declaração. ... Incluem-se os juros moratórios na liquidação, embora omisso o pedido inicial ou a condenação.

Quando a sentença é omissa quanto aos juros?

Em sendo a sentença omissa quanto aos juros moratórios e à correção monetária, é necessário que estes sejam incluídos no cálculo do valor exequendo, por serem consectários lógicos da condenação.

Quais as regras aplicáveis para o termo inicial de juros de mora e correção monetária na responsabilidade contratual e extracontratual?

Na responsabilidade civil extracontratual → Os juros de mora incidem a partir do evento danoso, nos termos do art. 398 do CC/2002 e da Súmula 54 do STJ. ... Porém, caso se trate de obrigação positiva e líquida, com vencimento certo, os juros moratórios deverão correr a partir do vencimento da dívida (art. 397, CC/2002).

Quando se aplica juros e correção monetária?

As perdas e danos, nas obrigações de pagamento em dinheiro, serão pagas com atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, abrangendo juros, custas e honorários de advogado, sem prejuízo da pena convencional.

Qual o termo inicial dos juros de mora contra a Fazenda Pública?

Os juros moratórios são devidos quando o adimplemento da Requisição de Pequeno Valor - RPV ocorrer fora do prazo legal de sessenta dias. Neste caso, o devedor estará constituído em mora e os juros moratórios incidirão a partir do fim do prazo de sessenta dias do adimplemento, ou seja, a partir do 61º dia.

Qual a data do efetivo prejuízo?

- O termo inicial para incidência de correção monetária sobre o valor da indenização por danos materiais é a data do efetivo prejuízo, conforme enunciado de Súmula nº 43, STJ.

Qual é a data da sentença?

389 do Código de Processo Penal , a sentença deve ser considerada publicada na data da prática do ato subsequente, que, de maneira inequívoca, demonstre a publicidade do decreto condenatório." (RHC 28.822/AL, Rel. Ministro SEBASTIÃO REIS JÚNIOR, SEXTA TURMA, julgado em 22/08/2011, DJe 13/10/2011).

Qual é a data da prolação da sentença?

A data de prolação da sentença é o marco temporal que define qual diploma legal - CPC/73 ou CPC/15 - deve ser aplicado na fixação de honorários de sucumbência quando se estiver diante de processo pendente ao tempo do advento do novel compêndio.

Qual índice usar para correção monetária de sentença?

"Na falta de estipulação contratual de indexador específico para correção monetária, o índice a ser adotado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, fator oficial de correção da moeda (Provimento n. 13/95 da Corregedoria-Geral de Justiça desta Corte).

Desde quando incidem juros e correção monetária honorários de sucumbência?

A súmula 14 do STJ estabelece que, arbitrados os honorários advocatícios de sucumbência em percentual sobre o valor da causa, a correção monetária incide a partir do respectivo ajuizamento.

Como atualizar valores para cumprimento de sentença?

Para o cumprimento de sentença de quantia líquida e certa, que depende de simples cálculo aritmético, faz-se necessário que o credor apresente o valor de seu crédito através de planilha atualizada da quantia a ser paga pelo devedor.

Como calcular o juros de mora?

Para saber como calcular juros de mora, a gente parte da base de que a taxa máxima desses juros é limitada a 1% do valor da dívida ao mês. Quando o atraso é inferior a 30 dias, o cálculo é proporcional: 0,0333% por dia de atraso, aplicado sobre o valor da conta.

Quando há incidência de juros?

A incidência da correção monetária (adequação do débito à época de seu efetivo pagamento) e dos juros é automática em caso de mora (atraso do credor ou devedor no cumprimento de uma obrigação), não importando se existiu ou não sobre isso previsão específica no acordo firmado pelas partes.

Como calcular juros de mora de 0 33 ao dia?

Juros de 1% ao mês = 0,033% ao dia. 0,033% ao dia x 10 dias de atraso = 0,33%. 500,00 x 0,33% = 1,65. O preço total cobrado por 10 dias de atraso (valor do boleto + valor da multa) será de R$ 501,65.

Como calcular juros e correção monetária de um processo?

Calcule a correção monetária

Afim de saber qual índice aplicar, verifique o índice fixado na sentença ou acórdão ou use o fator que você desejar desde que você tenha fortes fundamentos pra justificar. Depois, basta multiplicar o valor principal (total do débito sem juros) pelo índice escolhido.

Como calcular juros correção monetária?

Como fazer correção monetária? Para fazer a correção monetária, basta consultar qual o fator acumulado do índice de referência no período de análise. Após realizar essa consulta, basta multiplicar o valor que deverá passar pela atualização monetária por esse fator acumulado.

Como atualizar valor monetário?

A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.

Artigo anterior
O que a argila faz no corpo?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para sair o Amarelao do bebê?