Quais são os tipos de análise para o controle da qualidade do leite?

Perguntado por: Paulo Jaime Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

3.4 Análises do Leite
Esses testes são: análise de temperatura, teste do alizarol, análise de índice crioscópico, densidade, teor de gordura, pesquisa de fosfatase e peroxidase, EST e ESD, neutralizantes de acidez e pesquisa de agentes inibidores do crescimento microbiano, (BRASIL, 2011).

Quais são as principais análises do leite?

A qualidade do leite é avaliada por parâmetros físico-químicos (estabilidade ao alizarol, acidez titulável, densidade relativa, índice crioscópico), de composição (gordura, proteína, extrato seco desengordurado) e por padrões higiênico-sanitários (contagem total bacteriana, contagem de células somáticas, detecção de ...

O que é controle de qualidade do leite?

“Na chegada do leite na indústria, devem ser realizadas análises como alizarol, acidez, crioscopia, além de verificar a temperatura de chegada do leite, visando garantir a qualidade do leite a ser recebido para industrialização ou processamento”, destaca a pesquisadora científica do ITAL, Darlila Gallina.

Quais as principais análises no leite cite cada uma delas e as caracterize?

Para avaliar a qualidade e integridade do leite são realizadas várias análises físico-químicas que serão vistas a seguir.
  • Determinação da densidade. ...
  • Determinação da adição de água por crioscopia. ...
  • Determinação da acidez. ...
  • Determinação do extrato seco total. ...
  • Determinação do extrato seco desengordurado. ...
  • Determinação de gordura.

Quais são as principais análises realizadas para atestar a qualidade do leite e qual a finalidade de cada uma delas?

Conheça melhor três desses parâmetros:
  • Contagem de células somáticas (CCS) As células somáticas são células de defesa do sangue do animal que migram para o úbere. ...
  • Contagem Total de Bactérias - CTB. A contagem do total de bactérias é o número de bactérias contidas no leite. ...
  • Resíduos Químicos.

Análise de alimentos 11 - Controle de qualidade de leite e derivados

29 questões relacionadas encontradas

Qual a importância das análises de qualidade do leite?

Os resultados obtidos servem a diferentes propósitos, como avaliar a composição e qualidade higiênica do leite produzido e a situação da mastite subclínica no rebanho, além de dar suporte à identificação de problemas nutricionais e de manejo para melhor gerenciamento dos sistemas de produção.

O que é a qualidade do leite?

Para Maria Edi, é considerado leite de qualidade aquele cuja composição química (gordura, proteína lactose e minerais), microbiológica (contagem total de bactérias), organoléptica (sabor, odor e aparência) e número de células somáticas atendam parâmetros de qualidade exigidos internacionalmente.

O que é CBT e CCS?

Termos muito comuns na produção de leite, a CCS (Contagem de Células Somáticas) e a CBT (Contagem Bacteriana Total) se referem a importantes parâmetros da qualidade do leite.

Como garantir a qualidade do leite?

São eles:
  1. Garanta a sanidade do ambiente dos animais.
  2. Procure cumprir uma rotina para ordenhar as vacas diariamente.
  3. Oriente que o ordenhador tenha bons hábitos de higiene.
  4. Faça o teste da caneca telada ou de fundo preto antes de iniciar a ordenha.
  5. Desinfete os tetos das vacas.

Como é feita a análise Microbiologica do leite?

A confirmação da presença de Coliformes Termotolerantes foi feita por meio da incubação em caldo EC, com incubação em temperatura 45+ 0,2 ºC em banho-maria com agitação por 24 a 48 horas. Foram considerados positivos os tubos que apresentaram gás nos tubos de Durhan.

Como fazer análise microbiológica do leite?

As amostras de leite são aquecidas para simular a pasteurização a 62,8ºC por 30 minutos. Contagem acima de 200 é considerada elevada. Alta CTLP está geralmente associada à má limpeza crônica do equipamento de ordenha e vacas consistentemente sujas.

Como analisar densidade do leite?

A determinação da densidade é feita com um aparelho, o termolactodensímetro. A densidade abaixo do mínimo fornece uma indicação de adição de água no leite e, eventualmente, poderá indicar também problemas de saúde da vaca, ou mesmo problemas nutricionais.

Quais os objetivos da análise físico-química do leite?

As análises físico-químicas visam avaliar o valor alimentar e ainda detectar possíveis fraudes no leite (MUJICA et al., 2006). Portanto, as análises desta natureza possibilitam verificar a qualidade do leite produzido e comparar os resultados com os requisitos estabelecidos pela Instrução Normativa 62 (BRASIL, 2011).

Quais os fatores que influenciam na qualidade do leite?

Produção de leite: 5 fatores que influenciam na qualidade final
  1. Alimentação e nutrição animal. A alimentação das vacas leiteiras é o primeiro aspecto de cuidado quando falamos na produção de leite. ...
  2. Saúde e bem-estar animal. ...
  3. Higiene da ordenha. ...
  4. Qualidade da água. ...
  5. Temperatura de armazenamento e transporte.

O que é CBT do leite?

Contagem bacteriana total (CBT)

A CBT indica a contaminação bacteriana do leite e reflete a higiene de obtenção e conservação do mesmo.

O que significa CBT trator?

A Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi uma empresa brasileira fabricante de motores e tratores.

Qual o limite de CCS no leite?

Os limites máximos de CCS para aceitação do leite nas indústrias são regulamentados na maioria dos países, sendo os mais comuns entre 400.000 e 750.000 células/mL. Na Comunidade Européia e na Nova Zelândia, o limite (células/mL) é <400.000, no Canadá é 500.000 e nos Estados Unidos é 750.000.

Qual o leite de melhor qualidade?

Comparação dos Melhores Leites

Agora você já sabe que os melhores leites do mercado são: PIRACANJUBA - Leite Integral Piracanjuba. NESTLÉ - Leite Ninho Semidesnatado. PIRACANJUBA - Leite Desnatado Zero Lactose Piracanjuba.

O que é o pH do leite?

Outros compostos no leite atuam como agentes tamponantes, de modo que a mistura de leite com outros produtos químicos aproxima seu pH do neutro. O pH de um copo de leite de vaca varia de 6,4 a 6,8. O leite fresco da vaca normalmente tem um pH entre 6,5 e 6,7.

Qual a importância das análises de verificação de qualidade do leite realizadas na plataforma de recepção da indústria?

O objetivo da determinação da densidade é verificar a relação massa/volume do leite. A análise auxilia na descoberta de fraudes, principalmente pela adição de água. A escala da densidade dentro dos padrões varia de 1028 g/ml a 1034 g/ml a 15 ºC.

Qual a densidade correta do leite sem alteração?

Segundo a legislação brasileira, os valores da densidade do leite devem variar entre 1,028 a 1,034 g/mL a 15ºC; quando não for medida nessa temperatura, correções são feitas.

O que altera a densidade do leite?

A densidade do leite consiste na soma das seguintes fases: gordura, extrato seco desengordurado (ESD) e água. Ela é determinada por métodos analíticos e pode sofrer alterações decorrentes de fatores como a composição e adulterações do leite.

Qual a densidade do leite integral?

Para o leite UHT desnatado a densidade foi 1,025 e para o integral foi 1,026. Os valores obtidos neste estudo estão dentro do limite citado pela RIISPOA (1977) para o leite in natura que é de 1,028 a 1,030g/ml.

O que é a microbiologia do leite?

Microbiologia do Leite

O leite é um líquido muito nutritivo, com proteínas de alto valor biológico, carboidratos, triglicerídeos importantes e vitaminas, tornando-se um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos, principalmente as bactérias.

Artigo anterior
Como manusear materiais perfurocortantes?
Artigo seguinte
Como analisar os índices de liquidez?