Como manusear materiais perfurocortantes?

Perguntado por: Davi Raúl Carvalho Gonçalves Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes. Nunca reencape e faça a desconexão manual de agulhas. Sempre efetue o acionamento e de forma correta dos dispositivos de segurança quando presentes nos materiais perfurocortantes.

Como é realizado o manuseio e descarte de objetos Perfuro-cortantes utilizados por técnicos e auxiliares de enfermagem?

No momento do descarte dos perfurocortantes, as agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas. É vedado à desconexão manual, assim como não se deve quebrar, entortar ou recapear agulhas ou qualquer material perfurocortante após o uso.

Como deve ser realizado o descarte e manuseio de materiais perfurocortantes?

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

Quais cuidados devem ser tomados com materiais perfurocortantes?

Cuidados com materiais perfuro-cortantes:
  • Máxima atenção durante a realização dos procedimentos;
  • Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes;
  • As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos;

Qual NR fala sobre materiais cortantes?

Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.

Manuseio de perfurocortantes

33 questões relacionadas encontradas

O que determina a NR 32 em relação aos materiais Perfuro-cortantes?

objetos pérfuro-cortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. Descarte as agulhas e outros materiais pérfuro-cortantes, sem reencapar, den- tro da caixa apropriada, obedecendo ao limite de enchimento. o descarte seguro dos mesmos.

Qual NR fala sobre risco de corte?

NORMA REGULAMENTADORA 32 - NR 32.

Quais os cuidados com resíduos perfurocortante utilizados nos procedimentos assistenciais nas unidades básicas de saúde?

Devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento.

Qual protocolo básico em caso do trabalhador se acidente com material perfurocortante potencialmente contaminado com material biológico?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que são acidentes com Perfuro-cortantes?

Os ferimentos com agulhas e materiais perfurocortantes são considerados, em geral, extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir vários patógenos, sendo os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos.

Como realizar o descarte de agulhas?

O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.

Qual a importância do descarte correto dos materiais perfuro cortante?

O descarte de agulhas e seringas, quando realizado de forma segura, ajuda a diminuir os impactos ambientais e ainda evita o risco de acidentes e transmissão de doenças para os profissionais de saúde, pacientes e catadores de resíduos.

Como proceder para descartar seringas e agulhas?

Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.

Quais condutas serão realizadas em caso de acidentes com perfuro cortante e por quê?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Quais os cuidados que deverão ser usados após acidente com um profissional acidentado com material Perfuro-cortante?

Quais ações devem ser realizadas após um acidente com perfurocortantes?
  • Acolhimento e registro do atendimento ao profissional acidentado;
  • Identificar fatores de maior e menor gravidade durante histórico do acidente de trabalho e risco da exposição;

Como proceder após contaminação com material infectado?

A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.

Quais os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico?

Os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico incluem cuidados locais na área exposta, recomendações específicas para imunização contra tétano e, medidas de quimioprofilaxia e acompanhamento sorológico para hepatite e HIV .

Quais os principais sacos de lixo utilizados no serviço de saúde?

Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão. A5 – Saco Vermelho: Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons.

O que deve ser descartado no Descarpack?

DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.

Quais são as etapas do gerenciamento dos RSS na atenção básica?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

O que diz a NR 37?

A Norma Regulamentadora NR-37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo) foi desenvolvida com o intuito precípuo de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, assim como contribuir para preservar o meio ambiente marinho e a integridade das diferentes plataformas envolvidas em todo este processo produtivo ...

O que é NR 36?

A NR 36 determina que o mobiliário de trabalho da indústria de abate e processamento de carne e derivados ao consumo humano satisfaça às características antropométricas dos trabalhadores, proporcionando condições de boa postura, de boa visualização e operação.

O que é o NR 35?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

Quais os cuidados com os Perfuro-cortantes conforme a NR 32?

Para seleção dos materiais perfurocortantes com dispositivo de segurança devem ser analisados o desempenho da substituição do produto a partir das perspectivas da saúde do trabalhador, dos cuidados ao paciente e da efetividade, para posterior decisão de qual material adotar.

O que é NR 32 e qual seu objetivo?

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Artigo anterior
O que é AFIS aviação?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de análise para o controle da qualidade do leite?