Quais são as principais características da revolução verde?
Perguntado por: Mateus Figueiredo de Simões | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)
A Revolução Verde foi um fenômeno marcado pelo emprego da tecnologia no meio rural, suas principais características relacionavam-se com a utilização de máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas e outros mecanismos que propiciaram o aumento da produção agrícola.
Quais as características da Revolução Verde?
A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.
São características da Revolução Verde exceto?
São características da Revolução Verde as afirmativas abaixo, exceto: a) Entre as práticas desenvolvidas e ampliadas durante a Revolução Verde, estão a mecanização agrícola e uso de fertilizantes, agrotóxicos e sementes produzidas em laboratório.
Quais são os principais pilares da Revolução Verde?
- alteração na genética das sementes.
- aplicação sem precedentes de produtos químicos, a exemplo de fertilizantes e pesticidas.
- produção altamente mecanizada.
- monocultura.
- melhoria de técnicas de plantio.
Não é uma característica da Revolução Verde?
A Revolução Verde é marcada pela adoção de práticas de cultivo alicerçadas na intensa utilização de agrotóxicos. Portanto, a agricultura orgânica não é uma característica da Revolução Verde.
REVOLUÇÃO VERDE | Geografia | Quer Que Desenhe | Descomplica
Não é característica básica da agricultura moderna?
Não pode ser indicada como característica básica da agricultura moderna: * a intensa mecanização de suas atividades. o uso cada vez maior de mão de obra. a aplicação de fertilizantes químicos e a utilização cada vez maior.
Quais são os pontos negativos da Revolução Verde?
- desmatamento;
- erosão e esgotamento do solo;
- alteração do ecossistema para o plantio de monocultura;
- utilização de agrotóxicos prejudiciais à saúde humana;
- priorização dos latifúndios em detrimento da agricultura familiar;
- êxodo rural.
Qual é o principal objetivo da Revolução Verde?
A Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.
O que vem a ser a Revolução Verde?
Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.
Qual era o principal slogan da Revolução Verde?
Na época, a empresa adotou como slogan o fim da fome no mundo. O programa aplicado na agricultura mexicana resultou em plantas com maior desempenho no campo e que fizeram o país, antes importador, autossuficiente na produção de trigo.
Quais são as vantagens e desvantagens da Revolução Verde?
Pontos Positivos e Negativos
A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde.
Quais são as consequências da Revolução Verde?
O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental, assim como prejudicaram animais e plantas.
Por que a Revolução Verde não resolveu o problema da fome?
O aumento da produtividade agrícola foi expressivo, porém, a Revolução Verde não eliminou o problema da fome, pois os produtos plantados nos países em desenvolvimento (Brasil, México, Índia, entre outros), basicamente cereais, eram exportados em grande parte para países ricos industrializados como os Estados Unidos, ...
O que foi a revolução transgênica?
A Revolução Transgênica
Através de técnicas utilizadas para alteração de genes em diferentes organismos, com a fusão de genes de espécies diferentes que jamais se cruzariam na natureza, foram criadas diversas variedades transgênicas ou OGMs (Organismos Geneticamente Modificados).
Quais os pontos positivos e negativos do cultivo de transgênicos?
Os OGM apresentam vantagens e desvantagens. Destacam-se como vantagens, a resistência das culturas a pragas e doenças e consequente aumento de produção, e a melhoria nutricional dos alimentos.
O que foi e quais foram as consequências da revolução agrícola?
Uma das mais significativas descobertas do período Neolítico foi a agricultura. Essa descoberta deu origem a Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo.
Quais são as características básicas da agricultura moderna?
Dentre as principais características dessa modernização da agricultura estão maquinários, novas práticas de cultivo, inovações genéticas nas sementes, a agricultura 4.0 e também Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Quais são as principais características da agricultura moderna?
A agricultura moderna é sustentada pelas inovações tecnológicas, promovendo investimento constante na seleção das melhores toxinas, enzimas ou hormônios para o controle de pragas e no desenvolvimento de sistemas práticos de produção e distribuição, reduzindo o impacto desses produtos no meio ambiente.
Quais são os tipos de agricultura moderna?
Agricultura comercial (moderna)
Esse tipo de agricultura corresponde à monocultura, ou seja, é cultivado um único produto agrícola. Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente.
Por que o aumento da produção mundial de alimentos não resolveu o problema da fome no mundo de exemplos para embasar sua resposta?
Esse problema é conseqüência do “desvio” da produção, ou seja, os alimentos produzidos em países subdesenvolvidos não atendem, em muitos casos, o mercado interno e sim o mercado externo, direcionando para países desenvolvidos. Outro fator determinante é a produção de grãos usados para alimentar animais.
Porque o aumento da produção mundial de alimentos não resolveu o problema da fome no mundo?
“Temos uma concentração de renda muito grande. Se, por um lado, temos pessoas passando fome, por outro, temos o problema da obesidade, que é cada vez maior. Haveria, então, um problema ligado à renda e à educação, que estaria dificultando o acesso aos alimentos.
Por que a fome permanece como um problema mundial?
O problema da fome relaciona-se à falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos. Assim sendo, a fome no mundo está relacionada com a questão econômica, vinculada diretamente à miséria que algumas pessoas e boa parte dos países sofrem.
Quais são as consequências da modernização da agricultura?
Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.
Quais são as vantagens e as desvantagens da modernização da agricultura?
Resposta: Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).
Por que ainda há fome no mundo?
Causas da Fome
Reforma agrária precária. Má administração dos recursos naturais. Conflitos Políticos e Civis. Políticas econômicas mal planejadas.
O que é Apec?
Como reverter impotencia por diabetes?