Qual a função da elaboração onírica e como ela acontece?

Perguntado por: Paulo Maia Nunes  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Os sonhos são um balanço parcial, tanto somática quanto psicologicamente. Freud indica que do ponto de vista biológico, a função dos sonhos é permitir que o sono não seja perturbado. Sonhar é uma forma de canalizar desejos não realizados através da consciência sem despertar o corpo.

Como Freud explica a elaboração onírica?

Freud aponta a elaboração onírica como um processo que pode acontecer de quatro formas: condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária.

Quais os mecanismos que operam no processo de elaboração onírica?

Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

Como se dá o processo de distorção da elaboração onírica?

Acredita-se que a distorção a qual é submetido o sonho é produto da não absorção de algo, proibido pela nossa censura interna. Assim, a função do sonho é a realização disfarçada dos desejos recalcados.

O que é produção onírica?

Segundo Freud (1900), a produção onírica dos sonhos é um material precioso no processo de análise, porque condensa, em forma de imagens, informações inconscientes sobre o paciente, que podem ser trabalhadas por meio dos relatos no contexto terapêutico.

Sonho e a Elaboração onírica

29 questões relacionadas encontradas

O que é atividade onírica?

O que é Onírico:

Os chamados devaneios oníricos acontecem quando o indivíduo está em estado de inconsciência, seja por motivos mecânicos (alcoolizado, drogado ou com alucinações provenientes de um estado patológico) ou naturais, como durante o sono ou o extremo cansaço físico e/ou mental.

O que é um pensamento onírico?

O pensamento onírico é o trabalho psicológico predominantemente inconsciente que realizamos durante o sonho. Sonhamos continuadamente, estejamos acordados ou dormindo (Bion, 1962a/1977).

O que é deformação Onirica?

Freud chama de Deformação Onírica, o processo no qual o sonho que recordamos após acordar é submetido a uma deformação, com o intuito de recalcar um desejo, sentimento ou pensamento que não condiz com o aceito moralmente, e que causa repúdio, sendo o recalcamento um mecanismo de defesa contra uma ameaça que pode causar ...

O que é interpretação onírica?

É um equívoco pensar que a interpretação dos sonhos é apenas um interesse do misticismo ou da religiosidade: a Psicanálise propõe-se à análise onírica, significando suas funções e enfatizando as contribuições desta ao próprio processo terapêutico do sonhador. ...

Como se dá o processo de formação dos sonhos por que os sonhos são considerados por Freud a via régia para o ICS?

O sonho pode ser entendido como a expressão de uma série de desejos, que encontram nele a única via para a consciência. É por isto também que o sonho será entendido por Freud como a via régia para o inconsciente, uma vez que é sua manifestação mais direta.

Quais os mecanismos de defesa da psicanálise?

Os 9 Mecanismos de Defesa na psicanálise
  • Recalcamento, recalque ou repressão.
  • Negação.
  • Regressão.
  • Deslocamento.
  • Projeção.
  • Isolamento.
  • Sublimação: um dos principais mecanismos de defesa.
  • Formação reativa.

Quais são os mecanismos do sonho segundo Freud?

Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.

Quais são os mecanismos dos sonhos?

Freud criou a teoria sobre o trabalho do sonho (distorção no sonho para proteger o sujeito do carácter ameaçador dos seus desejos), em que fala dos mecanismos da condensação e do deslocamento. A condensação é como juntar no sonho parte das vivências do quotidiano com outras censuradas, provocando confusão.

O que é elaboração secundária Freud?

A ELABORAÇÃO SECUNDÁRIA pertence à DEFORMAÇÃO ONÍRICA, acontece no pré-consciente e cumpre com a CENSURA, ajustando o CONTEÚDO LATENTE do sonho às necessidades da vida de vigília. Portanto, o pré-consciente dá coerência ao sonho ao transformá-lo em algo inteligível, tal como nossa vida de vigília exige.

O que é elaboração psicanálise?

Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Esta função caracteriza-se na capacidade psíquica que permite fazer face às tensões provocadas pelas modificações existentes no meio ambiente, ou pelas próprias modificações que ocorrem no próprio indivíduo.

Como o analista faz a interpretação dos sonhos?

A Psicanálise de Freud na interpretação dos sonhos

Como sabemos a psicanálise proporciona a cura pela fala, onde o paciente traz o conteúdo que o incomoda, e em contrapartida, o analista recebe aquele conteúdo e apoia o paciente a elaborá-lo, logo a escuta torna-se central na condução do analista.

Qual a diferença da elaboração onírica para o trabalho de interpretação nos sonhos?

O trabalho do sonho não pensa, não é uma força criadora, mas apenas transformadora do conteúdo latente que são os pensamentos do sonho. A elaboração onírica é o nome de toda a soma de processos transformadores que convertem os pensamentos oníricos latentes em sonho manifesto.

O que é uma narrativa onírica?

As narrativas oníricas são fragmentos de experiências extra(ordinárias) que podem produzir interpelações sobre o lugar social ocupado pelo sonhante e por aquelas pessoas que exercitam a escuta, construindo espaços de partilha sobre imaginários, impressões e afetos.

Como criar um símbolo onírico?

1) Invente um símbolo onírico. É algum objeto que diz a você que está num sonho (exatamente como em Inception). Por exemplo, se um elefante cor-de-rosa aparecer, você saberá que está sonhando. Concentre-se no símbolo e na ideia de que, quando ele aparece, você está num sonho.

Qual a diferença entre o consciente o subconsciente e inconsciente?

De acordo com estudos de Freud, o inconsciente tem a capacidade de desencadear doenças, neuroses, distúrbios e outros problemas mentais. Por sua vez, o subconsciente está localizado abaixo da consciência e pode ser facilmente acessado se você se esforçar para isso.

Quais significados dos sonhos?

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

Porque o inconsciente se manifesta?

A noção de inconsciente na psicanálise, surgiu das experiências de tratamento realizadas por Freud, que demonstrou que o mundo psíquico não pode ser reduzido aos conteúdos conscientes e que certos conteúdos só se tornam acessíveis depois que superamos algumas resistências ou repressões.

O que é pensamento vago?

Pensamento vago: pensamento muito ambíguo, falta de clareza e precisão no raciocínio (sinais iniciais da esquizofrenia, demências iniciais, transtornos de personalidades).

O que é pensamento onipotente?

Onipotente: é um ser superior, capaz de dirigir todas as coisas existentes.

O que é trabalho do sonho?

Na psicanálise, o trabalho de elaboração do sonho é o processo pelo qual este conteúdo latente é transformado em conteúdo manifesto. Este processo é guiado por mecanismos que ocorrem simultaneamente e que obedecem a uma lógica própria ao inconsciente – com o objetivo final de escapar da censura.

Artigo anterior
Como o gelo é formado?
Artigo seguinte
Como saber se o documento está em CMYK?