O que é folga radial e axial?

Perguntado por: Fernando Melo  |  Última atualização: 22. April 2022
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A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis. Além da folga C3 há outras indicações de folga, como C2, C4, C5, C9NA, etc.

O que é uma folga radial?

A folga axial é quando movimentamos o virabrequim para dentro e para fora, enquanto a folga radial é quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo, buscando folga de bronzinas ou mancais.

O que é radial e axial?

Radial e axial são palavras usadas no contexto da Física. Uma força axial se estende segundo o eixo longitudinal de uma barra, enquanto que a força radial se verifica de um ponto central para fora.

Qual a diferença entre folga C3 e C4?

C3 é o nome dado à uma folga interna, que é maior que a normal. Assim, como a C3, há outras indicações de folgas, como C2, C4, C5, entre outras. Essa folga interna de um rolamento é definida pela distância total através do anel que pode ser removido em relação ao outro, na direção radial ou axial.

O que é uma folga C3?

Sendo assim, a folga C3 é uma folga interna levemente maior que a folga normal. A folga interna de um rolamento deve ser selecionada com muito cuidado sempre avaliando os ajustes de eixo e alojamento. Alguns fabricantes até recomendam que, em operações de acima de 80°C, a folga aplicada deverá ser a C3.

Medindo folga radial e axial do virabrequim..

33 questões relacionadas encontradas

Qual a folga de um rolamento C3?

Folga mínima: 8 micrômetros. Folga máxima: 23 micrômetros.

Como saber se o eixo virabrequim está ruim?

Para saber se o virabrequim está com problemas, preste atenção a alguns sinais que indicam possíveis danos, como: presença de metais ou água no óleo lubrificante; excesso de barulhos de metal com metal; alto consumo do óleo lubrificante; aumento no consumo de combustível; superaquecimento do motor etc.

O que causa folga no virabrequim?

Desgaste e condições da peça

As condições operacionais extremas e descuidadas causam um desgaste diário. Se for deixado de lado sem a manutenção adequada ou verificação da peça, pode acarretar a flexão, deformação ou rachaduras no virabrequim.

O que quer dizer radial?

De forma raiada; disposto em raios, em relação a um centro. 4. [ Anatomia ] Relativo ao rádio, osso do antebraço ou localizado perto dele (ex.: pulso radial).

O que quer dizer carga axial?

Já a carga axial, é a carga que o rolamento recebe no sentido do eixo, ou seja, lateral. É possível também encontrar rolamentos que suportar cargas combinadas, ou seja, carga axial e radial atuando simultaneamente.

O que é uma linha Axial?

Linhas axiais são as maiores linhas retas capazes de cobrir todo o sistema de espaços abertos de um determinado recorte urbano (HILLIER; HANSON, 1984). Juntamente com os espaços convexos, elas são a unidade básica de análise utilizada pela Sintaxe Espacial.

O que é folga do rolamento?

A folga interna do rolamento (fig. 1) é definida como a distância total através da qual um anel do rolamento pode ser movido em relação ao outro na direção radial (folga interna radial) ou na direção axial (folga interna axial).

O que causa folga no motor?

Folgas aumentam quando o motor se desgasta

Quando vão envelhecendo, as folgas no motor aumentam e o nível do cárter vai baixando mais rapidamente, devendo ser completado com frequência cada vez maior.

O que é folga no mancal?

As folgas nos mancais são espaçamentos entre a peça que realiza a rotação (eixo) e o mancal. São milimétricas suas folgas, mas, quando não estão adequadas, podem prejudicar o funcionamento total do equipamento. Para evitar esse desajuste, é aplicado o fio de chumbo para medir folga em mancal.

Como medir o colo do virabrequim?

Com um micrômetro mede-se o desgaste dos colos para saber quanto deverá ser usinado. As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas.

Quando trocar a polia do virabrequim?

As recomendações que utilizamos como referência são as utilizadas na Europa e nos Estados Unidos e orienta a troca da polia a cada 60.000 Km ou em caso de deslocamento entre anel e miolo da polia ou barulho agudo que significa que a borracha já está comprometida.

Qual a função do eixo virabrequim no motor?

Para que serve o virabrequim? A função desse componente é transformar o deslocamento proveniente do sobe-e-desce dos pistões em movimento de rotação. Grosso modo, é o virabrequim que transmite a energia gerada pelo propulsor para a transmissão, que a distribui para as rodas motrizes do veículo.

O que faz quebrar virabrequim?

A principal causa da ruptura do virabrequim se deve a torção deste. QUANTO MAIOR FOR A TORÇÃO SOFRIDA PELO VIRABREQUIM, MAIOR SERÁ A PROBABILIDADE DESTE VIR SE ROMPER .

Como calcular a folga de um rolamento?

4) Com um calibrador de lâminas de 0,03mm ou maiores, medir a folga inicial existente entre o anel externo e o rolo do rolamento que esteja mais livre. Estando o rolamento apoiado sobre o anel externo, medir a folga no rolo que esteja mais acima. Estando apoiado no eixo medir no rolo que esteja mais abaixo.

O que significa 2RS C3?

O que quer dizer o 6201 ZZ ou o 6305 2RS C3? O primeiro número, 6, diz respeito ao tipo de rolamento. No exemplo, é um rolamento fixo de uma carreira de esferas. O segundo número, 3, é a série do diâmetro do rolamento.

Qual a tolerância do eixo para rolamento?

Para rolamentos de rolos cônicos com carga leve ajustados através de um anel interno, deve ser usada a classe de tolerância js5 ou js6. 9) A classe de tolerância f6 pode ser selecionada para rolamentos grandes, para proporcionar um deslocamento fácil.

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