Precisa de anestesia para fazer obturação?

Perguntado por: Júlia Costa  |  Última atualização: 16. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

Anestesia local: a obturação pode ser realizada sem a necessidade de anestesia. No entanto, se a área tratada for extensa, ou o paciente sensível à dor, o profissional pode optar por “adormecer” o local e tornar o procedimento mais confortável.

Precisa de anestesia para fazer restauração no dente?

A restauração é realizada, na maioria das vezes, sob anestesia local, permitindo que o paciente não sinta dor durante os procedimentos dos dentes. Existem situações em que este procedimento pode ser feito sem qualquer anestesia, não provocando dor.

Tem como tirar cárie sem anestesia?

Como esse processo é indolor, o uso da anestesia não é necessário. Segundo membros da Associação Brasileira de Odontologia, o gel de papaína já é usado no Brasil há duas décadas, especialmente em pacientes com fobia de agulhas, necessidades especiais e crianças.

Quantas horas leva uma obturação?

Após a solidificação do material, seu dentista irá polir o material até que ele se iguale ao brilho do restante da superfície dos dentes. O procedimento normalmente leva de 30 minutos a uma hora para ser finalizado. Caso você pretenda restaurar mais de um dente, mais tempo e visitas adicionais deverão ser marcadas.

Como é feita a obturação de um dente?

A obturação é um procedimento relativamente simples e que deve ser feito no consultório do dentista sob anestesia local, sendo colocado um material conhecido como obturador no dente a ser tratado para evitar comprometimento da raiz do dente e surgimento de complicações, como a perda do dente, por exemplo.

Para RESTAURAR | OBTURAR o DENTE é preciso ANESTESIAR?

31 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre restauração e obturação?

Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.

Qual é a diferença entre canal e obturação?

A obturação consiste no selamento do canal radicular, portanto, da raiz do dente. Ela evita que essa parte fique exposta e sujeita a inflamações e infecções. Já a restauração tem como foco o reparo da parte externa do dente, recuperando sua estrutura. É muito realizada em tratamentos de canal, sendo a última etapa.

Qual anestesia para restauração?

A anestesia é a mesma utilizada para procedimentos de restauração (popularmente conhecida como "obturação") ou para procedimentos de extração. Normalmente é usada a anestesia infiltrativa, ou seja, anestesia simples com um anestésico mais potente do que aquele usado em restaurações.

O que não pode fazer depois da obturação?

Quando um dente está cariado, seu esmalte fica comprometido e não pode mais ser recuperado. Contudo, é preciso conter a lesão e reconstruir essa estrutura calcária, o que é fundamental para evitar complicações ainda maiores.

Como fica o dente depois de uma obturação?

Após uma obturação a sensibilidade dentária tem curta duração e geralmente ocorre porque o procedimento impactou o nervo localizado nas camadas mais profundas do dente. As camadas externas do dente, o esmalte e o cemento, geralmente protegem o nervo da exposição.

Porque tirar cárie dói?

Na realidade, o tratamento para cáries é indolor, pois o cirurgião-dentista aplica anestesia para que o paciente não sinta dor. No entanto, a aplicação da anestesia é um processo que incomoda bastante o paciente. Por incrível que pareça, ainda há pessoas que sentem medo de agulha.

Por que dói pra tirar cárie?

Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa. As lesões superficiais, ainda no início, limitam-se ao esmalte. E como o esmalte não tem terminações nervosas, não causa dor.

Quanto tempo leva para a cárie destruir o dente?

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

É possível remover cárie escovando os dentes?

É possível tirar a cárie só escovando os dentes? A escovação dos dentes faz parte do processo de higiene bucal preventivo, portanto, não é capaz de tratar situações como a cárie, sendo necessário procurar um(a) dentista para realizar o tratamento.

É possível ter cárie e não sentir dor?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, Daniel afirma que sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente.

Como se chama a massinha que coloca no dente?

Massinha Tampa Burraco Dente Quebrado Branco Seca Sozinho | Shopee Brasil. Indicação. Indicado para restaurações provisórias. Utilizado durante os procedimentos endodônticos, em especial quando se realiza o curativo de demora e após obturações dos canais radiculares.

É normal fazer restauração no dente e ficar doendo?

Não é comum sentir dor no dente restaurado há algum tempo, apesar de possível. A restauração pode se soltar, desgastar ou até mesmo fraturar depois de algum tempo. Isso pode causar dores e sensibilidades na área atingida, por conta da exposição da raiz do dente. Quando identificar a dor, procure um dentista.

Quantas vezes um mesmo dente pode ser restaurado?

Não há limite para restaurar um dente.

É normal o dente restaurado doer?

Após a obturação de um dente, é comum ocorrer sensibilidade temporária. Isso pode ser devido ao impacto no nervo do dente durante o procedimento. A sensibilidade geralmente desaparece em alguns dias ou semanas, à medida que o nervo cicatriza.

Quem não pode tomar anestesia no dentista?

Além dos idosos, pessoas que têm condições como doenças cardíacas, especialmente insuficiência cardíaca congestiva, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer, ou que tiveram um derrame antes, também estão mais em risco.

Como anestesiar o dente em casa?

O óleo de cravo pode ser o remédio que você precisa, caso não consiga ir ao dentista imediatamente. O cravo contém um ingrediente ativo que adormece os nervos da boca, proporcionando alívio temporário até que possa buscar ajuda profissional.

Onde aplica anestesia no dente?

Por meio da anestesia local, o dentista consegue bloquear essa condução nervosa na região que recebe a anestesia, facilitando o tratamento. No caso, a anestesia odontológica local é aplicada na gengiva do paciente. Ela é indicada para todos os tratamentos que possuem expectativa de dor, como os cirúrgicos.

Qual o valor de uma obturação de um dente?

O valor restauração de dente varia de acordo com o caso do paciente, material utilizado e número de dentes a serem tratados. No entanto, o preço médio da restauração dentária é de R$ 100,00 a R$ 300,00 por dente.

Pode obturar um dente com canal?

No tratamento endodôntico, realiza-se a obturação do canal radicular, e este procedimento busca prevenir ou tratar o desenvolvimento de lesões perirradiculares, devolvendo saúde ao elemento dental.

Como saber se o dente precisa de obturação?

Quando é necessário efetuar uma obturação? É necessário efetuar uma obturação ou restauração odontológica quando o paciente apresenta uma perda dos tecidos duros do dente, quer seja provocada por cárie dentária, quer por desgaste ou fratura dos mesmos.

Artigo anterior
Porque trocar os bicos do fogão?
Artigo seguinte
Qual a finalidade do condomínio?