Como ficou a participação política após a reforma de Sólon?
Perguntado por: Duarte Gil Nogueira de Barbosa | Última atualização: 5. September 2024Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)
Depois de Sólon, também foram estabelecidas instituições importantes para as discussões dos assuntos políticos da cidade. Essas instituições foram a Eclésia, assembleia popular, e a Bulé, conselho formado por 400 pessoas (100 representantes de cada uma das tribos da cidade).
Quais foram as mudanças feitas por Sólon?
Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.
Qual foi a importância das reformas de Sólon?
Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito e promulgou uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas (594 a. C.). Implantou reformas políticas e regulamentou o exercício do poder nas diversas categorias sociais.
Em que consistiu essa reforma do Sólon?
Do ponto de vista econômico, Sólon aboliu a escravidão por dívidas e proibiu que elas pudessem ter como garantia a própria pessoa, determinando, até, que atenienses vendidos como escravos no exterior fossem recomprados e trazidos de volta à Atenas.
Qual foi a grande mudança na Lei de Drácon e qual sua utilidade?
Uma peculiaridade no Código de Drácon, era a inexistência de pena em casos de "homicidio involuntário" (atualmente conhecido como homicidio culposo), visto que nestes casos a administração da justiça é que resolvia o entrave, colocando nas mãos do estado a administração da justiça em caso de assassinato.
Democracia Ateniense
Qual foi a principal medida da lei de Sólon?
Primeiramente, Sólon decretou o fim da escravidão por dívidas e a libertação de todo ateniense que fosse alvo dessa prática. Logo em seguida, dividiu a população em faixas de renda e criou novas instituições políticas: a Bulé, a Eclésia e o Helieu.
Quem foi Drácon e qual era a principal característica de suas leis?
Sua legislação mais famosa é conhecida como "Código de Drácon", que foi escrito em 621 a.C. Essas leis eram notórias por sua dureza, aplicando punições desproporcionalmente severas para uma série de delitos. Por exemplo, suas leis estabeleciam a pena de morte para uma variedade de crimes, incluindo o roubo.
Qual foi a importância de reformadores como Sólon e Clístenes para Atenas?
Nesse contexto, os reformadores Drácon e Sólon empreenderam medidas que abriram caminho para o atendimento de uma boa parte dessas reivindicações. A adoção de leis, o fim da escravidão por dívidas e a reorganização das assembleias foram pontos significativos nesse processo de transformação.
Quem era considerado cidadão no governo de solo?
Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Quem foi o primeiro tirano de Atenas?
Pisístrato, o primeiro tirano da Grécia. O primeiro tirano de Atenas foi Pisístrato. Filho da aristocracia, o governante colocou-se no poder.
Quem eram as pessoas que não podiam participar das decisões políticas?
Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo.
Quem foi o criador da democracia?
foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.
Qual é a principal diferença entre a democracia ateniense e a atual democracia brasileira?
Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.
Qual é a característica do governo espartano?
Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides. Os comandantes do exército esparto eram os próprios reis e cabia a eles também as funções relacionadas aos assuntos religiosos e militares.
Quem tinha direito ao voto em Atenas?
Podiam participar somente os cidadãos livres e com direitos políticos (pois eles poderiam ser perdidos), nascidos em Atenas, maiores de 30 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses.
Quais grupos eram excluídos das decisões políticas?
Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política.
O que era antes da democracia?
Refere-se a um tipo de governo em que uma grande parcela da população participa das decisões. É objeto de debate entre os pensadores políticos ao longo do tempo, aliás, como tudo que envolve o poder. Costuma ser pensada como um dos tantos legados que os gregos antigos deixaram para a cultura ocidental.
Quais eram os principais problemas que levam as insatisfações populares e as crises sociais em Atenas?
Havia muita insatisfação em Atenas porque camponeses empobrecidos estavam perdendo suas terras e sendo escravizados para pagar suas dívidas. Isso motivou muitos a iniciar a colonização grega, mas também levou a revoltas sociais que, no longo prazo, resultaram no surgimento da democracia.
O que fez pisístrato para governar Atenas?
Pisístrato incentivou o cultivo da oliveira, que fornecia o azeite, uma das principais exportações de Atenas. Em uma época em que a aristocracia ansiava por reverter as reformas políticas impostas por Sólon.
Quais reformas promoveram Sólon Drácon e Clístenes em Atenas?
Entre as principais leis de Sólon, podemos citar as mais importantes: 1) abolição da escravidão por dívidas; 2) regulamentação da lei da herança; 3) criação de padrão monetário e de um sistema de pesos e medidas; 4) criação de sistema de participação política baseado em rendas e riquezas.
Quem governou Atenas assim que a monarquia foi derrubada?
Para quem não é especialista em História Grega Antiga, esclareço ter sido Pisístrato um tirano ateniense no século VI antes de nossa era, e que os tiranos helenos foram, em geral, aristocratas que monopolizaram o poder e governaram acima das instituições de suas póleis.
O que fizeram os legisladores Drácon e Sólon?
O primeiro grande reformador em Atenas foi Drácon, que, no século VII a.C., decretou uma lei sobre crimes cometidos em Atenas. No começo do século VI a.C., Sólon decretou leis que fizeram grandes transformações na cidade.
Quem foi Sólon na Grécia antiga?
Governador de Atenas, nascido nesta cidade, histórico como legislador e como fundador da democracia e considerado um dos sete sábios da Grécia. De origem nobre, mas de família empobrecida, dedicou-se na mocidade ao comércio, mas ganhou notoriedade ao liderar os atenienses (600 a.
Qual a importância de Drácon para a sociedade ateniense?
Incumbido pelos atenienses de preparar um código de leis escritas (até então eram orais), Drácon elaborou um rígido código de leis baseadas nas normas tradicionais arbitradas pelos juízes. Ele foi considerado o primeiro a fazer leis para os atenienses.
Tem como voltar a enxergar de longe?
Quais os tipos de bloqueios mentais?