Pode ser herdeiro e legatário ao mesmo tempo?

Perguntado por: Alice Teresa Reis  |  Última atualização: 25. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

O herdeiro também pode ser legatário, um exemplo disso quando o testador deixa um bem específico ao filho, que já é herdeiro por meio da sucessão legítima, previsão essa do artigo 1.849 do Código Civil.

Pode ser nomeado herdeiro ou legatário?

Segundo o ordenamento civilista brasileiro, em matéria de direito das sucessões, NÃO podem ser nomeados herdeiros nem legatários: I.

É possível a sucessão ser simultaneamente legítima e testamentária?

Não obstante isso, importa ressaltar que a sucessão legítima e testamentária também poderão existir de modo simultâneo. Isto ocorrerá, por exemplo, se o autor da herança dispuser em testamento de apenas uma parcela de seu patrimônio.

É possível ser ao mesmo tempo herdeiro legítimo e Testamentario?

Um ponto bastante importante para as questões de sucessão são as classificações dos herdeiros. Apesar de um herdeiro legítimo também poder ser um herdeiro testamentário, nem sempre um herdeiro testamentário também será um herdeiro legítimo.

Quem não pode ser legatário?

Não podem ser nomeados herdeiros nem legatá- rios: I – a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento, nem o seu cônjuge ou companheiro, ou os seus as- cendentes e irmãos; Page 16 Sílvio de Salvo Venosa 1034 II – as testemunhas do testamento; III – o concubino do testador casado, salvo se este, sem culpa sua, estiver ...

Sucessor, herdeiro e legatário - Fala Corretor 326

18 questões relacionadas encontradas

Quem são as pessoas impedidas de serem herdeiras e Legatárias?

Aqueles que não podem ser nomeados herdeiros e legatários

Consideram-se pessoas interpostas, por presunção: os ascendentes, os descendentes, os irmãos e o cônjuge ou companheiro do não legitimado a suceder.

Quando se dá o direito de acrescer entre herdeiros e legatários?

O direito de acrescer na sucessão testamentária está previsto nos artigos 2301.º e ss do CC e acontece quando dois ou mais herdeiros ou legatários forem instituídos na totalidade, quota ou parcela da mesma herança ou legado e um deles não aceitar a referida disposição, passando nesse caso a sua parte a somar-se à dos ...

Como um herdeiro perde o direito à herança?

Conforme artigo 1.963, os pais podem ser deserdados se: 1) ofenderem os filhos fisicamente; 2) praticarem injúria grave contra seus filhos; 3) mantiverem relações ilícitas com cônjuges ou companheiros dos filhos ou netos; 4) desampararem filhos ou netos com alienação mental ou doenças graves.

O que é sucessão mista?

f) Sucessão Mista surge do resultado de duas modalidades simultâneas: da sucessão legítima (que decorre da lei) e da testamentária (ato de disposição de vontade do testador). Para Dias (2020, p. 165), quando essas modalidades acontecem simultaneamente está-se diante da sucessão mista.

Quais são os 4 tipos de herdeiros?

1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares; II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge; III - ao cônjuge sobrevivente; IV - aos colaterais.

Qual é a diferença entre herdeiro e legatário?

Uma outra diferença entre as referidas figuras tem a ver como a forma como alguém adquire a qualidade de herdeiro ou de legatário. Com efeito, enquanto a qualidade de herdeiro advém da lei ou de testamento, o legatário só assume esta qualidade por causa da existência de um testamento.

É possível a coexistência das duas formas de sucessão?

É possível a existência simultânea das duas formas de sucessão. A sucessão será legítima quando não houver testamento, quando este for julgado nulo ou caducar e quando não esgotar o patrimônio do autor da herança.

O que é um herdeiro indigno?

Quando por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade. Para que o herdeiro seja efetivamente excluído da sucessão, ele tem que ser declarado indigno por sentença judicial, conforme dispõe o artigo 1815 do Código Civil.

Como se transfere a posse aos herdeiros e legatários?

A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres. O sucessor universal continua de direito a posse do seu antecessor; e ao sucessor singular é facultado unir sua posse à do antecessor, para os efeitos legais.

O que acontece se o legatário morrer?

Se o legatário vier a falecer antes do cumprimento de causa suspensiva constante na disposição testamentária, não ocorrerá a transmissão de direitos para seus sucessores, todavia, se houver colegatários, à estes acrescerá a parte do legatário que faleceu.

Quem não pode herdar por testamento?

- Quem caluniou em juízo o autor da herança ou cometeu crime contra sua honra, ou a de seu cônjuge ou companheiro. - Quem, por violência ou fraude, impediu o autor da herança de dispor livremente de seus bens.

O que é sucessão híbrida?

Na sucessão do cônjuge com descendência híbrida deve, simplesmente, ser aplicado o princípio da igualdade entre todos os herdeiros, destinando a mesma quota para cada um deles, sem reserva de cota mínima para o cônjuge sobrevivente24.

O que é o herdeiro universal?

A sucessão a título universal ocorre quando todos os bens são transferidos em sua totalidade aos herdeiros. A sucessão a título singular ocorre quando é transmitido um único bem, como um automóvel por exemplo. Se dá quando uma pessoa deixa seus bens destinados a seus herdeiros, através de testamento válido.

Qual a diferença entre sucessão legítima e testamentária?

A sucessão legítima é imposta pela lei, a testamentária é por disposição de última vontade, ou seja, enquanto naquela a lei determina quem tem direito aos bens deixados, nesta, o próprio falecido escolhe em vida para quem deixá-los após a sua morte.

É possível excluir um filho da herança?

Se o pai ou mãe quiser se desfazer de todos os seus bens para não deixar para determinado filho ou para nenhum filho, estes podem pleitear a nulidade da venda em juízo, por meio de processo judicial, cabendo ao juiz a análise de cada caso concreto.

Como fica a nova lei de herança?

Como funciona a lei de herança? Não havendo cônjuge, descendentes ou ascendentes, são herdeiros os parentes colaterais, (os de até 4º grau: pela ordem, irmãos, sobrinhos, tios e primos). Os mais próximos excluem os remotos, exceto os sobrinhos, que têm o direito de representar os irmãos do falecido.

Como fica herança com a nova lei?

Atualmente, o código estabelece que a perda da herança deverá ser declarada em sentença judicial, e o direito de demandar na Justiça a exclusão do herdeiro ou legatário extingue-se em quatro anos, contados da abertura da sucessão.

Em qual momento se transfere a posse e a propriedade do legado ao legatário?

De acordo com o disposto no artigo 1.923 do Código Civil, o legatário, em legado puro e simples, ou em coisa certa, como aduz o atual diploma, tem o domínio da coisa, com a abertura da sucessão. A morte é o título que transfere a propriedade. O momento ideal para o legatário entrar na posse é a partilha.

Qual direito do filho mais novo na herança?

Todos os filhos, independentemente do estado biológico ou adotado, têm direito à metade da herança. Isso ocorre porque todas as crianças são consideradas iguais pela regra geral. A outra metade do patrimônio fica para o cônjuge do falecido, se houver.

Quando o herdeiro colateral herda?

Os herdeiros colaterais ou transversais são os irmãos, tios, sobrinhos, primos do de cujus, são herdeiros legítimos facultativos, não são herdeiros necessários. Sendo assim, não têm direito à parte da legítima. Sucedem por direito próprio, herdando todos de maneira igual, não havendo qualquer distinção.

Artigo anterior
Porque o sábado é o dia sagrado dos judeus?
Artigo seguinte
Qual Oxum veste azul?