Como deixar de ser fiador em contrato bancário?

Perguntado por: Denis Andrade Macedo  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 5/5 (24 avaliações)

De acordo com o artigo 835 do Código Civil: Art. 835. O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.

É possível trocar o fiador de um contrato?

Para mudar fiador, basta que você apresente a documentação exigida do novo pretenso fiador e se a pessoa apresentada preencher os requisitos exigidos, faz-se um aditamento ao contrato, fazendo constar à mudança do fiador.

O que pode substituir o fiador?

O novo fiador tem que atender os requisitos do artigo 825 do Código Civil, ou seja, o locador não pode ser obrigado a aceitar o novo garantidor, caso este não seja pessoa idônea, domiciliada no município onde será prestada a fiança e não possua bens suficientes para satisfazer o débito.

Quando o fiador pode se exonerar?

O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.

Quando o inquilino não tem fiador?

Outra alternativa para não precisar de um fiador é a caução. Nesse caso, o inquilino precisa fazer um depósito de garantia, geralmente correspondente a 3 vezes o custo total da locação (aluguel e demais taxas de responsabilidade do inquilino). O valor não poderá ser usado pelas partes até o término do contrato.

COMO DEIXAR DE SER FIADOR NOS CONTRATOS EM GERAL E NO DE LOCAÇÃO. ART. 835 DO CÓDIGO CIVIL.

25 questões relacionadas encontradas

Como alterar contrato de locação?

Alteração de Inquilinos

Caso queira incluir e/ou excluir um inquilino em contrato será necessária a assinatura de um aditivo ao seu contrato. Para isso, será necessária a concordância do proprietário e aprovação de todos os inquilinos numa nova análise de crédito.

Pode trocar o nome do inquilino no contrato de aluguel?

Não é possível solicitar alteração de inquilinos caso você já tenha um pedido de rescisão em andamento. Nesse caso é necessário cancelar seu pedido de rescisão e somente depois disso abrir uma solicitação de alteração de inquilinos.

Pode retificar contrato de aluguel?

É importante ressaltar que, os contratos só podem ser alterados por expressa vontade dos envolvidos, e, por isso, o termo aditivo deve ser assinado por ambas as partes. Além disso, só é possível aditar contratos vigentes. Sendo assim, nos casos em que o contrato já foi extinto é necessário elaborar um novo.

Quem é o locatário e quem é o locador?

O locatário é quem está do outro lado da negociação, ou seja, é a pessoa para quem o imóvel será alugado. E assim como o locador, também pode ser representado por mais de uma pessoa e por pessoa jurídica.

Como fazer um adendo ao contrato?

Como usar o aditivo contratual? Qualquer aditivo de contrato deve conter os dados das partes envolvidas e informações sobre o que está sendo ajustado. É obrigatório informar o número da cláusula que está sendo modificada, detalhar as alterações e ainda indicar que as demais cláusulas não serão mudadas.

Como se faz um adendo?

A parte mais importante do adendo é listar os termos e partes do contrato original que ele modifica. Escreva coisas do tipo: “O contrato será modificado da seguinte forma”, com a parte escrita antiga e a nova parte escrita lado a lado para que as diferenças sejam óbvias.

Como passar a conta de luz para o nome do inquilino EDP?

Troca de titularidade EDP

Para alterar a titularidade de sua conta você deve comparecer a uma agência de atendimento da companhia com um documento com foto e o contrato de locação ou compra do imóvel. Aqui você pode encontrar o posto de atendimento mais próximo de você.

Quais documentos para troca de titularidade EDP?

Documentos originais (CPF e RG ou qualquer outro documento oficial com foto) do procurador; Procuração com reconhecimento de firma em cartório; Cópia autenticada dos documentos do novo titular da fatura (CPF e RG ou qualquer outro documento oficial com foto).

Como funciona um adendo?

O adendo ocorre quando um contrato já foi feito, e uma das partes decide acrescentar mais uma cláusula, por exemplo, e esta é um adendo. O adendo é utilizado para as partes não terem que fazer um novo contrato, então é feito apenas uma inclusão de dados e cláusulas, onde ambas as partes devem concordar.

Como finalizar um adendo?

Adendo a Ata de Reunião
  1. Traga a ata da reunião na qual a mudança é necessária. ...
  2. Explique a necessidade da mudança. ...
  3. Peça uma moção para a mudança se a ata já foi formalmente aprovada. ...
  4. Faça uma votação, se necessário, sobre a moção, para aprovar a mudança.

Como fazer um aditivo?

Dicas para realizar um aditivo de contrato corretamente

Portanto, dados pessoas do contratante (seja pessoa física e jurídica), informações sobre a parte acrescentada ao contrato original. Além disso, devem constar o número da cláusula alterada e a indicação das demais que permanecerão intactas.

Quando fazer um adendo de contrato?

Quando houver modificação do projeto ou das especificações do contrato; Quando forem necessárias mudanças no valor do contrato; Quando houver acordo entre as partes sobre algum detalhe do contrato, Quando for necessária a modificação da forma de pagamento.

O que significa adendo num contrato?

Adendo é um termo utilizado contratos, manuais, dossiês, docum Um adendo é sempre acrescentado complementar ou adicionar alguma consta no texto principal. zer um novo contrato, então é feito apenas uma ulas, onde ambas as partes devem concordar.

Como fazer ressalva em contrato imobiliário?

Tanto o locador como o locatário podem fazer ressalvas no contrato imobiliário antes da assinatura do mesmo. Isto é muito útil em contratos impressos onde alguma cláusula pode não ser aceitável por uma das partes. A ressalva pode ser escrita no final do contrato, mas antes das assinaturas.

Quem é o locatário?

Ou seja, o locador é o indivíduo que oferece o imóvel.

Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais.

Quem pode ser o locador?

O Locador pode ser qualquer parte que tenha posse do bem e resolva receber frutos da sua locação. Ou seja, aquele quem Possui o imóvel, não apenas necessariamente o Proprietário, pode tambem alugá-lo a terceiros (Inquilinos). É necessário exercer Posse sobre o bem para que possa alugar.

Quem aluga e?

Locador é o proprietário do imóvel, geralmente representado por uma administradora. O locatário é o que aluga o imóvel para moradia ou uso comercial.

Que aluga um imóvel?

Locatário é aquele que aluga o imóvel (inquilino).

Artigo anterior
O que é preciso para ser Procurador?
Artigo seguinte
Quais são os produtos da Heineken?