Pode completar o óleo do motor com outra marca?

Perguntado por: Eva Fonseca  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.

Pode completar óleo do motor com óleo diferente?

Não é recomendado. Apesar de possuir a mesma especificação, óleos de marcas diferentes costumam conter aditivos químicos diferentes que quando misturados e aquecidos podem gerar subprodutos não desejáveis. A situação é pior quando se mistura óleo mineral com óleo sintético.

O que acontece se colocar óleo diferente no motor?

Óleo errado

A viscosidade diferente comprometerá a lubrificação. Um fino demais pode subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. Além disso, o óleo errado causa depósito de verniz e de borras e provoca entupimentos. Em casos extremos, o motor pode fundir.

Pode mudar a marca do óleo de motor?

Você até pode trocar de marca de lubrificante, e não é obrigado a comprar o óleo da concessionária. Também pode comprar um lubrificante com classificação API superior ao padrão mínimo recomendado pelo manual do proprietário.

Pode completar o óleo do motor do carro?

Primeiramente, você pode completar o óleo com marcas diferentes, desde que a especificação de viscosidade (20w40, 10w30, etc) e tipo de óleo sejam os mesmos (semi-sintético, sintético, mineral, etc). Não é recomendado, porém, pois a tecnologia da fabricação dos óleos varia, e a mistura pode não ter bons resultados.

completar óleo do motor com outra marca

18 questões relacionadas encontradas

Como completar o nível de óleo do motor?

Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima, trate de completar o óleo imediatamente. Se o nível estiver médio, você pode ou não completar o nível do óleo de motor.

Tem problema completar o óleo com o motor quente?

Posso completar o óleo com motor quente? ... Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.

Quantos km pode rodar com óleo vencido motor?

Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.

Qual o melhor óleo 5w30 ou 10w40?

Quanto menor o número, melhor ele fluirá. Assim, um 5W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-30 nas temperaturas de partida. Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor.

Qual o melhor óleo 10w40 ou 15w40?

2- Qual a diferença do óleo 15w40 para o óleo 10w40? ... No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.

Tem problema completar óleo com marca diferente?

Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.

Qual a diferença entre o óleo 5w40 e 10w40?

O óleo de motor 5w40 tem um grau de viscosidade no inverno de cinco, o que significa que é menos viscoso em temperaturas muito baixas, em comparação com, por exemplo, 10w40.

O que acontece se colocar filtro de óleo errado?

Basicamente, o motor vai perder toda a lubrificação que garante seu funcionamento e vai se fundir. O prejuízo é ainda maior em carros com turbocompressor. Se houver um pequeno rompimento no filtro, o óleo dentro do compartimento pode vazar dentro do motor.

Qual óleo e mais grosso 5w40 ou 15W40?

Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído). ... É, portanto, a sinalização da viscosidade do óleo na temperatura ambiente mais baixa.

Quando usar o óleo 20W50?

Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.

Qual a diferença entre óleo 15w 40 e 20W50?

Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).

Quais carros usam óleo 10W40?

Descrição do Produto
  • Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.
  • Produto:
  • Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.
  • Aplicação: Citroën, Fiat, Nissan, Subaru, Peugeot, Renault, Volkswagen.
  • Especificação Técnica: • Marca: Ipiranga. • SAE 10W40, API SM.

Quantos km pode rodar com óleo 5w30?

Para óleo mineral, a troca deve ser realizada a cada 5 mil quilômetros, já para o óleo sintético, a cada 10 mil. O óleo mineral costuma ser usado em carros com mais de três anos de uso.

Para que serve o óleo 10W40?

Óleo semissintético para proporcionar melhor desempenho e proteção em motores de última geração flex, gasolina, etanol ou GNV.

Quantos km pode passar o óleo?

Para garantir que seu motor permaneça com ótimo desempenho é recomendado fazer a troca do óleo entre 6 e 12 meses ou de 5.000 Km a 10.000 Km, considerando sempre o que chegar primeiro. É importante estar atento também com o prazo de validade do seu óleo.

Quantos km pode passar o óleo Moto?

Contudo, mesmo que a troca seja recomendada a cada 3.000 km, o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário, completar com o mesmo óleo utilizado. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características.

Qual é a validade do óleo do motor?

Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro.

Quando o nível do óleo está baixo?

O que acontece quando se conduz um veículo com um baixo nível de óleo? Mais cedo ou mais tarde, irá ocorrer um desgaste excessivo do motor que pode provocar uma avaria. Circular nestas condições é perigoso, por isso deve estar sempre atento ao nível do lubrificante.

Como saber se o nível do óleo está baixo?

Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.

Quando o óleo está baixo?

Quando o nível fica baixo, significa que o óleo ficou em operação no motor durante muito tempo, sendo assim é extremamente necessário trocar o óleo do carro. Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre 720p e 1080p?
Artigo seguinte
Qual o salário de trainee na Ambev?