Como usar o si?

Perguntado por: Mélanie Mafalda Assunção Batista  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado. a) Incorreto: "Eu ofereço este livro para si..."

Como usar o pronome se?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quais as funções do SE?

Funções do pronome “se” A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Como classificar o pronome se?

Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Diferenças entre Si, Se, Sim e Sem e uso do "Ç".

44 questões relacionadas encontradas

O que atrai o pronome se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Como escreve ser ou se?

Sê funciona como substantivo significando senhor ou como formal verbal do verbo ser, nomeadamente na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo. Se como pronome advém do latim se. Se como conjunção advém do latim si.

Qual a diferença de se pra ser?

«Sê» é a forma do verbo "ser" conjugado no modo imperativo afirmativo na segunda pessoa do singular, «sê tu». Sabendo que o modo imperativo exprime uma ordem, pedido, etc. Exemplo: Maria, sê mais responsável em casa; João, sê melhor nesta prova.

Como substituir o se?

Sinônimo de se
  1. Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.
  2. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
  3. Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.

O que é se?

Significado de Sê

substantivo masculino [Popular] Contração de senhor; forma reduzida de senhor: vai lá e chama o sê Zé. Etimologia (origem da palavra sê). Contração de senhor, do latim seniorem.

Quais palavras atraem o pronome?

Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:
  • Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: ...
  • Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): ...
  • Advérbios ou locuções adverbiais:

Que se torna ou que Torna-se?

Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal. Ela torna-se uma fera quando o vê. Entender o que ele quer torna-se cada vez mais difícil.

Que Encontram-se ou que se encontram?

A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: Encontram-se muitas coisas na Internet. Encontram-se muitas pessoas nesses eventos.

Como se escreve se encontram?

Encontram vem do verbo encontrar. O mesmo que: descobrem, acham, deparam, recuperam, reencontram, conseguem, obtêm.

Qual a diferença entre Encontra-se e encontrasse?

Encontrasse é o verbo conjugado na 1. ª ou da 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Encontra-se é a forma verbal indicativa da 3.

Quando é fator de próclise?

1. Quando o verbo está no FUTURO DO PRESENTE ou no FUTURO DO PRETÉRITO: somente PRÓCLISE ou MESÓCLISE do pronome. ... Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a) Orações que contêm palavra negativa (não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.)

Pode Tornar-se ou pode se tornar?

A frase pode perecer estranha, mas não está errada. Trata-se de uma ênclise do verbo auxiliar (=pode-se tornar). Essa colocação do pronome átono após o verbo auxiliar é raríssima no português do Brasil. A maioria dos brasileiros diria “Corinthians pode se tornar...” (sem hífen = próclise do verbo principal).

O que significa a palavra Torna-se?

Voltar; regressar; volver. 2. Repetir.

O que pode se ou o que se pode?

No Brasil o uso da próclise ou da ênclise é considerado facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase e não haja elementos que exijam uma colocação pronominal específica. Assim, é errado dizer "se pode" no início da frase, estando as seguintes frases erradas: Se pode fumar aqui?

Quando é palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS

Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

Porque puxa pronome?

Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Quais são os 7 tipos de pronomes?

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos. Na língua portuguesa existem dez classes gramaticais, também chamadas de classes morfológicas ou, ainda, classes de palavras.

Quantos e qual pronome?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

São exemplos de pronomes?

Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
...
  • Eu → mim, me, comigo;
  • Tu → te, ti, contigo;
  • Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  • Nós → nos, conosco;
  • Vós → vos, convosco;
  • Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

Artigo anterior
Porque a hidroquinona Da efeito rebote?
Artigo seguinte
Quem pode fazer CFA?