Quais os pilares do ITIL v4?

Perguntado por: Tiago Tavares de Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
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A biblioteca ITIL sugere que um help desk seja organizado em cinco pilares, como veremos a seguir.
...
Como ela é aplicada nas empresas?
  • SPOC (Single point of contact) — Ponto único de contato. ...
  • Níveis de suporte. ...
  • SLAs (Service level agreements) — Acordos de nível de serviço. ...
  • Base de conhecimento. ...
  • Melhoria contínua.

Quais os 3 pilares da governança de TI?

E são eles: Pessoas, Processos e Tecnologia.

Quais são os processos ITIL v4?

ITIL 4 também inclui detalhes sobre tecnologias modernas e emergentes, como computação em nuvem, infraestrutura como serviço (IaaS), redes neurais, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, blockchain, além de abordar conceitos como Lean, Agile, Scrum, DevOps entre outras formas modernas de trabalho.

Quais são as 4 dimensões do gerenciamento de serviços?

Para isso, a ITIL se baseia no Sistema de Valor de Serviço (Service System Value – SVS) e no modelo de 4 dimensões, que são: Organização e Pessoas; Informação e Tecnologia; Parceiros e Fornecedores e Fluxos de Valor e Processos.

Quais as principais características do ITIL?

Características da ITIL

A regra de boas práticas é não ter regras: você pode e deve usar como referência para facilitar suas atividades, decisões, desenho de processos e funções, mas não se sentir obrigado a cumprir qualquer recomendação.

ITIL 4 - Completo - Conceitos Básicos

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os processos de ITIL?

Quais são os processos do ITIL?
  • Estratégia de Serviço. ...
  • Design de Serviço. ...
  • Transição de Serviço. ...
  • Operação de Serviço. ...
  • Melhoria contínua de Serviço. ...
  • Melhora no desempenho dos funcionários. ...
  • Redução de gastos. ...
  • Mais satisfação para o cliente.

Quais são os componentes da estrutura da ITIL?

A estrutura da biblioteca ITIL
  • Estratégia de Serviço.
  • Desenho de Serviço.
  • Transição de Serviço.
  • Operação de Serviço.
  • Melhoria de Serviço Continuada.

Qual princípio orientador recomenda que as quatro dimensões do gerenciamento de serviço sejam consideradas?

O ITIL 4 define quatro dimensões que devem ser consideradas para garantir uma abordagem holística ao gerenciamento de serviços: Organizações e pessoas. Informação e tecnologia. Parceiros e fornecedores.

Qual abordagem é recomendada pela ITIL sobre as quatro dimensões?

As Quatro Dimensões. Para garantir uma abordagem mais abrangente ao gerenciamento de serviços, a ITIL 4 introduziu quatro dimensões, ao invés de 4P's como na ITIL v3. São eles: Organizações e Pessoas, Informação e Tecnologia, Parceiros e Fornecedores, Fluxos de valor e Processos.

Qual dimensão do gerenciamento de serviço se concentra nas atividades e em como elas são coordenadas?

Fluxos de valor e processos

A dimensão se concentra em quais atividades a organização realiza e como elas são organizadas, bem como de que maneira a organização garante que está possibilitando a criação de valor para todos os interessados de forma eficiente e eficaz.

Quais são os processos da etapa de operação de serviços?

Os processos da Operação de Serviço são:
  • Gerenciamento de Incidente;
  • Gerenciamento de Problema;
  • Cumprimento de Requisição;
  • Gerenciamento de Acesso;
  • Gerenciamento de Evento.

São fases do ciclo de melhoria preconizado pelo ITIL v4?

O ciclo de vida de serviço que a ITIL recomenda são: Estratégia de serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Continuada de Serviço.

Quantas versões têm o ITIL?

O ITIL nasceu na década de 80. Desde essa data, tem sofrido várias revisões, de modo a acompanhar a evolução do mercado e a indústria das novas tecnologias. Destas revisões, houve duas que se destacam pela sua amplitude: a primeira deu origem à versão dois (ITIL V2) e a segunda deu origem à versão três (ITIL V3).

Quais são os pilares da segurança da informação?

5 pilares da Segurança da Informação nas empresas
  1. Confidencialidade. A confidencialidade é o primeiro pilar da segurança da informação, pois garante que os dados estejam acessíveis a determinados usuários e protegidos contra pessoas não autorizadas. ...
  2. Integridade. ...
  3. Disponibilidade. ...
  4. Autenticidade. ...
  5. Irretratabilidade.

Qual a função da governança em TI?

A Governança de TI fornece uma estrutura planejada e diretrizes para a liderança aplicar em todos os níveis do negócio e integrar todas as ferramentas e iniciativas de TI com a estratégia para gerar valor e alcançar metas e objetivos.

Quais são os aspectos mais importantes a serem considerados em um processo de governança em TI?

Elas precisam ser metas SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Utilizar ferramentas tecnológicas: ter ferramentas que possibilitem o suporte aos processos é fundamental para o sucesso de uma governança de TI, já que são os processos definidos que torna possível monitorar as ações da TI.

Qual é a base da abordagem ITIL para gerenciamento de serviços?

ITIL é a metodologia mais utilizada para gerenciamento de serviços de TI no mundo, seja de modo isolado ou em conjunto com outras práticas. Ela provê um conjunto de melhores práticas para a identificação de processos de TI e alinhamento de serviços com às necessidades da organização: a chamada TI alinhada ao negócio.

Que atividade da cadeia de valor é responsável por informar o status das 4 dimensões do gerenciamento de serviço?

Inglês: Plan. Atividade da cadeia de valor que garante uma compreensão compartilhada da visão, do status atual e da orientação para melhoria de todas as quatro dimensões, e de todos os produtos e serviços de uma empresa.

Qual componente da SVS da ITIL 4 é de responsabilidade de todos na organização?

A governança é um dos componentes do SVS (service value system) da ITIL 4.

Qual princípio orientador recomenda coletar dados antes de decidir o que pode ser reutilizado?

Qual princípio orientador recomenda a coleta de dados antes de decidir o que pode ser reutilizado? A resposta correta é a B - Começar de onde você está. ... Obter dados da fonte ajuda a evitar suposições que, se comprovadas serem infundadas, podem ser desastrosas para cronogramas, orçamentos e a qualidade dos resultados.

Qual dimensão inclui um sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho?

A dimensão de Informação e Tecnologia descrita no ITIL 4 abrange as tecnologias que dão suporte ao gerenciamento de serviços, sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho, inventários, bases de conhecimento, ferramentas analíticas e sistemas de comunicação em uma organização.

Qual é uma recomendação da prática de melhoria contínua?

Foco: O que você quer melhorar? Como todo início de planejamento, é preciso definir um objetivo, um foco do que será melhorado. A sua empresa provavelmente quer ter um bom produto X ou bom serviço Y, então deve-se focar em como fazer isso e não se distrair estudando outras coisas não relacionadas.

Quais são os livros da ITIL?

Os livros da ITIL
  • Estratégia.
  • Desenho do Serviço.
  • Transição do Serviço.
  • Operação do Serviço.
  • Melhoria Continuada.

Quais são os elementos do ciclo de vida do framework ITIL?

Construção do ciclo de vida: a ITIL usou cinco elementos para seu ciclo de vida — Estratégia, Design, Transição, Operação e Melhoria Contínua.

Quais são os princípios da biblioteca ITIL?

Princípios básico da metodologia ITIL:

Descrever corretamente os processos adequados para utilização, gestão e suporte da infraestrutura de TI. Assegurar-se da qualidade, com custo aceitável, dos serviços recebidos pelos clientes.

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