O que são contas redutoras na contabilidade?

Perguntado por: Filipa Vera Santos  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

OBS: As contas redutoras são contas que têm saldo contrário em relação às demais contas de seu grupo. Desse modo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta redutora do Passivo terá natureza devedora.

Quais são as contas redutoras?

As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:
  • Provisão para Devedores Duvidosos (PCLD);
  • Depreciação acumulada;
  • Capital a realizar;
  • Duplicatas descontadas.

O que são contas redutoras no balanço patrimonial?

A finalidade das chamadas "contas redutoras" está em ajustar o saldo da conta que está sendo reduzida. Tomando-se o exemplo acertada e apropriadamente dado pelo Robelyo, se tem que a conta "Duplicatas Descontadas" é redutora da conta "Clientes" ou de "Duplicatas a Receber".

Quais são as contas redutoras do patrimônio líquido?

As contas retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO são:
  • Capital a Realizar;
  • Prejuízos Acumulados;
  • Ações em Tesouraria;
  • Dividendos Antecipados.

Quais as seguintes contas são consideradas contas redutoras do ativo circulante?

Qual dos itens abaixo só possui contas redutoras do Ativo Circulante? Duplicatas descontadas, Perdas Estimadas nos Estoques e PECLD - Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa. Provisão de Férias, Provisão 13º salário e PECLD – Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa.

53 - Contas redutoras ou contas retificadoras (Contabilidade)

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as contas retificadoras do Ativo?

Exemplos de contas retificadoras do ATIVO: 1) Perda Estimada p/Redução ao Valor Realizável Líquido; 2) Perda Estimada em Créditos de Liquidação Duvidosa; 3) Perda Estimada p/Redução ao Valor Recuperável; 4) Depreciação Acumulada; 5) Amortização Acumulada; 6) Exaustão Acumulada.

O que são contas retificadoras exemplos?

As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta “principal”. Um exemplo da aplicação desse conceito é o cálculo da Depreciação de Ativos Imobilizados. natureza ou obsolescência; Imagine uma máquina usada na produção que foi adquirida por R$ 12.000.

Quais são as contas patrimoniais?

As 3 principais contas patrimoniais
  • Contas patrimoniais de ativo. O ativo de uma organização representa tudo aquilo que envolve seus bens e direitos. ...
  • Contas patrimoniais de passivos. As contas do passivo representam as obrigações e dívidas de uma determinada organização. ...
  • Patrimônio líquido.

Qual a diferença de PDD e PCLD e onde ficam?

A provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD) é constituída para reconhecer no resultado, as prováveis perdas no recebimento de créditos registrados no ativo. ... A conta de PCLD ou Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) é uma conta retificadora da conta que registra os valores a receber no Ativo.

O que são contas de resultado Cite exemplos?

A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. ... Sendo assim, bens e serviços consumidos como água, aluguel, despesas bancárias, fretes, energia elétrica e salários, por exemplo, representam reduções no ativo de uma empresa.

Onde fica a conta duplicatas descontadas no balanço patrimonial?

Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

Como contabilizar perdas de clientes?

Os registros contábeis das perdas admitidas nos limites e condições impostas pela legislação tributária serão efetuados a débito de conta de resultado e a crédito:
  1. da conta que registra o crédito de que trata a letra "b.i" do capítulo 1;
  2. de conta redutora do crédito, nas demais hipóteses.

O que são as contas de compensação?

Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.

Quais são as contas de resultado?

De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
...
O que são contas de resultado?
  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

Onde entra o PCLD na DRE?

A PCLD é uma conta de natureza credora, fazendo parte do Ativo Circulante, grupo Disponibilidades. É uma conta redutora, ou seja, entra com saldo negativo no Ativo, deduzindo os valores a receber dos clientes (conta Duplicatas a receber).

Como lançar o PCLD?

Para contabilizar a PCLD, a entidade deve proceder com um registro em um débito de despesa no resultado e um credito como conta redutora do ativo contas a receber.

Como funciona a PCLD?

Classificada no Plano Contábil das Instituições Financeiras como despesa de intermediação financeira, a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) funciona como uma espécie de perda estimada de valores que a instituição financeira deixará de receber de seus clientes e/ou devedores.

Quais são as contas patrimoniais e de resultado?

O que são contas patrimoniais

As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.

Quais são as contas do Balanço Patrimonial?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Quais os principais grupos patrimoniais?

“As contas patrimoniais representam os elementos que compõem o Patrimônio e são divididas em dois grandes grupos – Ativo e Passivo - são utilizadas para o registro de elementos representativos de bens, direitos e obrigações, bem como aqueles que compõem o patrimônio líquido”.

O que são contas credoras e devedoras?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

O que são as provisões retificadoras das contas do Ativo?

A PCLD é uma provisão do Ativo e de natureza credora, ou seja, faz parte do ativo circulante, mais especificamente do grupo Disponibilidades. Trata-se de uma conta retificadora (ou redutora), e por isso entra no Ativo com saldo negativo, subtraindo do valor total a ser recebido pela empresa.

Quais são as contas redutoras do Passivo?

OBS: As contas redutoras são contas que têm saldo contrário em relação às demais contas de seu grupo. Desse modo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta redutora do Passivo terá natureza devedora.

Quais são as contas de reservas de capital?

Quais são as reservas de capital?
  • Correção monetária. A correção monetária do capital social — que visa recompor as perdas pela desvalorização do dinheiro — ingressam no patrimônio como reserva de capital. ...
  • Bônus de subscrição. ...
  • Emissão de ações geradoras de ágio. ...
  • Títulos emitidos para partes beneficiárias.

Como Criar contas de compensação?

Para mais informações de como cadastrar uma conta contábil, acesse as soluções relacionadas. 1 – No menu CONTROLE, opção PARÃMETROS, guia NATUREZA DAS CONTAS, deve [Incluir] a contas sintética criada que totaliza as contas de compensação, informar o grupo '6 – Contas de Compensação' e clicar no botão [Gravar].

Artigo anterior
Como Hegel compreendia a estética?
Artigo seguinte
Qual é a contribuição mais importante da psicologia do desenvolvimento?