Como calcular o pH de uma solução de ácido clorídrico?

Perguntado por: Sérgio Márcio Almeida Vicente  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Cálculos envolvendo o pH de soluções
  1. pH = - log [H3O+]
  2. pH = - log [H+]
  3. [H3O+] = 10-pH
  4. Kw = [H+] . [ OH-], por isso pH + pOH = 14.
  5. Ki = M.α2

Como calcular o pH de um ácido?

Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7. Se a concentração de OH- é maior do que H+, o material é básico, com um valor de pH maior do que 7. Se a quantidade de H+ e OH- presentes são iguais, o material é neutro, com um pH de 7.

Como se calcula o valor de pH de uma solução?

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).

Como calcular o pH de uma mistura de soluções?

Cálculos envolvendo o pH de soluções
  1. ou.
  2. Veja alguns exemplos de cálculos envolvendo o pH de soluções:
  3. [H3O+] = 10-pH 1.10-5 = 10-pH 10-5 = 10-pH ...
  4. pH = - log [H3O+] pH = - log 9.10-4 pH = 4 – log 9. ...
  5. Como o exercício informa que a solução é neutra, logo [H3O+] é igual a [OH-]:
  6. pH = - log [H+] pH = - log 2.10-7

Como calcular o ácido?

A força dos ácidos pode ser avaliada ainda por intermédio do cálculo do chamado grau de ionização, representado pela letra α. Para calcular esse grau, basta dividir o número de moléculas ionizadas pelo número de moléculas adicionadas na água inicialmente. Depois, basta multiplicar por 100 para formar uma porcentagem.

Calculando o pH de um ácido forte - Ácido Clorídrico

38 questões relacionadas encontradas

Como medir pH?

O aparelho utilizado para medir o pH é o pHmetro ou peagâmetro. São aparelhos que medem a condutividade elétrica da solução e possuem uma escala já graduada em valores de pH. Coloca-se o eletrodo dentro da solução que deseja-se descobrir o pH e faz-se a leitura do peagâmetro.

O que é o ácido clorídrico?

O ácido clorídrico é uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio (HCl), um gás incolor ou levemente amarelado, não inflamável e tóxico, obtido como subproduto da cloração do benzeno ou de outros hidrocarbonetos.

Qual o pH do ácido nitroso?

0,08. Este monoácido ou monoprotônico possui um alto grau de reversibilidade, pois de cada 100 moléculas dissolvidas, 92 se regeneram e apenas 8 se ionizam. É um ácido ternário, inorgânico e instável.

Qual o pH do ácido forte?

Ácidos fortes (como HCl, HBr, HI, HNO₃, HClO₄, e H₂SO₄) ionizam-se completamente na água para produzir íons hidrônio. A concentração de H₃O⁺ em uma solução de ácido forte é, portanto, igual à concentração inicial do ácido. Por exemplo, uma solução de 0,1 M HNO₃ contém 0,1 M H₃O⁺ e tem um pH de 1,0.

Como calcular pH com Ka1 e Ka2?

Em geral, essa aproximação é feita quando o Ka1 é cerca de 1000 vezes maior que o Ka2, e as mudanças de pH devidas às ionizações subsequentes são desprezíveis. O pH é, portanto: pH=1,9, o que é menor que o pH=2 que seria obtido apenas pela primeira ionização.

Como calcular a constante de ionização Ka?

Para efetuar a constante de ionização

Assim como a constante de equilíbrio Kc, na fórmula para calcular a constante de ionização, a multiplicação entre as concentrações molares dos produtos está no numerador, e a concentração molar do ácido ou da base participante do equilíbrio está no denominador.

Como calcular o Ka de um ácido fraco?

Então, se tivermos um ácido genérico HA mais água, ele vai formar um íon hidrônio, H₃O⁺, mais a sua base conjugada A⁻ . Essa é a nossa expressão de equilíbrio: Ka é igual à concentração de íons hidrônio vezes a concentração da nossa base conjugada A⁻, dividido pela concentração do nosso reagente, que nesse caso é o HA.

Como se encontra o Ka a partir do pKa?

De acordo com o site "Chem Tutor", isso é expresso pela equação: pKa = -log(Ka). O logaritmo do número em parênteses - Ka - é o expoente da potência que o número 10 é elevado para dar aquele número.

Como calcular a concentração de ácido?

Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.

Como calcular a força de um ácido?

Após calcular o grau de ionização para determinar a força dos ácidos, basta comparar o resultado encontrado com as seguintes referências:
  1. Ácido forte: α ≥ 50%
  2. Ácido moderado: 5 % < α < 50 %
  3. Ácido fraco: 5 % ≤ α

Como calcular a concentração da solução ácida?

  1. O cálculo do pH (potencial hidrogeniônico ou quantidade de cátions H+ ou H3O+) de uma solução é uma forma de classificarmos a mistura em ácida, básica ou neutra. ...
  2. [OH-] = 10-pOH
  3. ou.
  4. pOH = -log[OH-]

Como se calcula o pH de um sal?

O cálculo do pH de uma solução-tampão utiliza a concentração molar do sal juntamente com o colog da constante de ionização do ácido ou da base. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka).

Qual o nível de pH do sal?

A solução final de NaCl aq (cloreto de sódio) possui caráter neutro (pH = 7).

Qual é o valor do pH do detergente?

Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14). Eles removem todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. Os detergentes neutros possuem pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.

Como calcular a concentração de uma solução a partir do pH?

Veja como ele pode ser determinado a seguir:
  1. colog [H+] = - log [H+] pH = - log [H+] [H+] = 10-pH, em mol/L.
  2. pOH = - log [OH-] [OH-] = 10-pOH, em mol/L.
  3. Kw = [H+] . [ OH-] = 1,0 . 10-14 mol/L. ...
  4. pH = - log [H+] pOH = - log [OH-] pH = - log 1,0 . 10-7 pOH = - log 1,0 . ...
  5. - log ([H+] . [ OH-]) = - log 1,0 . 10-14

Artigo anterior
O que é força resultante explique?
Artigo seguinte
Quem criou a moulage?