Como Hegel compreendia a estética?
Perguntado por: Mia Miriam de Rocha | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.5/5 (65 avaliações)
A estética surge do sistema filosófico de Hegel (1770–1831) como parte importante da filosofia do espírito. ... O belo que interessa Hegel é o belo artistico, que se origina da produção do homem, excluindo assim o belo natural.
Qual é a preocupação estética em Hegel?
Hegel definiu a estética como a ciência que estuda o belo, conferindo à estética a categoria de ciência filosófica. Sua análise do belo é basicamente sobre o conceito do belo artístico, relegando o belo natural a um segundo plano.
O que é a filosofia da História de Hegel tem a ver com estética?
Nas palavras de Hegel a Estética ou a Filosofia da Arte é a investigação do belo, mas o belo enquanto o que é ou deve ser, não é, para Hegel, o belo natural e, sim, o belo artístico.
Qual a concepção filosofica Hegel?
A filosofia hegeliana tem como princípios fundamentais os conceitos de liberdade e razão. ... No desenvolvimento de seu pensamento, Hegel reconheceu que a verdadeira liberdade não pode ser imposta, mas efetivada, a partir de uma concepção ontológica fundada na realização da ideia que é Espírito.
Qual o objetivo de Hegel na representação da estética e sua discussão filosófica?
O esforço de Hegel é o de proporcionar aos seus ginasianos a perspectiva de que a totalidade da realidade ou a realidade mesma é completamente acessível ao homem. Porém,, este homem somente chega à totalidade do real se assume o caráter dialético desta, que não se resume somente aos seus momentos de afirmação.
Introdução à Estética — Hegel e o Fim da Arte
Qual era o objetivo final do pensamento filosófico de Hegel?
O Hegelianismo é uma corrente filosófica desenvolvida por Georg Wilhelm Friedrich Hegel. ... Tendo em vista a capacidade de se compreender todas as coisas e ordená-las através de categorias, Hegel tinha o objetivo de reduzir a realidade em uma unidade que fosse sintética.
Quais foram as principais ideias de Hegel?
Hegel aponta que toda ideia – tesis – pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese. Essa disputa entre a tesis e antítese seriam a dialética. ... O método dialético proposto por Hegel inclui a noção de movimento, processo ou progresso para chegar ao resultado do conflito de opostos.
Qual a concepção de Hegel sobre o ser humano?
Hegel afirma que o homem é resultado da intencionalidade e isto o caracteriza. O homem é o que ele faz de si mesmo. Obviamente não há o controle ou a consciência absoluta de tudo o que o homem possa ser e fazer. As conseqüências de um ato humano não podem ser absolutamente determinadas.
O que seria a história para Hegel?
A filosofia da história, ao contrário, trata os acontecimentos factuais como meras manifestações de um princípio interno e mais profundo em processo de desenvolvimento. Este princípio, para Hegel, é nada mais que a Idéia de liberdade em busca de sua realização no tempo.
O que é a estética na filosofia?
O que é Estética:
Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.
Qual é o principal objetivo de investigação da estética?
A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte.
Qual é a função da estética?
A função estética está relacionada a percepção do consumidor com a beleza, sensação de prazer e o bem estar contemplativo para um determinado objeto.
Qual a importância da estética na filosofia?
Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.
Qual a importância da história para Hegel?
Hegel, por sua vez, alegou que a história era extremamente importante para a construção da consciência. A partir do momento, e então somente, que pudermos entender sobre como a subjetividade foi desenvolvida ao longo dos tempos, é que poderemos entender o que e por que somos o que somos hoje.
Por que Hegel afirma que a razão é histórica?
Na perspectiva de Hegel, a razão é um processo e resultado de um percurso histórico ou temporal que ela própria realiza. Desse modo, os conflitos históricos são constituídos pela busca da razão em conhecer-se a si mesma.
O que era a concepção da racionalidade humana eterno devir para Hegel?
O conceito do devir em Hegel constitui a síntese dialética do ser e do não ser, pois tudo o que existe é contraditório estando então sujeito a desaparecer. Tal como Heráclito, Hegel viu a oposição e o conflito como essenciais ao devir.
Quais são as três etapas do método dialético de Hegel?
O sistema de Hegel começa criticando o subjetivismo de Kant e propõe um estudo de idéias pela abordagem dialética da realidade, que compreende três fases: tese, antítese e síntese, senão vejamos: I – Lógica: Hegel propõe o estudo das idéias em si mesmas. A lógica hegeliana tem um sentido ontológico e místico.
Qual o método utilizado por Hegel?
O método hegeliano é apresentado como método do determinar, sendo que a CL, fundamentalmente e originariamente, não e outra coisa que uma teoria de determinações aprióricas do pensar, i. é, de categorias, regras e formas lógicas.
Quais as principais características da estética em filosofia?
Estética é uma área da filosofia ligada ao entendimento das formas de arte, processo de produção artístico e a ideia do "pensamento estético". ... Ou seja, um dos fundamentos dessa área filosófica é entender o mundo por meio da percepção, por meios dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Como a filosofia estética surgiu?
A Estética surge na Grécia antiga como disciplina da filosofia que estuda as formas de manifestação da beleza natural ou artística. Platão, filósofo grego, afirma que o belo é uma manifestação do bem, da perfeição e do que é verdadeiro. Posteriormente, Aristóteles faz já uma distinção entre o bem e o belo.
O que é a arte na filosofia?
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. ... Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a arte imita a natureza (mímesis), mas também, por vezes, a completa.
O que é função estética no texto literário?
3- Função estética – gerar admiração pelo belo
Quando um texto literário tem essa função como predominante, o que se percebe é que seu principal objetivo é gerar admiração do leitor devido à sua perfeição artística, ou seja, perceber e valorizar a beleza da obra.
São três as funções da estética e do design?
produtos industriais
Defende que um bom produto de design deve atender a três funções básicas: prática, estética e simbólica.
O que é estética na obra de arte?
Estética é um ramo da filosofia que corresponde, de maneira geral, ao estudo da sensibilidade e das artes. ... Observa-se que a percepção estética, diferente da percepção comum, propicia qualidades que proporcionam novos sentidos e atmosferas, novas formas de ver, pensar ou sentir, para além do que está constituído.
Qual o objeto do estudo de estética e cosmética?
Estética e Cosmética é um ramo da área de saúde que se preocupa em oferecer saúde e bem-estar aos pacientes por meio de tratamentos corporais, faciais e capilares. O profissional formado em Estética e Cosmética lida diariamente com a autoestima das pessoas.
Qual é o salário de um médico intensivista?
O que são contas redutoras na contabilidade?