O que é o território de um país?

Perguntado por: Júlia Melo Antunes  |  Última atualização: 8. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Território: o território é um recorte espacial definido e delimitado por meio da análise das relações de poder. Ele pode estar atrelado a um Estado, como no caso de um país, ou ainda a um determinado grupo social, sendo em geral marcado pelo estabelecimento de fronteiras, que podem ser fixas ou fluidas.

O que é um território de um país?

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.

Como se define um território?

O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.

Qual a diferença entre Estados e territórios?

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território.

Qual é a diferença entre espaço e território?

O território é formado pelas formas nas paisagens mais a vida que os anima, formando um sistema complexo que evolui constantemente; enquanto que, o espaço geográfico é construído socialmente por um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de ações, sendo, ainda, a categoria de análise geográfica.

Estado, país, nação, governo, território e povo/animação

29 questões relacionadas encontradas

Porque falamos em território brasileiro ao invés de espaço brasileiro?

Portanto, quando falamos, por exemplo, em “território brasileiro”, não estamos falando do Brasil propriamente dito, mas do seu espaço delimitado correspondente, delimitação essa exercida por meio de um domínio que é reconhecido internacionalmente, o qual chamamos de soberania.

Quais os elementos que compõem o território de um país?

Resposta: A terra, o espaço aéreo, os rios, os lagos e as águas territoriais.

Quantos estados e territórios existem no Brasil?

O Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal.

Quais estados já foram chamados de territórios?

A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.

Qual é a diferença entre fronteiras e limites?

O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.

O que são territórios e fronteiras?

Na Constituição Federal, a fronteira é a delimitação do Estado Nacional, ou seja, espaço de atuação e jurisprudência do Brasil, compreendendo o território como área de apropriação e dominação, definido por fronteiras historicamente estabelecidas.

É possível que exista a nação sem Estado explique?

E aduz: a Nação pode perfeitamente existir sem o Estado, pois são realidades completamente distintas. E, por serem realidades distintas, há a possibilidade de várias Nações reunirem-se em um só Estado, assim como uma única Nação pode dividir-se em vários Estados.

Qual é a diferença entre território e país?

Um Território refere-se a uma área geográfica definida sob a jurisdição de uma entidade política maior. Ele pode existir como uma divisão administrativa separada dentro de um país ou região controlada por uma potência estrangeira. Os territórios estão sujeitos ao governo e às leis do país ou entidade política externa.

Por que o Brasil é considerado um Estado?

O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

Qual é a relação entre território e soberania?

O território estabelece a delimitação da ação soberana do Estado, conforme ensina Dalmo Dallari, “dentro dos limites territoriais a ordem jurídica do Estado é a mais eficaz, por ser a única dotada de soberania”.

Quais os 3 territórios do Brasil?

Atualmente o Brasil não tem nenhum território federal pois com a Constituição Cidadã de 1988 foram abolidos os últimos três existente: Roraima e Amapá tornaram-se unidades da federação, assim como Rondônia que se tornou um Estado em 1982, e Fernando de Noronha passou a integrar o estado de Pernambuco.

Quais são os 5 territórios do Brasil?

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

O que é considerado território brasileiro?

Juridicamente, território nacional é a área que compreende todo o espaço, terrestre, fluvial, marítimo (12 milhas) e aéreo (coluna atmosférica), onde o Estado brasileiro é soberano.

Qual a diferença entre Território Federal e estado?

Apesar dos Territórios Federais integrarem a União, eles não podem ser considerados entes da federação, logo não fazem parte da organização político-administrativa, não dispõem de autonomia política e não integram o Estado Federal. São meras descentralizações administrativo-territoriais pertencentes à União.

Qual o maior estado do Brasil em território?

Você sabia que o maior estado do Brasil é o Amazonas? Sua extensão territorial (1.559.146,876 km²) supera os territórios das regiões Sul e Sudeste. O menor município do Brasil é Santa Cruz de Minas, no estado de Minas Gerais, com extensão territorial de 3,565 km².

Qual foi o último territorial do Brasil?

No sentido norte-sul, o Brasil possui uma distância de 4.394 km entre o Monte Caburaí – ponto localizado no estado de Roraima e posicionado no extremo norte do país – e o Arroio Chuí, esse último posicionado no extremo sul, no Rio Grande do Sul.

Por que o Brasil tem este nome?

O Brasil é chamado de território brasileiro porque a nação apresenta dimensões territoriais expressivas. O Brasil é o quinto maior país do mundo, e assim, trata-se de uma região abrangente.

Como se forma o território?

O território é produzido espaço-temporalmente pelas relações de poder engendradas por um determinado grupo social (...) pode ser temporário ou permanente e se efetiva em diferentes escalas, portanto, não apenas naquela convencionalmente conhecida como o “território nacional” sob a gestão do Estado Nação.

Artigo anterior
Quais eram as populações que habitavam a Amazônia antes da chegada dos europeus?
Artigo seguinte
Quais elementos são números irracionais?