O que ocorre em caso de penhoras sucessivas sobre o mesmo bem?
Perguntado por: Filipa Leonor de Fernandes | Última atualização: 24. März 2022Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)
908, § 2º, CPC). 3ª regra: sucessivas penhoras sobre o mesmo objeto não afetam o direito de preferência dos que anteriormente já obtiveram a constrição judicial (art. 797, par. ... Nestes termos, preserva-se o direito de preferência do credor quirografário que diligenciou a primeira penhora sobre o bem.
Pode haver várias penhoras sobre o mesmo bem?
POSSIBILIDADE. A pluralidade de penhoras sobre o mesmo imóvel é possível,conforme art. 797 , parágrafo único , do CPC , resguardada a preferência de cada credor, na forma do art. 908 do mesmo diploma legal.
É possível penhorar um bem já penhorado?
POSSIBILIDADE. Embora a constrição judicial deva recair sobre os bens livres e desembargados do devedor, a penhora de bens da empresa pode ser feita sobre bens já penhorados ou tornados indisponíveis pela Justiça, pois, nos termos do art.
É possível recair mais de uma penhora sobre o mesmo bem a não uma vez que a penhora e ato processual único e exclusivo do credor hipotecário?
Alternativa(E) Comentários: E) Exercício 10: É possível recair mais de uma penhora sobre o mesmo bem ? A) Não, uma vez que a penhora é ato processual único e exclusivo do credor hipotecário. B) Sim, cada exequente conservará o seu título de preferência de acordo com a ordem estabelecida no Código Civil.
O que acontece se vender um bem penhorado?
Pessoa com dívida trabalhista que tem seu imóvel penhorado e que vende ou se desfaz do imóvel deve ter a prisão civil decretada, por ser depositário infiel. A decisão por maioria é da 1ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas, São Paulo).
Penhora de bem determinado x Penhora livre de bens
Pode ser vendido um imóvel penhorado?
Resposta: Sim, como regra é possível o registro da compra e venda do imóvel gravado com penhora, desde que conste na escritura pública expressamente que o comprador tem conhecimento de tal ônus, mostrando, assim, ciência de que a obrigação decorrente da citada penhora pode avançar para o bem por ele adquirido.
Como tirar um bem da penhora?
De acordo com o parágrafo único do art. 848 do Código de Processo Civil “A penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de trinta por cento.”
Quando recair mais de uma penhora sobre os mesmos bens prevalecerá a mais antiga vedada a multiplicidade de penhoras na hipótese?
recaindo mais de uma penhora sobre os mesmos bens, prevalecerá a mais antiga, vedada a multiplicidade de gravames na hipótese. quando esta puder ser promovida por vários meios, cabe ao credor a escolha, pois a demanda é instaurada em seu benefício.
Em quais situações será possível a substituição da penhora?
A penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de trinta por cento.
Quanto tempo demora a penhora de bens?
Vai depender do andamento do processo, mas se já estiver em execução pode levar até 1 ano. Caso ainda não, pode levar mais tempo, até 3 anos.
Quando o bem penhorado é maior que a dívida?
Caso o devedor tenha um bem penhorado, ele pode tentar renegociar a dívida antes de perder a posse e a propriedade do bem. ... Se o valor for maior, o excedente deverá ser entregue ao devedor.
Como funciona penhora de bens por dívida?
A penhora de bens é um recurso legal usado para garantir que a dívida contraída será paga pelo devedor. Caso você deva a alguém e não quite a dívida, poderá ser acionado judicialmente e ter os bens penhorados. Isso significa que o bem fica retido como garantia pelo valor que se deve.
Como funciona a penhora de bens pela Justiça?
Como funciona a penhora? Para que os bens sejam penhorados, o credor precisa entrar com ação na Justiça e, se o juiz aceitar o pedido, o devedor é acionado para que quite a dívida dentro de um prazo estabelecido. ... O valor arrecadado vai para uma conta judicial e é liberada para o credor.
Qual penhora Prevalece?
INEXISTÊNCIA DE NULIDADE. Não há, no ordenamento jurídico, vedação a mais de uma penhora sobre o mesmo bem, pelo contrário. O que deve ser respeitado é a regra sobre intercorrência da penhora, na qual tem preferência a primeira penhora ( parágrafo único do art. 797 do CPC ).
É possível a penhora de dois ou mais bens no mesmo auto assim como é possível várias penhoras em autos de penhora individuais?
Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia. Parágrafo único. Havendo mais de uma penhora, serão lavrados autos individuais.
Qual é a ordem de preferência para a penhora?
A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem: I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira; O Novo CPC tirou a ideia de que a penhora em dinheiro é onerosa, empurrando outros bens na frente para serem penhorados como era no CPC/73.
É possível modificar a penhora?
A penhora, aliás, poderá ser modificada ou renovada. Via de regra, quando é realizada a penhora sobre o bem do executado, é sobre esse mesmo bem que recairão todos os atos executivos até a fase final.
Em quais situações pode ser realizada uma segunda penhora dentro de um processo de execução?
Por exemplo, se o valor do bem oferecido para substituição não for suficiente para adimplir integralmente o débito, ou se a primeira penhora for anulada em razão de vícios, bem como houver desistência do credor em relação aos bens penhorados, haverá segunda penhora.
É viável a substituição do bem objeto de penhora a pedido do devedor?
847 do CPC autoriza a substituição do bem penhorado, desde que o executado comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente, regra esta que recebe uma carga de subjetividade, a partir da interpretação das expressões “menos onerosa” e “não trará prejuízo”.
Quais os casos de nulidade da execução?
- o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível;
- o executado não for regularmente citado;
- for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.
Quando é nula a execução?
- É nula a execução se: I - o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível; II - o executado não for regularmente citado; III - for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.
O que diz o artigo 829?
O Código de Processo Civil estabelece em seu artigo 829 que o devedor ao ser citado tem o prazo de 3 dias para pagar o débito: ... O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação”.
Como recorrer da penhora de bens?
I - O recurso cabível contra decisão judicial que determina penhora de bens (interlocutória), seria o Agravo de Instrumento. II - Uníssona jurisprudência firmada no sentido da inviabilidade da utilização do mandado de segurança como substituto recursal. III - Aplicação da Lei n.º 1.533 /51, art. 5º , inc.
Quem paga o cancelamento da penhora?
Segundo o voto do Desembargador, “a lei é omissa quanto à obrigação de cancelar a penhora junto ao Registro de Imóveis. O fato de estar o credor autorizado a fazer o registro da penhora, na forma do art.
Quando cabe impugnação a penhora?
Impugnação à penhora: embargos
Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.
O que pode ser considerado como pobre?
O que o neto do meu avô e meu?