Qual a pena mínima para homicídio qualificado?

Perguntado por: Edgar Leonardo Campos  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

Enquanto a pena para o homicídio simples é a reclusão de seis a vinte anos, a pena para o homicídio qualificado, por outro lado, varia entre 12 e 30 anos.

Qual é a pena para homicídio qualificado?

Segundo a proposta, matar alguém, que atualmente tem pena prevista de seis a 20 anos de reclusão, passa a ter pena de reclusão de oito a 20 anos. ... O texto aprovado também inclui algumas qualificadoras ao crime de homicídio, que passa a ter pena de 12 a 30 anos.

Quando um crime é considerado qualificado?

A expressão crime qualificado ou agravado pelo resultado é usada para designar crimes em que há um tipo derivado, com pena mais grave, em razão da ocorrência de um resultado que não faz parte do tipo básico.

O que é um homicídio qualificado?

Um homicídio pode ser considerado homicídio qualificado quando é praticado em circunstâncias que revelem especial censurabilidade ou perversidade.

Qual a diferença entre homicídio simples e qualificado?

Segundo o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), o homicídio qualificado é aquele cometido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é. O homicídio simples, por mais que o adjetivo possa parecer impróprio, é o ato de matar uma pessoa em circunstâncias que não ampliem a magnitude desse ato extremo.

PC SC 2017 - Crimes Contra a Pessoa - Crime de Homicídio Qualificado

15 questões relacionadas encontradas

O que é um homicídio simples?

Homicídio simples – O crime se refere à ação de matar alguém sem agravantes cruéis (qualificadoras) ou sem domínio de violenta emoção (privilegiado). A classificação depende das condições, das intenções e dos meios utilizados pelo autor.

O que é homicídio simples exemplos?

Exemplos de homicídio simples: em meio a uma briga de rua, de bar, entre casais, ou envolvido por grande emoção, inexistindo a intenção prévia, ou premeditação do crime.

Qual a diferença entre homicídio qualificado e homicídio privilegiado?

A diferença entre o homicídio privilegiado e o qualificado é quanto à mensuração da pena. Pois, enquanto no homicídio privilegiado, somam-se ao tipo circunstâncias que fazem reduzir a pena, no homicídio qualificado, adicionam-se circunstâncias que enseja no aumento da pena.

O que é ser qualificado?

Significado de Qualificado

Pessoa qualificada, pessoa importante, competente ou bem colocada.

Quais são os tipos de homicídios?

  • Dolo.
  • Homicídio Doloso.
  • Homicídio Privilegiado.
  • Homicídio Culposo.
  • Homicídio Qualificado.
  • Motivo Torpe.
  • Causa especial de aumento de pena.
  • Direito à Vida.

O que é um crime qualificado pelo resultado?

O crime qualificado pelo resultado é aquele em que a consumação se dá com a produção do resultado que agrava especialmente a pena. É gênero do qual decorre o crime preterdoloso como espécie.

O que é figura qualificada?

As figuras qualificadas, por sua vez, estão no parágrafo segundo, o qual traz novas elementares para o tipo, dentre elas o motivo torpe e o fútil, o emprego de veneno, a impossibilidade de defesa da vítima, o feminicídio, dentre outras hipóteses.

Quantas qualificadoras um crime pode ter?

"Havendo duas qualificadoras ou mais, uma pode ser usada para qualificar o crime e a outra como agravante genérica, se cabível, ou circunstância judicial desfavorável."

Quem comete homicídio pode responder em liberdade?

Acusado de homicídio qualificado obtém direito de responder a processo em liberdade.

Qual o pior crime que se pode cometer?

Cinco crimes com penalidades mais graves do código penal
  1. 1 – Homicídio qualificado. ...
  2. 2 – Latrocínio. ...
  3. 3 – Extorsão mediante sequestro com resultado morte. ...
  4. 4 – Estupro com resultado morte. ...
  5. 5 – Estupro de vulnerável com resultado morte.

Qual a pena para quem mandar matar alguém?

Neste caso, o executor responderá por homicídio qualificado (art. 121, § 2º, I) e o mandante por homicídio simples, podendo até mesmo ser beneficiado com o privilégio do § 1º do art. 121 do CP.

O que é o profissional qualificado?

Trabalhador Qualificado – É considerado trabalhador qualificado aquele que recebeu uma formação teórica e prática numa instituição de ensino oficial e comprova conclusão de curso específico na área reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

O que é a qualificação profissional?

O que significa ter qualificação profissional? A qualificação profissional ocorre quando o indivíduo aperfeiçoa os seus conhecimentos profissionais. É toda a bagagem que ele carrega das experiências no trabalho e nos cursos que participa. A graduação é um bom exemplo disso.

O que substitui a palavra qualificado?

34 sinônimos de qualificado para 4 sentidos da palavra qualificado: Que tem uma qualificação especial: 1 competente, capaz, hábil, apto, capacitado, especializado, experto, habilitado, instruído, preparado.

O que é homicídio qualificado privilegiado?

O homicídio privilegiado está caracterizado como um caso de diminuição da pena: Art. 121 (CP). § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

O que é crime simples privilegiado e qualificado?

CRIMES SIMPLES, PRIVILEGIADOS E QUALIFICADOS

É a figura típica simples, que contém os elementos específicos do delito”. Mirabete ainda completa essa definição ressaltando que em seu conteúdo subjetivo não há “circunstância que aumente ou diminua sua gravidade”.

É possível o crime de homicídio será qualificado privilegiado?

Sim! Mas, é indispensável que as qualificadoras sejam de natureza OBJETIVA. Vale lembrar que as privilegiadoras são todas subjetivas, posto que se relacionam com o motivo do crime ou com o estado anímico do agente.

Quais são os homicídios simples?

O homicídio simples é o ato de matar outra pessoa de forma dolosa, ou seja, com a intenção de cometer o crime.

Quais são os crimes simples?

Crime simples é aquele que contém as elementares do delito em sua figura fundamental. Podemos citar como exemplos o crime de homicídio simples, cuja descrição é "matar alguém" (art. 121, "caput", do CP), e o furto simples (art. 155 do CP).

Quando o homicídio simples será considerado hediondo?

1º da lei 8.072/90, de modo que apenas será hediondo o homicídio simples quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

Artigo anterior
Porque o Apple Watch manda respirar?
Artigo seguinte
O que é ata notarial como meio de prova?