O que é direito superveniente?

Perguntado por: Cláudia Simões de Macedo  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

O qualificativo de superveniente, capaz de influenciar no julgamento da lide, na forma preconizada pelo art. 462, refere-se, induvidosamente, aos fatos constitutivos, modificativos ou extintivos que deverão ser levados em conta no momento da prolação da sentença.

O que é um fato superveniente?

Além deste conceito genérico, podemos afirmar ainda que fato superveniente é aquele que ocorre depois, que sobrevém que é sobreveniente. Assim, os eventos e acontecimentos influentes no resultado do processo e trazidos para os autos após a estabilização da demanda consistem em fatos supervenientes.

Como alegar fato superveniente?

O fato superveniente a ser considerado pelo julgador deve guardar pertinência com a causa de pedir e pedido constantes na petição inicial, não servindo de fundamento para alterar os limites da demanda fixados após a estabilização da relação jurídico-processual.

O que é prova documental superveniente?

A possibilidade de alegação de fato novo (ou superveniente) é há muito consagrada no ordenamento processual, tendo sua presença inicialmente mencionada, na atual legislação, no artigo 342 do Código de Processo Civil de 2015, ao indicar que é lícito ao réu, após a contestação, deduzir novas alegações quando relativas a ...

O que quer dizer causas supervenientes à sentença?

A superveniência de sentença no processo principal não conduz necessariamente à perda do objeto do agravo de instrumento. Exemplo: Um Mandado de Segurança em que o Juiz indefere a liminar e a parte agrava; o Tribunal ao julgar o agravo lhe dá provimento para garantir a liminar; advém sentença denegando a segurança.

O que é CONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE? | Aula 217

22 questões relacionadas encontradas

O que é uma prova literal?

Prova que se realiza mediante a apresentação de escrito.

O que é prova documental suplementar?

PROVA DOCUMENTAL SUPLEMENTAR. DOCUMENTOS NOVOS. ... É cediço que a prova documental suplementar pode ser produzida a qualquer tempo, desde que se trate de documentos novos, nos termos do artigo 397 do Código de Processo Civil /1973.

Quais são os tipos de provas?

Vamos lá.
  • Prova objetiva. Esse é o tipo de avaliação mais comum em concursos e geralmente é a primeira fase do concurso - pode ser também a única, se houver outras. ...
  • Prova discursiva. ...
  • Prova prática. ...
  • Prova oral. ...
  • Avaliação de Títulos. ...
  • Teste Físico - TAF. ...
  • Exames médicos e avaliação psicológica. ...
  • Curso de Formação Profissional.

Como apresentar fato novo no processo?

Quando ocorre algum fato novo (ou superveniente) no curso de uma demanda judicial, capaz de produzir efeitos diretos para a justa e adequada composição do litígio, a parte interessada deve informar sua ocorrência ao juiz ou ao Tribunal na primeira oportunidade que tiver.

Pode alegar fato novo em recurso?

A parte só pode alegar fatos novos no recurso inominado em duas hipóteses: a) se o fato é superveniente à propositura da ação, e é capaz de influir na solução da lide; e b) se a parte provar que deixou de suscitar a questão de fato anterior à constituição da demanda por motivo de força maior.

Pode alegar fato novo na apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. ... 1.014 do CPC não trata da alegação de fatos novos (supervenientes). Estes podem ser veiculados, na apelação ou outro momento, porque o art.

O que é fato superveniente em contrato administrativo?

O fato superveniente necessita ser imprevisto e extraordinário, vez que a teoria não se aplica aos casos corriqueiros do diaadia. Além desses requisitos, o fato imprevisto deve alterar a balança econômica do contrato, acarretando a um ou a ambos os contratantes onerosidade excessiva.

Qual a diferença de caso fortuito e força maior?

São fatos ou eventos imprevisíveis ou de difícil previsão, que não podem ser evitados, mas que provocam consequências ou efeitos para outras pessoas, porém, não geram responsabilidade nem direito de indenização.

O que é por motivo de força maior?

A força maior é tratada no capítulo VIII da CLT, que a define como “todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente”.

O que caracteriza um fato novo no processo?

Fato novo é aquele superveniente ao ajuizamento da ação judicial capaz de produzir efeitos diretos sobre ela. Processo Civil e Trabalhista.

O que é considerado prova nova?

Assim, 'nova' é a prova já existente, e não aquela que surgiu posteriormente”, inferindo, por conseguinte, que a prescrição do inciso sub análise não concede suporte jurídico à tese autoral de que um inquérito policial, instaurado posteriormente ao trânsito em julgado da decisão judicial contestada, poderia servir de ...

É possível ajuizar novamente ação judicial por estes mesmos fatos?

ConJur - Justiça não pode julgar o mesmo processo em duas ações.

Quais os dois tipos de prova?

A seguir, as principais modalidades de provas. As provas objetivas costumam ser de duas maneiras: múltipla escolha ou certo ou errado. São as mais comuns nos concursos e na maioria dos casos a única fase. Múltipla escolha: nesta modalidade cada questão possui quatro ou cinco alternativas e somente uma correta.

Quais os tipos de provas podem ser usados no processo?

As espécies de prova apresentadas expressamente em nossa legislação processual são o depoimento pessoal, confissão, prova documental, exibição de documento ou coisa, prova testemunhal, inspeção judicial e prova pericial.

Quais são os tipos de provas no processo penal?

Por ser de grande relevância, o Código de Processo Penal, traz em seu texto os meios de provas, são estes:
  • Prova pericial.
  • Exame de corpo de delito.
  • Documental.
  • Testemunhal.
  • Prova emprestada.

Quais os tipos de prova documental?

A prova documental é a representação física que visa corroborar o fato alegado pela parte. Quanto a autenticidade da prova documental, seja ela fotografia, desenhos, escritos fiscais ou gravações, considera-se autêntica quando, após apresentada em juízo, não houver impugnação da parte contrária (art. 411 III CPC).

O que deve fazer o juiz após a juntada de um documento pelo autor depois da petição inicial?

(1) Conforme o art. 435 do Novo CPC, é lícito que as partes apresentem novos documentos a qualquer tempo. No entanto, devem se destinar a fazer prova de fatos posteriores aos articulados nos autos ou a contrapor aos argumentos nos autos.

O que é prova documental novo CPC?

A prova documental no CPC atual vem especificada em seus artigos 405 a 441. Inicialmente a doutrina conceitua documento como qualquer coisa que possa demonstrar a existência de um fato, destinado a estabilizá-lo permanentemente e de forma idônea perante o juízo.

É exemplo de prova atípica?

Exemplos de provas atípicas; a) prova emprestada; b) declarações de terceiros; c) perícias extrajudiciais; d) comportamento das partes; e) notícias da mídia; 3. Objeções da doutrina à admissibilidade das provas atípicas; 4.

Quando o juiz ignora as provas?

Se as partes produziram as provas, mas o juiz não demonstra que as considerou em seu pronunciamento, a decisão será nula por ofensa ao contraditório e vício de fundamentação. Ou seja, o magistrado não pode julgar com base em uma determinada prova sem deixar claro o porquê de ter optado por esta e não pelas outras[23].

Artigo anterior
Como repor orexina?
Artigo seguinte
Quais as estruturas do diafragma?