Qual a função dos cristais de hidroxiapatita?
Perguntado por: Artur Soares Pinto | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)
A hidroxiapatita é o constituinte mineral natural encontrado no osso representando de 30 a 70% da massa dos ossos e dentes. A hidroxiapatita sintética possui propriedades de biocompatibilidade e osteointegração, o que a torna substituta do osso humano em implantes e próteses [8], daí o grande interesse em sua produção.
O que causa hidroxiapatita?
As bactérias que causam a deterioração aderem-se aos dentes e produzem ácido lático através do metabolismo de açúcar. O ácido lático diminui o pH na superfície dos dentes para menos de 5. Num pH inferior a 5,5, a hidroxiapatita começa a dissolver e ocorre a deterioração dos dentes.
Quem produz a hidroxiapatita?
A hidroxiapatita (HA), um dos principais fosfatos de cálcio estudados em procedimentos cirúrgicos, foi obtida a partir da técnica da aspersão de solução em chama.
Qual a propriedade é conferida aos ossos pela hidroxiapatita?
c) Qual propriedade é conferida aos ossos pela hidroxiapatita? A hidroxiapatita confere rigidez aos ossos.
Qual a estrutura da hidroxiapatita?
A hidroxiapatita (HAp) é um fosfato de cálcio de fórmula química Ca10(PO4)6(OH)2, com relação molar Ca/P 1,67. Este material possui grande importância na tecnologia de biocerâmicas, por ser o constituinte principal da fase mineral de ossos e dentes humanos.
Hidroxiapatita de cálcio. Dra Lara Sorpreso 16hrs
Quantos átomos tem a hidroxiapatita?
A célula unitária da HA é composta por 44 átomos, incluindo 10 átomos de cálcio, 6 tetraedros de PO4 e 2 grupos de OH- todos organizados em estrutura hexagonal (Cardoso, 2014).
Qual mineral é comum na hidroxiapatita?
Os esqueletos de algumas espécies marinhas também são fontes deste mineral. Alguns contêm carbonato de cálcio, porém a maioria contém fosfato de cálcio.
Qual é a importância dos canalículos no osso?
Os canalículos ósseos formam, portanto, uma complexa rede de comunicação, sendo eles responsáveis também por nutrir os osteócitos, que ficam presos na matriz, a qual não permite a difusão de substâncias.
Qual propriedade é conferida aos ossos pela parte orgânica da matriz óssea e pela parte inorgânica?
A matriz óssea é composta por uma parte orgânica(35%, representa a flexibilidade do osso), e uma parte inorgânica(65%, representa a rigidez e resistência do osso) cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando cristais de hidroxiapatita.
Quais as características componentes e funções do tecido cartilaginoso?
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamentos e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos.
Quem produz pirofosfato?
Os condrócitos são fundamentais nesse processo, pois formam vesículas pericelulares que servem como sítio para a formação de cristais e produzem pirofosfato inorgânico (PI) extracelular.
Como o cálcio faz parte da formação óssea?
O osso está constituído por uma sólida matriz orgânica, fortalecida com o depósito de sais de cálcio. O osso compacto está constituído por 30% de matriz orgânica e 70% de sais de cálcio; porém, quando recém-formado, a proporção de matriz é maior e a quantidade de sais de cálcio é menor.
Qual o nome das células do tecido ósseo?
O tecido ósseo apresenta três tipos celulares: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
Porque ocorre a calcificação?
A calcificação arterial consiste principalmente em precipitações de sal do cálcio na parede das artérias, similarmente ao que é encontrado no osso. Há diversos fatores que criam uma maior propensão a essa patologia, como idade avançada, ascendência africana, colesterol alto, tabagismo e hipertensão.
O que causa calcificação das articulações?
As calcificações intra-articulares referem-se principalmente às calcificações das cartilagens articulares (condrocalcinose), cuja principal causa é a artropatia por depósito de pirofosfato de cálcio di-hidratado (calcium pyrophosphate dihydrate - CPPD), acometendo cartilagem hialina e fibrocartilagens, como meniscos, ...
Qual a principal causa da calcificação distrófica?
A calcificação metastática é mais disseminada no organismo que a distrófica e decorre da absorção abundante de cálcio no tubo gastro-intestinal por intoxicação com vitamina D; e da mobilização excessiva de cálcio dos ossos, consequência de imobilização prolongada, de osteólise (mielomas ou metástases ósseas); e do ...
Qual a composição orgânica e inorgânica da matriz óssea?
Matriz óssea: composta com 20% de matéria orgânica, 15% de água e 65% de mineral. Parte inorgânica: tem cerca de 50% do peso da matéria orgânica. Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio. Mas se encontra também: bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.
Quais os componentes orgânicos da matriz óssea?
A matriz óssea é formada por elementos orgânicos (fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas) e elementos inorgânicos que constituem cerca de 50% do peso do matriz óssea. Os elementos inorgânicos são íons fosfato, cálcio, bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.
Qual elemento predomina na parte orgânica da matriz do tecido ósseo?
As fibras colágenas são os elementos mais abundantes da parte orgânica da matriz e associadas com hidroapatita são responsáveis pela dureza e resistência do tecido ósseo.
Qual é a importância dos canalículos?
Os canalículos onde ficavam os prolongamentos servem de comunicação entre uma lacuna e outra, e é através deles que as substâncias nutritivas e o gás oxigênio provenientes do sangue são transportados até as células ósseas. Para a comunicação dos osteócitos.
O que é uma Trabecula óssea?
Na substância óssea esponjosa, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si, espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, a semelhança do canal medular, contém medula. As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas.
Qual a função do endósteo?
As principais funções do endósteo e do periósteo são a nutrição do tecido ósseo e o fornecimento de novos osteoblastos, para o crescimento e a recuperação do osso.
Qual a massa molar da hidroxiapatita?
O odor dessa substância é bem desagradável. Sua fórmula percentual é C = 58, 77% H = 13, 81% N = 27, 40% e sua massa molar é igual a 102 g/mol.
O que favorece o aumento da hidroxiapatita?
Quando ingerimos refrigerantes ocorre o diminuição do pH do biofilme ,pois o meio fica mais ácido favorecendo o aumento da concentração de íons H equilíbrio para a direita.
O que é Fluorapatita e hidroxiapatita?
A fluorapatita é uma variante do mineral hidroxiapatita mais resistente aos ácidos e que pode também ser encontrada na natureza. Em vários países, as águas subterrâneas e superficiais são dotadas de altas concentrações de fluoreto que pode levar à fluorose endêmica.
Como calcular depreciação mensal?
Qual o final de Sete Pecados Capitais?