Quando utilizar o Jelco?

Perguntado por: José Moura  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

O cateter intravenoso jelco é um dispositivo médico básico, usado para introdução de medicação na corrente sanguínea.
...
Indicações para acesso venoso com jelco:
  1. pacientes estáveis hemodinamicamente;
  2. pacientes chocados;
  3. pacientes politraumatizados.

Quando se deve utilizar o Jelco?

Assim, os jelcos são indicados para a administração venosa de grandes volumes de medicações, substâncias irritantes que poderiam causar necroses por outra via, quando é necessária a ação imediata da droga e para infusão rápida de soluções.

Quando usar Scalp e Jelco?

O primeiro é utilizado em procedimentos cotidianos, em membros, como braço, mão e perna; enquanto o segundo é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro ou dieta parental.

Quanto tempo pode ficar com o Jelco?

Os cateteres periféricos flexíveis simples têm como recomendação o período médio de troca 72 a 96 horas, sendo que os cateteres do tipo fluoroetilenopropileno (FEP), também patenteado e conhecido como Teflon® FEP da marca Jelco® devem ser trocado a cada 72 horas e o cateter de matéria prima em copolímero poliéster ( ...

Em que situação utilizamos o cateter Agulhado?

O Cateter Agulhado deve ser utilizado para administração imediata de medicação, onde não há necessidade de se manter o acesso no paciente. Sua principal contra-indicação é de nunca usar com solução vesicante ou irritante.

Como identificar o jelco para punção venosa|Enfermagem prática

45 questões relacionadas encontradas

Quando utilizo um cateter não Agulhado e qual o tempo de permanência?

O cateter é fixado com o auxílio de fita microporosa ou curativo transparente, dispensando o uso de talas. Para o cateter confeccionado em polímero policloreto de vinila, o tempo de permanência é de até 48 horas, enquanto que o cateter confeccionado em polímero poliuretano pode permanecer por até 72 horas.

Como é realizada a punção venosa periférica com dispositivo Agulhado?

Inserir a agulha com o bisel voltado para cima, até observar o refluxo do sangue. Retirar o mandril quando puncionar com cateter sobre agulha, fazendo pressão acima da ponta do cateter com o indicador da mão não dominante. Soltar o garrote e solicitar ao cliente para abrir a mão.

Quanto tempo um paciente pode ficar com o mesmo acesso?

Esses cateteres são frequentemente substituídos a cada 3 a 4 dias para tentar prevenir a irritação da veia ou a infecção do sangue.

Quando perde acesso venoso?

As unidades pediátricas apresentam frequência alta de perdas de acesso venoso periférico por diferentes causas: infiltração e extravamento, obstrução, flebite e agitação.

Para que serve cada tipo de scalp?

Verde (21G) e Azul (23G): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue. Laranja (25G) e Cinza (27G): indicados para veias de pequeno calibre (crianças ou neonatos) e infusões de medicamentos em baixa dosagem.

Qual scalp usar?

São eles: O Bege (19G), O Verde (21G) e Azul (23G) e também o Laranja (25G) e Cinza (27G). Os Escalpes / Scalps bege, é indicado para veias de maior calibre, e para coletas de sangue, ou medicações em grande dosagem. Geralmente é utilizada em adultos, idosos e adolescentes.

Quando é indicado puncionar um acesso venoso com dispositivo intravenoso de longa permanência?

Nas situações em que o paciente necessite de hemodiálise, quimioterapia, nutrição parenteral (alimentação realizada por uma via endovenosa), antibioticoterapia prolongada, transplante de medula óssea ou plasmaférese (método usado para retirar o plasma), os cateteres de longa permanência são os utilizados.

Como saber se perdi o acesso venoso?

Verificar sempre se há sinais de sujeira e sangramentos; Avaliar se há vermelhidão, edema e se a pele na região do acesso estiver quente; Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente.

O que significa perder a veia?

A "veia difícil" é consequência das dificuldades encontradas pelos profissionais, para manter os recém-nascidos em terapia intravenosa durante a internação e deve ser considerada uma complicação do uso frequente de acessos venosos periféricos que levam ao esgotamento da rede venosa e às múltiplas punções.

Como é realizado a punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Quais dispositivos usados para punção venosa?

EPI: luvas de procedimento; • Cateter agulhado na numeração adequada com dispositivo de segurança; • Bandeja ou cuba rim; • Algodão embebido em álcool a 70%; • Garrote; • Tricotomizador (se necessário); • Venoscópio (se necessário); • Fita adesiva hipoalergênica ou filme transparente de poliuretano esterilizados; • ...

Quais dispositivos usamos para punção venosa?

Bandeja • Luvas de procedimento; • Garrote; • Algodão; • Filme transparente estéril ou curativo estéril ou esparadrapo e gaze estéril • Dispositivo de punção venosa (cateter periférico flexível ou cateter agulhado tipo borboleta); • Seringa 10 mL; • Agulha 40 x 12 mm • 01 ampola de Solução Fisiológica 0,9%; • Extensor ...

Qual a diferença do cateter Tunelizado para o não Tunelizado?

É possível distinguir os cateteres em: não tunelizado, tunelizado e com reservatório subcutâneo. Tanto os cateteres não tunelizados como os tunelizados podem ser de baixo ou de alto débito. Os cateteres não tunelizados são os mais utilizados, de fácil colocação e extração, não necessitando de cirurgia.

Qual a validade de um equipo de soro?

Equipo (macrogotas, microgotas e bomba infusora), dupla via e torneirinhas A cada 96 horas. Trocar em intervalo menor se houver sujidade visível. sujidade visível. Equipo bureta e equipos para administração intermitente de medicamentos (ex.: antibióticos, drogas vasoativas) A cada 24 horas.

São considerados cateter de curta e média duração?

O cateter intravenoso é utilizado para a cateterização periférica de curta e média permanência (até 72 horas). Um dispositivo que serve para administrar soluções e drogas em grande quantidade diretamente nas veias.

O que é salinização de acesso venoso?

É a prática de irrigação sob pressão positiva em períodos regulares dos dispositivos vasculares com solução salina.

Qual a diferença entre infiltração e extravasamento?

A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.

Quando extravasa o soro?

As causas de infiltração ou extravasamento podem estar relacionadas com o tipo de medicamento, anormalidades nos vasos sanguíneos, edema no membro puncionado e tempo de infusão do medicamento.

Para que serve cateter de longa permanência?

Dentre os cateteres de longa permanência, o mais comum é o cateter totalmente implantável, também conhecido como portocath. Eles são uma forma prática e confortável de administrar medicamentos venosos, colher amostras de sangue, infusão de dieta parenteral e transfusões.

Artigo anterior
Qual a melhor vitamina para cansaço e falta de energia?
Artigo seguinte
O que é virtualização de sistemas operacionais?