O que são documentos psicológicos?

Perguntado por: Sofia Mendes Lourenço  |  Última atualização: 19. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (43 avaliações)

Art. 4.º O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, grupo ou instituição.

Quais são os documentos psicológicos e quais sua finalidade?

O documento psicológico resulta da prestação direta de serviços psicológicos a uma pessoa, grupo ou organização. Pode ser o registro da conclusão de uma avaliação psicológica ou uma resposta a uma solicitação daqueles que estão diretamente envolvidos no processo de trabalho ou de autoridades legais.

Quais são os documentos que o psicólogo pode emitir?

Resposta: Declaração, Atestado Psicológico, Relatório Psicológico, Relatório Multiprofissional, Laudo Psicológico, Parecer Psicológico. É importante que a/o psicóloga/o consulte a Resolução CFP n.º 06/2019 na finalidade e na estrutura de cada modalidade de documento.

Como se faz documentos psicológicos?

De acordo com a Resolução CFP nº 6/2019, a confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de Avaliação ...

O que é uma declaração psicológica?

De acordo com a Resolução CFP Nº 06/2019, a declaração psicológica tem por objetivo “registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização”. Ou seja, é através dela que a(o) psicóloga(o) declara que está executando um serviço e em quais condições.

COMO FAZER DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS: LAUDO, ATESTADO, RELATÓRIO, PARECER E DECLARAÇÃO|Passo a passo

37 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre laudo e relatório psicológico?

O laudo é proveniente de uma avaliação psicológica. Enquanto o relatório é um documento derivado do atendimento psicológico e, portanto, não tem como fim apresentar um diagnóstico.

O que um parecer psicológico?

O Parecer Psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

Como guardar documentos psicológicos?

Armazenamento. Pouca gente sabe disso, mas os documentos psicológicos devem ser armazenados em locais de fácil acesso, principalmente para permitir consulta dos Conselhos Regionais de Psicologia, seja para futura orientação ou mesmo para fiscalização.

Quais são os documentos psicológicos mais utilizados no contexto da Psicologia Jurídica?

Na área jurídica estes documentos (parecer, atestado, declaração e laudo/relatório) são caracterizados como documentos psicojurídicos, aos quais sob requerimento do juiz são expedidos por um psicólogo que atuará como perito.

O que deve constar no prontuário psicológico?

Como fazer um prontuário psicológico?
  • Identificação do usuário/instituição.
  • Avaliação de demanda e definição de objetivos do trabalho.
  • Registro da evolução do trabalho, de modo a permitir o conhecimento do mesmo e seu acompanhamento, bem como os procedimentos técnico-científicos adotados.

Qual o nome do documento do psicólogo?

10 Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

Quando o psicólogo pode emitir laudo?

Em linhas gerais, a norma define que a emissão pode ser feita desde que haja um diagnóstico psicológico, devidamente comprovado, que indique necessidade do afastamento, seja para atividades de trabalho ou estudo. Ele também deve ter prazo inferior ou igual a 15 dias.

Qual o valor de um laudo psicológico?

Laudo Psicológico: R$ 250,00 em até 2x no cartão de crédito. *É necessária consulta prévia com Psicólogo. Laudo Neuropsicológico: R$ 1400,00 em até 3x no cartão de crédito.

Qual Cid O psicólogo pode usar?

O psicólogo pode utilizar os códigos da CID-10.

Qual o prazo de validade de um laudo psicológico?

A Resolução CFP 01, de 21 de janeiro de 2022 indica que a validade do conteúdo do documento psicológico (laudo psicológico, parecer técnico, atestado psicológico) técnico pericial se restrinja a um período de até 2 anos como forma de melhor qualificar e resguardar a prática profissional da(o) psicóloga(o).

Quais os itens necessários na estrutura de cada um dos documentos psicológicos?

Em sua estrutura o conteúdo pode ser em forma de itens ou texto corrido:
  • Título: “Declaração”;
  • Texto: Nome completo da pessoa atendida; Finalidade do documento; Local, dias horários e duração do acompanhamento psicológico;
  • Encerramento: Local, data de emissão, carimbo (que contenha nome completo e registro do conselho).

Quanto aos documentos realizados por um psicólogo o que é atestado psicológico?

O atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

Quanto aos documentos realizados por um psicólogo o que é declaração?

9.º Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as segui- ntes informações: I - Comparecimento da pessoa atendida e seu(sua) acompanhante; II - Acompanhamento psicológico ...

O que quer dizer a sigla CRP?

A pessoa formada em Psicologia deve entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) para realizar sua inscrição no Conselho. É possível requerer a inscrição no CRP com a certidão de colação de grau, no entanto, esse documento deverá ser substituído pelo diploma de Formação de Psicólogo no prazo de 2 anos.

Quem pode ter acesso ao prontuário psicológico do paciente?

Desta forma, o prontuário será de livre acesso à(ao) usuária(o) do serviço de psicologia. A(o) psicóloga(o) e/ou a instituição onde o serviço foi prestado configurarão como guardiãs(ões) desse documento.

Como organizar prontuários Psicologia?

Recomendamos que organize cada prontuário em um pasta, em ordem alfabética, e também que coloque etiquetas coloridas para facilitar sua identificação. É algo que demanda mais trabalho, mas, se você organizar e mantiver dessa forma, depois fica mais fácil acessar os documentos.

Qual o prazo para descartar documentos?

Essa legislação estabelece que, decorrido o prazo mínimo de 20 (vinte) anos a partir do último registro, os prontuários em suporte de papel e os digitalizados poderão ser eliminados.

Qual a diferença de laudo e parecer?

Enquanto o “parecer” é um documento que mostra apenas a opinião de um profissional da área, o “laudo” é um documento construído tecnicamente que comprova as teses e os achados de um perito.

Qual é a diferença entre parecer e relatório psicológico?

Para ficar mais simples ainda: Se você está avaliando e irá descrever os resultados dessa avaliação, você faz um laudo psicológico. Se você está fazendo um acompanhamento, uma psicoterapia ou reabilitação, o documento que você fará é o relatório.

Qual a diferença entre laudo psicológico e parecer psicológico?

O parecer psicológico. O parecer psicológico é um documento fundamentado e resumido acerca de uma questão específica ligada ao campo psicológico. É diferente, portanto, do laudo justamente porque foca numa situação muito específica, e o seu resultado pode ser conclusivo ou apenas indicativo.

Artigo anterior
Quanto custa o iphone 7 no brasil?
Artigo seguinte
Quem foi Azenate esposa de José do Egito?