O que significa um receituário?
Perguntado por: Bruno Rodrigo Domingues | Última atualização: 2. September 2024Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)
Receituário médico é o documento que oficializa a prescrição de medidas terapêuticas ao paciente, com exceção do tratamento cirúrgico. É nesse arquivo que o profissional descreve a medicação recomendada, dosagens, vias de administração, forma e tempo de uso.
O que é um receituário?
1. Livro onde se indicam as fórmulas dos medicamentos, doses aplicáveis, etc. 2. Conjunto de receitas que o médico prescreve no decurso de uma doença.
O que significa no receituário médico?
Um receituário médico é o mesmo que uma prescrição médica. Nele contém os medicamentos que devem ser administrados pelo paciente e também serve como orientação para ele. É um documento que serve para o paciente comprar os medicamentos ou fazer os exames necessários para o tratamento.
O que tem que ter no receituário?
Data, nome legível, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina; Nome e endereço da Instituição ou Consultório onde foi emitida a receita médica.
Quantos tipos de receituários existem?
Existem diferentes tipos de receitas médicas que o profissional de saúde vai entregar, a depender do tipo de medicamento prescrito, que podem ser receituário branco ou azul. Existem também receituários de cor amarela, específicos para medicamentos de uso controlado, como entorpecentes ou psicotrópicos.
Tudo que um farmacêutico precisa saber sobre receituário de emergência!
O que é um receituário simples?
Receituário médico branco simples
Existem diversos medicamentos que não necessitam de receituário médico para compra, mas que só devem ser adquiridos quando prescritos por um profissional. Nesse caso, é utilizado apenas uma receita simples, com uma via, geralmente em papel de cor branca.
Quantas substâncias podem ser prescritas por receituário?
- As substâncias constantes na Lista “C1” (outras substâncias sujeitas a controle especial) ou medicamentos que as contenham poderão ser prescritas na quantidade de, no máximo, 3 (três) substâncias diferentes dessa lista em cada receita (Portaria SVS/MS nº 344/1998, art. 57).
Como o receituário deve ser escrito?
O que diz a lei
A prescrição deve conter ainda o nome, endereço, telefone da unidade de saúde e a identificação do profissional como o número de inscrição no respectivo conselho de fiscalização, incluindo também o nome completo e o endereço do paciente, medicamento, formas de uso, dosagem, quantidade e a data.
Quem pode fazer receituário?
Conforme disposto no item 5.17.1 do Anexo da RDC 67/2007, redação dada pela RDC 87/2008, somente os profissionais legalmente habilitados, respeitando os códigos de seus respectivos conselhos profissionais, podem realizar a prescrição de medicamentos.
Como escrever um receituário?
O impresso deve conter, no cabeçalho: o nome e endereço do profissional ou da instituição onde trabalha, e o registro no conselho de medicina. Devido à determinação legal, as medicações devem ser prescritas com o nome da sua forma genérica.
Qual a diferença entre receita e receituário?
Um receituário consiste no meio pelo qual um dentista, veterinário ou médico vai indicar o tratamento e as medicações necessárias aos seus pacientes. Em uma receita, é preciso constar importantes informações, como o nome do paciente, os medicamentos, a dose e a posologia.
Pode fazer um atestado em um receituário?
O objetivo do atestado é confirmar a veracidade de um ato médico, sendo um documento de fé pública e parte integrante do atendimento que é emitido por um profissional habilitado e inscrito no Conselho Regional de Medicina - CRM. O atestado precisa ser feito em receituário próprio, sem rasuras e com letra legível.
Como saber o que o médico escreveu na Receita?
Para utilizá-lo para decifrar a letra do médico, basta fotografar a prescrição com a câmera do smartphone, selecionar a opção “Lens” no aplicativo Google e, em seguida, selecionar a opção “Texto”. O Google Lens irá então digitalizar a imagem da prescrição e converter o texto escrito à mão em texto digital legível.
Quais médicos têm a receita amarela?
A receita amarela só pode ser emitida por médicos, dentistas e veterinários. O que não significa que qualquer médico terá o talonário amarelo à disposição no consultório. É natural que algumas especialidades tenham como rotina a prescrição de fármacos entorpecentes e psicotrópicos, enquanto outras não tenham.
Qual é a validade de uma receita médica?
Receita Simples: 30 dias (a partir do dia da sua emissão) Receita Antimicrobiana: 10 dias (a partir do dia da sua emissão) Receita de Controle Especial: 30 dias (a partir do dia da sua emissão)
Precisa do CPF do médico na receita?
Notificação de Receita de controle especial em duas vias
Também existe a receita branca de controle especial em duas vias, que prescreve substâncias sujeitas a controle especial que não estejam dentro das outras categorias. É obrigatório incluir o CPF do profissional de saúde que emite a receita, e o CID do paciente.
Pode tirar xerox de receita médica?
Não. A foto ou a cópia escaneada da receita elaborada manualmente pelo médico não tem validade para medicamentos controlados.
O que fazer quando perder uma receita médica?
Sim, dá para renovar a receita médica online. A prática é permitida pelo Conselho Federal de Medicina desde 2021, quando foi aprovada a Resolução CFM 2.299/21.
Quem pode prescrever uma receita médica?
O diagnóstico e a prescrição de medicamentos são atos de competência exclusiva do médico, cirurgião-dentista e veterinário, nos casos restritos às respectivas especialidades. No âmbito da medicina, o ato do profissional médico está disciplinado na Resolução CFM nº 1.627/2001.
É obrigatório ter endereço no receituário?
Passa-se agora a responder à consulente: É obrigatório que se conste na receita o endereço físico do consultório médico.
Pode aceitar receita sem data?
EMENTA: A emissão de receita médica sem data constitui infração ao Código de Ética Médica.
Quais informações são indispensáveis em um receituário de controle especial?
i) identificação do comprador: nome completo, número do documento de identificação, endereço completo e telefone; j) identificação do fornecedor: nome e endereço completo, nome do responsável pela dispensação e data do atendimento; l) identificação da gráfica: nome, endereço e C.N.P.J.
Qual receituário é prescrito?
Para prescrição pode ser utilizado o Receituário de Controle Especial devidamente preenchido ou o Receituário Simples, desde que contenha as informações exigidas que, além das já descritas no item 1, englobam ainda o nome completo, endereço, idade e sexo do paciente, emitida em 2 (duas) vias, uma delas destinada a ...
Qual a cor da receita do Rivotril?
A receita de clonazepam deve ser do tipo B1 azul, por se tratar de um psicotrópico.
O que significa a sigla Rename?
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) — Ministério da Saúde.
Quanto tempo esperar entre um colírio e outro?
O que é não binario?