Quais são meus pronomes?

Perguntado por: Afonso Ivo de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais meus pronomes?

São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas; Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais.

Quais são Quais são os pronomes?

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Qual é pronome?

Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer. Às vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.

O que é pronome e exemplos?

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

Português - Pronomes: classificação

15 questões relacionadas encontradas

O que é pronome e para que ele serve?

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Onde é um pronome?

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é o meu pronome?

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Quais são os pronomes LGBT?

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais os pronomes substantivos?

Pronome substantivo é aquele que substitui um substantivo na sentença. Como o pronome assume para si as características do nome ao qual substitui, ele segue, dessa forma, todas as suas características. São elas: gênero - ex: ele.

Como saber meus pronomes LGBT?

Para falar com pessoas de gêneros 'não-binários', o guia recomenda o uso dos artigos 'x/ile/dile', ao invés de 'a/ela/dela' ou 'o/ele/dele'. “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte 'qual o seu nome 'verdadeiro'?.

Como saber seu pronome LGBT?

A não binariedade também levanta o debate sobre como uma linguagem neutra pode ser mais justa para essa porção que se identifica entre gêneros. A sugestão é substituir as letras "a" e "o em finais de adjetivos para "e". Já no caso de pronomes de gênero, o certo para não binários seria "ile/dile" ou "elu/delu".

Como escolher meu pronome?

A escolha do pronome que será utilizado depende do número (singular ou plural) do substantivo representado e do seu gênero (masculino ou feminino); assim como de sua pessoa verbal (primeira, segunda, terceira) e sua função gramatical.

Como se usa o pronome me?

Pronomes oblíquos átonos
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Como usar o pronome elu?

Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".

Em que no qual na qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

O que significa na qual?

Na qual. 1. É um pronome relativo. Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido...

Quando usar no e em?

Os valores das preposições

No 1º caso, a preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência. Já no 2º caso, a preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.

Em que é onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Qual a classificação de onde?

Segundo a Gramática, a palavra “onde” e “aonde” são exemplos de palavras que possuem duas classificações: a de advérbio, e a de pronome relativo.

Onde é advérbio de lugar?

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Qual a importância de usar os pronomes no texto?

É um recurso bastante usado para dar fluidez ao texto e não dizer novamente as mesma palavras. Além disso, os pronomes funcionam para determinar outros substantivos da frase. ... Os pronomes também podem criar outras relações além de posse, como a ideia de proximidade (essa, esta e aquela).

Artigo anterior
Qual a diferença de estatística descritiva e inferencial?
Artigo seguinte
Quantos metros tem meio metro?