O que devo comer para aumentar a vitamina D?

Perguntado por: Davi Martim de Azevedo  |  Última atualização: 3. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)

Lista de alimentos ricos em vitamina D
  • Óleo de fígado de bacalhau. 252 mcg.
  • Óleo de salmão. 100 mcg.
  • Salmão. 5 mcg.
  • Salmão defumado. 20 mcg.
  • Ostras cruas. 8 mcg.
  • Arenque fresco. 23,5 mcg.
  • Leite fortificado. 2,45 mcg.
  • Ovo cozido. 1,3 mcg.

Como aumentar a vitamina D rápido?

Vitamina D nos alimentos
  1. 1 colher (sopa) de óleo de fígado de bacalhau — 227% da quantidade diária recomendada.
  2. 85 g de salmão cozido — 75% da quantidade diária recomendada.
  3. 85 g de atum enlatado com água — 26% da quantidade diária recomendada.
  4. 85 g de fígado de boi cozido — 7% da quantidade diária recomendada.

Qual a melhor fruta para aumentar a vitamina D?

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.

Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

Quais as verduras ricas em vitamina D?

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. Amaioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente¹.

Qual é o alimento mais rico em vitamina D?

Alimentos com vitamina D
  • Gema de ovo: 1 unidade contém 112 UI.
  • Atum: 185 g contêm 247 UI.
  • Salmão: 120 g contêm 194 UI.
  • Bife de fígado: 100 g contêm 50 UI.
  • Fígado de galinha: 100 g contêm 80 UI.
  • Tilápia: 100 g contêm 54 UI.
  • Óleo de Fígado de Bacalhau: 13,5 g contêm 1.360 UI.
  • Óleo de Salmão: 13,5g contêm 544 UI.

8 vitaminas para AUMENTAR a circulação das pernas e pés instantaneamente!

37 questões relacionadas encontradas

Que fruta rica em vitamina D?

Um adulto saudável precisa consumir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/dia. A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

O que acontece com o corpo com a falta de vitamina D?

Sem uma quantidade suficiente de vitamina D, pode ocorrer fraqueza e dor nos músculos e nos ossos. Os bebês desenvolvem raquitismo: O crânio é macio, os ossos crescem de forma anormal, e os bebês demoram em sentar-se e engatinhar. Exames de sangue e, às vezes, radiografias, são realizados para confirmar o diagnóstico.

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina D?

São elas: Raquitismo; Osteoporose; Diabetes; Obesidade; Hipertensão arterial; Artrite reumatóide e Esclerose múltipla.

O que ajuda a absorver a vitamina D?

Especialistas e pesquisadores da vitamina D sugerem que algo em torno de 5 a 30 minutos de exposição ao sol na região do rosto, mãos, braços e pernas, sem protetor solar e particularmente entre 10h e 16h, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana, são suficientes para a correta absorção de vitamina D pelo ...

Como aumentar a vitamina D naturalmente?

Tomar sol por 15 minutos diariamente é a forma mais eficaz de se conseguir manter bons níveis de vitamina D no organismo.

Qual o melhor horário para tomar a vitamina D?

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

Quando a vitamina D é considerada baixa?

A deficiência da vitamina é considerada quando a pessoa apresenta valores menores que 10 ng/mL; insuficiente entre 10 e 30 ng/mL; suficiente entre 30 e 60 ng/mL e tóxico quando os valores estão acima de 100 ng/mL.

Qual a parte do corpo que mais absorve vitamina D?

Por onde o corpo absorve a vitamina D? Grande parte da vitamina D presente no corpo é absorvida pela pele. Isso acontece quando ela entra em contato com os raios solares ultravioletas B (UVB)1. Nas camadas no maior órgão do corpo humano, encontram-se substâncias sensíveis à luz chamadas de 7-dehidrocolesterol.

Quanto tempo é necessário ficar no sol para vitamina D?

No entanto, alguns critérios podem ser considerados universais. Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.

Qual a forma correta de tomar sol para vitamina D?

Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Quais são os sintomas da falta de vitamina no corpo?

Quais são os possíveis sintomas da falta de vitamina?
  • cansaço;
  • fraqueza muscular;
  • anemia;
  • problemas de visão;
  • dores de cabeça;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • queda na qualidade do sono.

Porque a falta de vitamina D engorda?

Sim, a falta de vitamina D pode estar ligada ao aumento de peso. A deficiência de vitamina D afeta a produção de insulina, o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose no sangue e pelo transporte de glicose para as células. Uma queda brusca nos níveis de glicose pode estimular o aumento do apetite.

O que a falta de vitamina D pode causar no cabelo?

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

Quem toma suplemento de vitamina D precisa tomar sol?

"É uma ideia errada a de que você precisa tomar sol mesmo ingerindo a vitamina. O que o sol faz é produzir na nossa pele a vitamina D. Se você está ingerindo pelo alimento ou pelo suplemento, não precisa tomar sol", explica Lazaretti-Castro.

É melhor tomar vitamina D todo dia ou uma vez por semana?

A posologia sugerida é de 1 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.

O que acontece quando a vitamina D está abaixo de 20?

Dores musculares e nos ossos

Ainda, os baixos níveis de vitamina D levam a dores e fragilidade óssea, uma vez que esse nutriente é imprescindível para a absorção de cálcio pelo organismo.

Qual a diferença entre a Vitamina D3 e a vitamina D?

Por exemplo, enquanto a Vitamina D3 é produzida pelo próprio organismo, em contato com a luz solar, podendo também ser encontrada em alguns alimentos de origem animal e vegetal, a Vitamina D pode ser encontrada apenas em alimentos de origem animal e suplementos.

Quais os efeitos colaterais da vitamina D3 50.000 UI?

Reações de hipersensibilidade podem ocorrer e as manifestações clínicas são semelhantes aos quadros alérgicos. O excesso de vitamina D, decorrente da ingestão ou administração de quantidades excessivas, pode causar retenção de fezes, gases, fraqueza muscular, vômitos, irritabilidade, desidratação e perda de apetite.

Como repor vitamina D em casa?

Como aumentar a ingestão de vitamina D? Os raios solares são a melhor e mais fácil fórmula para absorção de vitamina D. O tempo médio de exposição ao sol para pessoas de pele clara é de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.

Faz mal tomar vitamina D3 todos os dias?

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Artigo anterior
O que é endometriose da parede abdominal?
Artigo seguinte
Porque o cônjuge tem que assinar o inventário?