Qual é a principal função do caule?

Perguntado por: Eduarda Sofia Pacheco de Leal  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema.

Qual a função e importância dos caules?

O caule geralmente corresponde à porção aérea da planta, sendo o eixo onde se desenvolvem os ramos, as folhas, as flores e os frutos. As duas principais funções do caule são suporte e condução. Ao sustentar as folhas, o caule as coloca em posição favorável à absorção de luz para a realização da fotossíntese.

Quais os tipos de caules e dê exemplos?

Os caules aéreos podem ser dos seguintes tipos:
  • Tronco. Os troncos podem apresentam várias ramificações. ...
  • Haste. A couve apresenta caule do tipo haste. ...
  • Colmo. No colmo observamos facilmente os nós e entrenós. ...
  • Estipe. Palmeiras apresentam caules do tipo estipe. ...
  • Rizóforos. ...
  • Rizomas. ...
  • Tubérculos. ...
  • Bulbos.

Quais os principais tipos de caule?

Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe e colmo. O caule aéreo do tipo tronco pode ser visto em grandes árvores. Esses caules são muito desenvolvidos e geralmente são ramificados na parte superior.

Quais são os tipos de caule e seus subtipos explique brevemente cada um e dê exemplos de onde ocorrem?

Podem ser classificados em eretos, trepadores e rastejantes. Os caules eretos estão relacionados, por exemplo, com plantas de floresta que precisam competir por luminosidade. São exemplos de caules aéreos eretos o tronco, o estipe, a haste e o colmo. ... As palmeiras apresentam caule do tipo estipe.

Caule – tipos, partes, função dos caules

15 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de caules aéreos?

Caules aéreos
  • colmo, exemplos: bambu, cana-de-açúcar e milho;
  • estipe, exemplos: mamão e palmeiras;
  • haste, exemplos: rosa e soja;
  • escapo, exemplos: capim-dandá;
  • tronco, exemplos: árvores;

É exemplo de caule subterrâneo?

Os caules subterrâneos do tipo bulbo são formados pelo caule e por folhas modificadas. Geralmente são caules pequenos e com a forma redonda. Podemos encontrar esse tipo de caule na cebola, lírio, alho, açafrão, entre outros.

O que é um caule aéreo?

São aqueles que se situam acima da superfície do solo. Podem ser eretos, rastejantes, trepadores ou ainda em forma de estolão.

Quais são as características do caule?

Características do caule

O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.

Qual a importância do caule da árvore?

Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.

O que são brácteas e qual sua função?

As brácteas são folhas vistosas e atrativas que possuem como principal função atrair polinizadores. Muitas vezes essas folhas são confundidas com pétalas.

Qual é a função principal da Folha?

A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.

O que caracteriza o caule?

Significado de Caule

substantivo masculino Haste de um vegetal, que sustenta as folhas e termina por um renovo. (O colmo das gramíneas, o tronco das árvores são caules aéreos; os rizomas do íris, os tubérculos da batata são caules subterrâneos.).

Quais as características internas do caule?

As duas principais funções do caule são suporte e condução. ... Os tecidos que compõem a estrutura primária do caule são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.

Como ocorre o crescimento do caule?

Os caules são estruturas aéreas da planta que crescem perpendiculares ao solo e são responsáveis por sustentar seus órgãos e fazer a condução da seiva. Todos os caules possuem um meristema apical, também chamado de gema apical, onde ocorre intensa proliferação celular, o que promove o crescimento do caule.

Quais os 3 tipos de caules?

Existem diversos tipos de caule:
  • Aéreos. Forma mais conhecida do caule, os aéreos são aqueles que aparecem na superfície. ...
  • Subterrâneos. São aqueles que se desenvolvem abaixo do solo. ...
  • Aquáticos. São aqueles que se desenvolvem dentro da água, como a vitória-régia e o aguapé. ...
  • Caule de brócolis. ...
  • Palmito. ...
  • Aspargo. ...
  • Talo da couve.

O que é um caule Sarmentoso?

Sarmentoso: caule que se fixa e agarra em estruturas durante seu desenvolvimento, para adquirir suporte para seu crescimento. Possuem estruturas especializadas em fixação e suporte, chamadas de gavinhas, que são semelhantes a fios encaracolados.

O que é um caule trepador?

Os caules chamados de trepadores ou volúveis são estruturas finas e longas que crescem enroladas nos mais variados tipos de suporte, como chuchu, jasmins e heras. ... Os caules classificados como eretos são aqueles que crescem perpendicularmente ao chão. Os troncos são um tipo de caule aéreo.

Qual é o tipo de caule da mandioca?

A mandioca é uma espécie arbustiva, lenhosa e perene, a qual pode atingir até cinco metros de altura. Apresenta folhas simples, constituídas por lâmina e pecíolo, com número de lóbulos variável e coloração púrpura a verde-escuro. O caule pode ser ereto e pode ou não apresentar ramificações.

Quais os tipos de caule das angiospermas?

Os principais tipos de caules aéreos das angiospermas são: tronco lenhoso (árvores), haste (herbáceas), estipe (palmeiras), colmo (bambu) e suculento (cactos).

Qual é o tipo de caule do Coqueiro?

O caule do coqueiro é do tipo estipe, não ramificado, com uma única gema apical (Figura 1). Raramente ocorrem coqueiros com ramificações do caule, sendo esse fato considerado uma anomalia.

Qual o tipo de caule do Boldo?

Com caule flexível e grandes folhas verdes aveludadas, o boldo apresenta variedades, com crescimento acentuado.

Quais os tipos de caules das monocotiledôneas?

Seus feixes vasiculares são dispostos aleatoriamente. Outra característica do caule das monocotiledôneas é que o crescimento de galhos é raro. Para compreender como é o caule das planta monocotiledôneas, observe como exemplo os coqueiros e as palmeiras.

O que significa caule da planta?

Herbáceos: caules tenros, geralmente clorofilados, flexíveis, não lignificados, característico das ervas. Exemplo: moréia (Dietes bicolor - Iridaceae). Sublenhosos: caules lignificados apenas na região basal, mais velha, junto às raízes e tenros no ápice.

Qual a morfologia básica do caule?

O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.

Artigo anterior
Quanto tempo um corpo demora para se decompor no caixão?
Artigo seguinte
Qual será a população da China em 2030?