Como funciona a regulação da secreção de saliva?

Perguntado por: Lisandro Anjos Rodrigues  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

A mastigação de alimentos estimula a secreção de saliva pelas glândulas principais, provocando um aumento do fluxo salivar e da concentração de amilase. O fluxo de água aumenta e a concentração de amilase elevada facilitam o clearence de restos alimentares e a digestão, respectivamente.

Como ocorre o controle da secreção pancreática?

O parassimpático vai atuar no estômago e vai estimular as enzimas pancreáticas e o bicarbonato, o sistema nervoso também irá estimular a gastrina e, através da secretina, a água e o bicarbonato, no duodeno. ... O sistema nervoso parassimpático potencia os anteriores e aumenta a secreção do suco pancreático.

Como ocorre o controle da secreção gástrica?

A secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago.

Como funciona a saliva?

Sua principal missão é manter toda a cavidade bucal lubrificada. E quem garante sua textura viscosa é a mucina. É esse ingrediente que faz a saliva grudar em dentes, língua, gengiva… A gosma que brota das glândulas remove o excesso de bactérias e outros micro-organismos, o que evita a formação de cáries.

Como ocorre o processo de formação da saliva?

A produção da saliva é realizada pelas glândulas salivares. ... A enzima que se encarrega dessa primeira fase de produção de saliva é denominada de Ptialina ou Amilase Salivar. Sua função é transformar o amido em glicose, preparando a alimento para a digestão.

SECREÇÃO SALIVAR (FISIOLOGIA DA SALIVAÇÃO) - FISIOLOGIA HUMANA (FISIOLOGIA DE GUYTON)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que estimulam a produção de saliva?

QUAIS OS FATORES QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE SALIVA? A secreção salivar é estimulada por fatores térmicos, mecânicos ou químicos. Ela é estimulada também pela sensação gustativa agradável produzida pelos alimentos , porém as substâncias de sabor desagradável, como ácidos e álcalis, também causam aumento de secreção.

Como para de saliva?

Como lidar com hipersalivação

Evitar alimentos e bebidas que podem estimular produção de saliva, por exemplo, pode ajudar. Os desencadeares da salivação excessiva podem variar de pessoa para pessoa; frutas cítricas e álcool em geral podem diminuir a produção de saliva.

Como a saliva age nos alimentos?

A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.

O que é responsável pela saliva?

As glândulas salivares são exócrinas e responsáveis por produzir a saliva, uma secreção que atua no processo de digestão e na garantia da saúde bucal. As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva que é lançada em nossa boca.

Qual a quantidade de saliva produzida por dia?

O volume diário de saliva varia de 600 a 1500ml1-6, sendo que a glândula submandibular contribui com 71% do volume, a parótida com 25%, a sublingual com 3% e as menores com 1%.

Quais são os as fases da regulação da secreção gástrica?

A seguir, confira um breve resumo das 3 fases da secreção gástrica e um infográfico e seus detalhes na fase gástrica.
  1. Fase cefálica. A fase cefálica começa antes mesmo que a comida chegue ao estômago e envolve a preparação do organismo para a alimentação e a digestão. ...
  2. Fase gástrica. ...
  3. Fase intestinal.

Como ocorre a produção secreção e regulação do ácido gástrico?

Ácido é secretado pelas células parietais nos dois terços proximais (corpo) do estômago. O ácido gástrico facilita a digestão criando um pH ideal para a pepsina e a lipase gástrica e estimulando a secreção de bicarbonato pelo pâncreas.

Quais as fases da secreção gástrica digestiva?

A liberação de ácido também é desencadeada pela acetilcolina e histamina. Fases intestinais - Esta fase tem duas etapas: a excitatória e a inibitória. A chegada dos alimentos ao duodeno causa a inibição do esvaziamento gástrico e da secreção de HCl. Isso desencadeia a liberação intestinal de gastrina.

Como acontece o controle endócrino da produção do suco pancreático?

O pâncreas aumenta a secreção de suco pancreático quando o quimo chega às porções superiores do intestino delgado. Ao chegar a essa região, o duodeno (porção inicial do intestino delgado) inicia a secreção de um hormônio chamado de secretina, que estimula a ação do pâncreas.

Quais são os componentes da secreção pancreática?

Contém água, enzimas (amilase pancreática, lipase pancreática, tripsinogênio, quimiotripsinogênio, pró-carboxipeptidase, pró-elastase, calicreinogênio, fosfolipase A e B), nucleotidases e grandes quantidades de íons bicarbonatos.

Quais mecanismos estão envolvidos na regulação da secreção pancreática exócrina?

Além do seu mecanismo hormonal, a atividade do pâncreas exócrino também é regulada por inervação parassimpática através do nervo vago. A secretina e a CCK trabalham juntas para induzir a secreção do suco pancreático. Ele é composto principalmente por água, com grandes quantidades de íons sódio e bicarbonato.

Qual o nome da enzima que está na saliva?

A amílase salivar é uma enzima que atua provocando a hidrólise do amido, um polissacarídeo muito abundante na alimentação, estando presente, sobretudo, em alimentos de origem vegetal, nos quais constitui a principal substância de armazenamento.

Qual a glândula que produz saliva?

As glândulas submandibulares são encontradas logo abaixo da mandíbula em ambos os lados do pescoço. Pesam cerca de 10g, produzem a maior parte da saliva (cerca de 60%). As glândulas sublinguais ficam abaixo de cada lateral da língua, dentro da cavidade oral.

Quem controla as glândulas salivares?

As glândulas salivares são estimuladas pelo sistema nervoso autônomo e pelos hormônios vasopressina e aldosterona. As glândulas mais ativas são as submandibulares e as menos ativas são as sublinguais.

Qual é a importância da saliva para a percepção dos alimentos?

A saliva, como solução líquida aquosa, tem capacidade de dissolver outras substâncias que se encontram nos alimentos. Isso facilita o contato com os quimiorreceptores das papilas gustativas, produzindo a sensação do sabor.

Qual a importância da boca no processo de digestão dos alimentos?

O processo de digestão inicia-se na boca. Nessa cavidade o alimento sofrerá a ação dos dentes, que atuam garantindo que os alimentos sejam cortados, triturados e amassados. Essa etapa da digestão é chamada de digestão mecânica, por não envolver substâncias químicas que atuam no alimento.

Qual é a função dos dentes e da saliva no processo da digestão?

O alimento é mastigado pelos dentes, e a saliva, provenientes das glândulas salivares, facilita a formação de um bolo alimentar controlável.

Como se aumenta o fluxo salivar?

Os sprays de saliva artificial podem ser usados para ajudar a umedecer a boca e aumentar o fluxo de saliva. Seu médico também pode prescrever pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Você também pode decidir simplesmente beber mais água para matar a sede decorrente da boca seca.

Quais são os principais componentes da saliva?

Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio. Além desses elementos, na saliva também estão presentes substâncias orgânicas, tais como enzimas, proteínas, glicose e ureia.

Quais são as 3 etapas da digestão?

Digestão: desdobramento do alimento em partes menores; Absorção: processo realizado pelos intestinos (delgado e grosso); Defecação: eliminação de substâncias que não foram digeridas no trato gastrointestinal.

Artigo anterior
Quais são os tipos de brita?
Artigo seguinte
Qual a origem da depilação com linha?