Quais são os tipos de Reabsorções radiculares que existem?

Perguntado por: Débora Matilde Baptista Amorim  |  Última atualização: 29. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

Quando a complicação é a reabsorção radicular, ela pode ser:
  • Reabsorção interna — inflamatória ou substitutiva (ocorre substituição da estrutura dentária por tecido mineralizado);
  • Reabsorção externa — substitutiva, inflamatória e reabsorção cervical invasiva.

O que é uma reabsorção radicular?

Um processo que acontece depois que os dentes de leite nascem é chamado de reabsorção, que é quando o organismo reabsorve o tecido que une os dentes de leite à gengiva para que eles possam cair. Entretanto, a reabsorção radicular é uma condição rara, porém grave, em adultos e pode levar à cárie e a outras complicações.

Qual o tratamento para reabsorção radicular interna?

O tratamento do canal radicular é a melhor escolha para os casos de reabsorção uma vez que remove o tecido granulação e o suprimento sanguíneo das células clásticas. O sucesso depende diagnóstico e tratamento precoce, planejamento e obturação adequados.

O que é uma Reabsorcao interna?

A reabsorção interna é uma condição inflamatória que resulta na destruição progressiva da dentina intrarradicular, podendo se localizar na porção coronária ou nos terços cervical, médio ou apical das paredes do canal.

O que é reabsorção externa?

Introdução: As reabsorções radiculares externas são processos de origem patológica, caracterizados pela perda progressiva do tecido mineralizado que compõe a estrutura do órgão dentário. O diagnóstico da reabsorção radicular externa é detectado através de exames imaginologicos.

QUAL É O TRATAMENTO PARA REABSORÇÃO RADICULAR INTERNA INFLAMATÓRIA? - QUICK TIP ENDOLOVERS

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre Reabsorcao interna e externa?

As reabsorções podem ser classificadas a partir da superfície dental afetada, em: reabsorções externas, quando iniciam na superfície radicular externa; reabsorções internas, quando iniciam nas paredes da cavidade pulpar; e reabsorções internas/externas (perfurante), quando a reabsorção se estabelece nas superfícies ...

O que é reabsorção radicular externa apical?

A reabsorção radicular externa é um processo patológico decorrente do dano ou da remoção da camada cementoblástica superficial, conjuntamente, ou não, a perda substancial da porção dentinária radicular.

O que causa reabsorção radicular interna?

Entre as complicações que podem surgir quando falamos dos nossos dentes, está a reabsorção dentária interna, que se trata da presença de um processo inflamatório, geralmente assintomático em seu estágio inicial, que pode ser provocado por vários fatores, por exemplo, restaurações profundas, pulpites (inflamação da ...

O que causa reabsorção radicular?

Existem diversas causas relacionadas ao desenvolvimento da reabsorção radicular. Um exemplo disso são os traumas aplicados nos dentes, como injúrias e luxações. Nesses casos, ocorre uma reabsorção inflamatória observável pela modificação da cor da coroa do dente.

O que é reabsorção cervical invasiva?

A reabsorção cervical invasiva é uma condição patológica caracterizada pela perda de tecido dentário na região cervical do dente, próxima à gengiva.

Qual o tratamento para reabsorção radicular externa?

O tratamento da reabsorção cervical externa consiste na remoção de toda a granulação tecido presente na região reabsorvida e no preenchimento desta região com um material que não permita a penetração de células clásticas para não lesar o tecido periodontal.

Como evitar a perda de reabsorção óssea?

Como se prevenir da perda óssea?
  1. Reforce o consumo de cálcio! ...
  2. Consuma vitamina D para garantir a boa formação e reestruturação dos ossos. ...
  3. Consuma fósforo e magnésio. ...
  4. Visite regularmente o médico para avaliar os níveis de hormônios e vitaminas em seu organismo;
  5. Evite o tabagismo;

Quem tem reabsorção radicular pode usar aparelho?

Se após essa avaliação for verificado que a doença já está estável, e que exista pelo menos 2/3 de osso sustentando sua raiz, você pode usar seu aparelho ortodôntico tranquilamente. Caso contrário é contra indicado. Em todo tratamento ortodôntico, independente da técnica, há reabsorção radicular.

Como é a reabsorção?

Basicamente, a reabsorção radicular é quando o dente perde volume na sua raiz, tornando-a mais curta. Isso acontece porque o próprio organismo reabsorve o tecido que une os dentes à gengiva. Esse é um processo natural em crianças, quando chega a hora de trocar os dentes de leite pelos permanentes.

Como tratar reabsorção óssea?

A perda óssea pode ser evitada dando ao maxilar um dente de substituição com uma raiz que possa exercer a mesma pressão ou similar aos dentes naturais. Isso é feito imediatamente após a extração, substituindo os dentes individuais por implantes dentários ou usando uma ponte ou prótese fixa suportada por implante.

O que acontece se não tirar a raiz do dente?

Haverá a proliferação de bactérias, feridas, sangramentos e o seu organismo pode até mesmo expulsá-lo de forma espontânea.

O que causa encurtamento da raiz do dente?

O encurtamento da raiz também está associado com um histórico de tratamento ortodôntico. Além disso, existem condições médicas, como os desequilíbrios do metabolismo de cálcio e fosfato e doença metastática, que encurtam as raízes dos dentes. Um exemplo é o osteossarcoma com metástase para a cavidade oral.

O que é um dente com reabsorção óssea?

A reabsorção do osso gera o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam aquele dente, porque não há nada que sustente a região afetada. Esse é um processo progressivo irreversível crônico, cumulativo e em espiral: quanto mais tempo essa situação se mantiver, pior o quadro em geral.

O que é reabsorção alveolar vertical?

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.

Porque o dente fica necrosado?

As possíveis causas para isso são: cáries extensas de evolução lenta, traumas, toque prematuro, restaurações profundas realizadas há mais tempo ou coroas unitárias executadas sem tratamento endodôntico prévio são algumas delas.

O que é uma Rizogênese incompleta?

Rizogênese incompleta refere-se a um elemento dental no qual, histologicamente, o ápice radicular não apresenta dentina apical revestida por cemento, apresentando-se radiograficamente com a extremidade da raiz aberta, podendo ser em decorrência de um trauma ou progressão cariosa (Soares e Goldberg, 2001; Pereira e ...

Qual é o nome do tratamento de canal?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.

Qual o melhor aparelho para quem tem perda óssea?

O aparelho autoligado é uma boa indicação, quando se tem esse tipo de problema.

Quem está com perda óssea dentária pode usar aparelho?

Com a idade todos temos perda óssea. O que modifica a avaliação é a saúde dos dentes remanescentes,se estão saudáveis pode usar aparelho .

O que é dilaceração radicular?

A dilaceração radicular é uma anomalia dentária de forma caracterizada por uma curvatura anormal na raiz em relação a coroa do dente, pode ser encontrada na literatura como acotovelamento dentário, fratura traumática intrafolicular, luxação traumática intrafolicular, desvio ou curva na relação linear da coroa de um ...

Artigo anterior
Qual a nota mínima para passar no Revalida?
Artigo seguinte
Como funciona intercâmbio universitário?