Quando a necessidade de crase?

Perguntado por: Íris Liliana Carvalho de Valente  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a. A existência de crase, ou seja, de uma contração, é indicada com a escrita do acento grave por cima da vogal a.

Tem crase antes de necessidade?

A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Quando a partir tem crase?

– A reunião ocorrerá a partir das 20h. – Ele estará no aeroporto a partir das 11h30. Note: Esta regra refere-se ao verbo, e não ao horário. Se a frase se tratar de uma indicação de hora exata, a crase é obrigatória: “A reunião começará às 20h” e “Ele estará no aeroporto às 11h30”.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

29 questões relacionadas encontradas

Quando não se usa crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Tem crase em a partir de?

A locução a partir de nunca é escrita com acento grave, porque não ocorre crase. À partir de está errado. A crase ocorre apenas quando há a contração do artigo definido a com a preposição a. Na locução a partir de não há artigo definido, há apenas a preposição a, não havendo assim contração que origine a crase.

Quando usar crase em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Qual a diferença entre a partir ou a partir?

Em geral, só existe crase antes de palavras no feminino. Nunca haverá crase antes de verbo. Logo, o correto é a partir. ex: Ele começa a trabalhar a partir de amanhã.

Quando a é opcional?

A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.

O que é um caso facultativo?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Quando o uso do artigo é facultativo?

a) É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b) Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.

Qual a forma correta !? Ou ?!?

será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quais são as regras da crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

Porque a partir é separado?

Além disso, não se usa crase antes de verbos e, como já foi dito, “a partir” é formado pela preposição “a” juntamente ao verbo “partir”. Portanto, lembre-se: “a partir” se escreve separado, pois indica algo que parte de um referente (data, acontecimento etc.) e não se usa crase nesta expressão.

Qual palavra pode substituir a partir?

Sinônimos de A partir
  1. A partir. Sinônimos de A partir: a começar de desde doravante de agora em diante com início em a datar de a começar.
  2. Doravante. Sinônimos de Doravante: futuro avante deagoraemdiantei doravante paraofuturo a partir de agora desde já de agora em diante a partir consequentemente por conseguinte.

Qual o correto avista ou à vista?

A forma correta é à vista. À vista é uma locução adverbial com o significado de «na presença; visível»: Pagamento à vista. Avista é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo avistar e escreve-se sem acento gráfico porque, em geral, as palavras graves não são acentuadas graficamente.

Como escrever período de datas?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Tem crase entre período?

O uso da crase em datas é um erro relativamente comum de ser encontrado. Esse estava no Bankline Itaú no dia 21/8/2010. Bancos curiosamente costumam errar com frequência as crases. Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em "Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010" não existe.

Tem crase entre data e hora?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Tem vírgula depois de a partir de?

Lembrando que depois da locução adverbial “a partir de agora”, você deve usar a vírgula.

Como se escreve a partir das 8 horas?

A forma correta é "a partir de" (sem crase) e o motivo disso é bem simples: não usamos crase diante de verbos. Portanto, não se esqueça: "a reunião começa a partir das oito horas", "vamos começar as vendas a partir da próxima semana", etc...

Como se escreve de segunda a sexta?

Na indicação do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.

Quais os casos em que não se usa o acento grave?

* Antes de pronomes de tratamento, exceto em se tratando de “dona”, “senhora” “senhorita” e “madame”. Fizemos o convite a Vossa Senhoria, portanto, o evento está confirmado.

Artigo anterior
Quais os tipos de concentração como podem ser calculadas e em quais unidades de medida podem ser expressas?
Artigo seguinte
Quais são as três fases necessárias para o planejamento da pesquisa?